4 de julho de 2014

Os Caça-Fantasmas - LEGO Ideas

Felippe

Para os que não sabem, LEGO Ideas é o novo nome dado ao programa LEGO Cuusoo, que permite fans enviarem suas ideias de projetos de LEGO que são submetidos a votação e análise técnica e caso seja considerado viável, a empresa LEGO o produz em escala (vide artigo sobre o LEGO Cuusoo do DeLorean).

O primeiro set lançado sob a nova roupagem é um set comemorativo dos 30 anos do filme Os Caça Fantasmas e eu terei o prazer de revisá-lo para a Galeria dos Brinquedos.


Aos fans de LEGO que acompanham os projetos do Cuusoo/Ideas devem saber que os projetos vencedores sofrem pequenas alterações em seu design. No caso do conjunto dos Caça Fantasmas, no entanto, essa alteração foi mais do que design. No projeto original do fan Brent Waller, o conjunto contava com o Ecto-1, os quatro persongens principais do filme e o quartel general dos Caça Fantasmas, entretanto, esse último item resultaria em um conjunto muito caro e a LEGO decidiu lançar apenas o carro com os quatro heróis.


Eu poderia tentar fazer uma avaliação neutra apenas considerando esse set, mas é impossível não compará-lo com o DeLorean. Como eu mencionei no meu review do DeLorean, o veículo foi um dos conjuntos de LEGO mais cansativos de construir devido a seu grande número de peças muito pequenas, o fator de ser “brincável” também não é alto pelo fato de algumas partes serem muito sensíveis, especialmente as portas e por fim, sua escala/tamanho o torna um pouco incompatível com outros veículos. Todos esses aspectos estão muito melhores no Ecto-1: Por usar peças maiores, sua construção foi bem mais suave, as peças são encaixadas de formas mais firmes, deixando o produto final mais manipulável e seu tamanho, apesar de ainda grande, permite que o veículo caiba dentro da faixa para veículos na placa de rua.


Note nessa foto acima como sobra um pouco de faixa dos dois lados do Ecto-1 enquanto o mesmo não ocorre com o DeLorean.

No caso dos dois veículos, não se consegue colocar “confortavelmente” mais do que 1 Minifig, mas isso não é surpresa nenhuma para fans de LEGO.

E por falar em Minifigs, os 4 personagens desse conjunto estão especialmente excepcionais. Alguns anos atrás a LEGO faria corpos iguais mudando apenas as cabeças, visto que eles vestem uniformes, no entanto nesse caso cada um deles tem seu crachá, pintado no peito com suas iniciais: RS (Ray Stantz), ES (Egon Spengler), PV (Peter Venkman) e WZ (Winston Zeddemore), e alguns detalhes mudam na gola. Outro detalhe que torna esse set mais bonito ainda é que monta-se um pedestal simples, mas bem apropriado para os Minifigs, especialmente se considerando que a maioria dos compradores desse conjunto são pessoas que nasceram nos anos 70 e 80 e vão usá-lo apenas para exposição.


Assim como o set do De Volta Para o Futuro, a caixa e o manual são mais bonitos e mais detalhados que dos conjuntos normais, contando um pouco da história do filme, do projeto e do fan que o construiu.

Para quem não costuma comprar/colecionar LEGO, mas gosta de Caça Fantasmas, essa é uma ótima peça. Sou suspeito pra falar pois gosto muito dos dois, mas recomendo muito esse conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário