10 de julho de 2014

Rambo Survival Version - Neca

Johannes Harten


John J. Rambo é um personagem criado por David Morrell para seu segundo livro, obra que o tornaria mundialmente conhecido por servir de base para o primeiro de uma série de filmes estrelados por Sylvester Stallone. A obra chamada First Blood foi publicada em 1972 e originou o filme homônimo de 1982, que teve trilha sonora inesquecível de Jerry Goldsmith. Aliás, pode-se dizer que Rambo e Rocky foram os maiores responsáveis pelo sucesso estrondoso de Stallone nos anos 80, tornando-o um dos maiores astros da época.


Apesar de baseado no livro de Morrell, Stallone retirou da história a carga de assassinatos cometidos pelo personagem e alterou o final em que na versão literária ele se suicida. No filme, Rambo mata apenas uma pessoa e por acidente, enquanto no livro a instabilidade psicológica do mesmo ocasiona cerca de 16 mortes dentre de seus perseguidores.


O mote da história de First Blood é a perseguição feita pelo arrogante xerife Teasle que provoca e expulsa Rambo da cidade. A figura da NECA refere-se às cenas de ação do filme passadas na floresta quando Rambo busca abrigo, ele providencia um "traje de sobrevivência", uma espécie de poncho, e além do boneco a cartela vem com faca, uma lança e outros acessórios.

Esta figura é direcionada aos colecionadores adultos.



A embalagem é uma cartela simples. Achei o design datado, provavelmente remetendo ao estilo da época de lançamento do filme. Mesmo assim achei o acabamento um tanto quanto tosco.
 

A escultura é caprichada. O primeiro modelo que a NECA lançou possui uma cabeça de escultura diferente dessa versão Survival. Considero essa melhor esculpida, mais fiel à face de Stallone. O resultado é bom, mas classifico como mediano.


Já o corpo é muito bem esculpido. O poncho de sobrevivência, a roupa abaixo deste - jeans, camiseta, cinto, alem dos acessórios, tais como armas, lança e walkie talkie são bem detalhados. Percebemos que houve um trabalho muito bem desenhado, desenvolvido e executado.




Acho um grande negócio adquirir uma figura como essa versão Survival, porque o boneco vem lotado de acessórios, é bem esculpido, com 25 pontos de articulação e tem um bom acabamento.

 
Escultura
 
Eu gostei da escultura de rosto, parece com o Stallone de 82 e considero melhor que a face esculpida na versão anterior, sem o poncho, mas não chega a ser 100%. De 0 a 10  avalio com um 7. É notório que o design da figura prioriza que as articulações fiquem ocultas. A roupa possui vincos, o cinto e as botas os detalhes inerentes a cada um. Nesse filme, Stallone não apresenta um corpo muito musculoso e a figura mostra esse registro.

Para algumas fotos abaixo, abri o poncho na parte lateral (corda), porém não aconselho a fazer o mesmo. Apenas procedi de tal forma para que pudesse ser vista a escultura detalhada que o boneco possui por baixo do poncho.




Pintura
 
Infelizmente o trabalho de pintura que demonstra o ferimento do braço direito apresenta estranheza. Não foi adequadamente aplicada a tinta. O poncho, a camiseta e o jeans  de Rambo demonstram o oposto, ficou muito ba a pintura realçando  os sombreamentos  pertencentes à representação da luz no  tecido, assim como a sujeira na calça, por exemplo.
 
Também achei boa a aplicação nas botas. Eu abri o poncho lateralmente, conforme mencionado acima para verificar também a pintura por baixo, porém não encontrei defeitos dignos de nota. A aplicação de tinta no rosto considero correta.


Articulação
 
São 25 pontos , distribuidos da seguinte forma:
Pescoço - ball joint  (movimentos amplos, exceto para cima por causa do cabelo)
Ombros - ball joint (movimento limitado pra cima. Giratório 360º)
Cotovelos - estilo dobradiça (giram em torno do eixo e dobram)
Pulsos - movimento giratório
Pernas - ball joint
Joelhos - dobradiça (semelhante à articulação dos cotovelos)
Tornozelos - gira 360º e limitado movimento para cima e para baixo

Acessórios
 
Rambo vem acompanhado de seis acessórios:
Mão direita sobressalente
Faca
Pistola
Rifle
Lança
Walkie talkie






Nenhum comentário:

Postar um comentário