2 de março de 2015

New York Toy Fair 2015

Felippe


Nesse artigo, vou descrever minhas opiniões gerais sobre o evento em diversos aspectos, desde a infra-estrutura, até o impacto desse evento no comércio nos EUA e no mundo.

Primeiramente, vou deixar claro qual é o objetivo do evento, apesar de que se você está lendo esse artigo, provavelmente, já sabe. Bem, o objetivo é muito simples: Vender brinquedos. No entanto não estou falando em vender uma figura de ação para uma criança ou uma miniatura para um colecionador, estou falando em transações milionárias entre comerciantes do atacado e varejo, desde o dono de uma lojinha de bairro que vende roupa infantil até os compradores do Walmart ou Toys R Us, com as empresas fabricantes dos brinquedos, como Alex Brands, Maisto, Lego, Hasbro, Mattel, etc

Exibidores mostram toda sua linha de produtos (ou tentam mostrar se o espaço permitir) e exibem desde produtos que já podem ser encontrados nas prateleiras até lançamentos futuros, o que acaba atraindo muito a atenção de colecionadores e fãs como nós.

O evento ocorre no Javits Center em Manhattan, Nova Iorque, mesmo centro de exposições onde ocorre a New York Comic Com. O complexo é bem localizado e possuí uma estrutura espetacular para abrigar qualquer tipo de evento em grande escala. Algo que pude observar muito claramente ao pisar no centro no primeiro dia do evento foi a quantidade de pessoas atendendo ao evento não chega nem perto da superlotação da NYCC, o que certamente o torna muito mais atraente imediatamente.

A minha maior surpresa durante o evento ocorreu logo no início da minha visita, e infelizmente foi uma surpresa negativa, mas ao mesmo tempo um aprendizado: As maiores companias presentes no evento apenas recebem imprensa e compradores com horário marcado, tal agendamento ocorre meses antes da feira. Como eu não tinha experiência nenhuma com cobertura de eventos, eu não tinha nenhum agendamento, no entanto, outros exibidores recebiam de braços abertos, tanto compradores como imprensa. Inclusive alguns se mostravam especialmente interessados em mostrar o estande para um site brasileiro.

A maioria dos estandes que visitei, eu fiz postagens separadas para cada um e podem ser encontrados aqui na Galeria dos Brinquedos com links para as fotos. Alguns outros links para fotos podem ser encontrados nesse artigo.

Por fim, eu gostaria de agradecer ao Alê Nunes por, não apenas ter sonhado com a possibilidade da Galeria dos Brinquedos cobrir um evento desse calibre, mas como também ter tornado esse sonho uma realidade e eu tive a honra e o prazer de ser instrumento na realização desse sonho. Agora tenho uma continuação desse sonho: Cobrir a New York Toy Fair 2016 ao lado do meu amigo, irmão e mestre Alê.

Abraços.

Vejam as fotos clicando nos links abaixo.
Importante: Caso não carreguem completamente, pressione Crtl + F5.

Um comentário:

  1. Parabéns, Felippe!
    Muito esclarecedor. Esta série foi muito boa.

    ResponderExcluir