16 de dezembro de 2003

Transfer, Kalkitos e Presto Magix!

Daniel Bruno




Lá pelos idos de 1978 (eu tinha 6 anos) foi lançado um produto diferente de todos os outros que eu já havia visto. Como colecionava quadrinhos, estava toda hora na banca de jornal (que ficava em frente do meu prédio). Um dia percebi uma publicação chamada Transfer e a minha vida mudou.

Os Transfers eram um tipo de jogo/brinquedo/passatempo extremamente divertido e barato. Constava de um cenário base (que vinha dobrado geralmente em 4 partes) e uma folha de "adesivos" transferíveis colada num pedaço de papel manteiga. Na folha, os adesivos vinham sem ordem definida e você usava simplesmente uma caneta e toda a sua imaginação para transformar aquele cenário numa tela vibrante cheia de movimento e ação. Você simplesmente puxava o papel manteiga, colocava o adesivo na posição desejada dentro da cena imaginada e rabiscava do outro lado para transferí-lo para a cena. Demais!

Sempre tive vontade de resgatar esse pedaço da minha infância, mas encontrar esse tipo de material é bem complicado. Porém, graças ao meu faro para encontrar coisas antigas em bazares e afins, já conto com 11 Transfers (chamo de Transfer por ser um nome mais genérico, mas são 11 "Transfers" dentre Transfers, Kalkitos e Presto Magix) na minha coleção. O Transfer era publicado pela Editora Abril, o Kalkitos era propriedade da Paper Mate/Gillette do Brasil e o Presto Magix é o nome original do brinquedo e era (ou ainda é se não me engano) publicado pela American Publishing Corporation.




O Transfer sobreviveu pelo menos até 1985 (data do Transfer mais recente que eu tenho). Vinha em dois tamanhos básicos: pequeno (12.5x18cm) e grande (18x24cm). Esses tamanhos são dos Transfers ainda fechados. Quando abertos tinham respectivamente 12.5x45cm e 24x72cm! O grande problema do Transfer é que não tem como saber quantos foram lançados no mercado, pois o único tipo de controle era a numeração que aparecia na última página. O Transfer de maior número que eu tenho é o de número 285, porém, esse foi publicado em 1980 e eu tenho um outro que não tem número e foi lançado em 1985... Bem frustrante.




Já o Kalkitos aparentemente só foi lançado no ano de 1978 mesmo (pelo menos todos os que eu tenho são desse ano). Assim como o Transfer, possuía dois tamanhos: Pequeno e Grande. Não tenho nenhum pequeno, mas as medidas do grande são essas: 17x24cm fechado e 24x68cm aberto. Não tinha nenhum tipo de controle numérico, porém vinha com a relação de todos os Kalkitos que haviam sido lançados durante um período de tempo na última capa. Quando lançavam outra série, vinha a nova relação e assim por diante.

Não tenho muitas informações sobre o Presto Magix, pois só possuo um, mas o bom é que ele não foi decalcado! Ainda conservo a folha de decalques e a folha de papel manteiga na cena vazia. É uma boa raridade pois trata-se de um Presto Magix de 1986. O tema é o desenho animado Centurions. Se alguém tiver interesse, é só procurar no site Ebay por "presto magix" em títulos e descrições, e vai encontrar uma boa variedade de temas.

O interessante é que em qualquer edição do Transfer, Kalkitos ou Presto Magix havia uma referência do que você ia encontrar quando abrisse o brinquedo (todos eles vinham lacrados num saco plástico transparente) na última capa. Uma reduzida reprodução do cenário e a cartela de adesivos também reproduzida para se ter uma idéia do interior. Bem pensado, pois isso só estimulava a compra dos mesmos.

Uma outra coisa interessante é que havia um lado informativo/cultural no brinquedo. Uma (às vezes duas) das páginas trazia um breve histórico relacionado ao tema do Transfer. O que acabava por estimular os pais a comprarem o brinquedo para os filhos.

Segue relação dos Kalkitos que foram lançados — pelo menos os que eu tenho acesso por já virem listados na última página dos mesmos:

- Tamanho Pequeno - O Trenzinho / Chapeuzinho Vermelho / Futebol / Assalto à Diligência / A Casa / Hipódromo / Motocross / Exploração Lunar / Os Ursinhos / Duelo de Barletta / Os Animais da Fazenda / O Gato de Botas / General Custer / Ali Babá e os 40 Ladrões / Supermercado / Escoteiros / Grand Prix / Sandokan / Barão Vermelho / Floresta Encantada / A Lâmpada de Aladim / Os Bombeiros / Alice no País das Maravilhas / Robin Hood / Gladiadores na Arena / O Porto / A Batalha da Inglaterra / Beduínos

- Tamanho Grande - Forte Álamo / Acoplamento no Espaço / Animais da Índia / A Descoberta da América / Grande Prêmio / Napoleão em Austerlitz / Parque de Diversões / O Campo Índio / A Batalha de Midway / Exploração Lunar / Motocross / Animais Pré-Históricos / O Mundo Submarino / O Duelo de Barletta / O Circo dos Três Picadeiros / Legião Estrangeira / Os Animais do Pólo / A Batalha na Floresta / Submarino Atômico / Máscaras Italianas / A Cidade do Futuro / Expedição Alpina / Ataque ao Castelo

Notem que alguns se repetem nos dois tamanhos. Não sei se essa informação bate, pois não tive nenhum acesso ao mesmo tema em tamanhos diferentes.

Os que eu tenho são os seguintes:

- Transfer - Santos-Dumont (n.1) / Assalto à Caravana (n.11) / Os Piratas (n.25) / Duelo no Saloon (n.32) / Jogos Olímpicos Walt Disney (n.285) tamanho gigante (24x36cm fechado e 48x72cm aberto) / O Corpo Humano (formato revista 16pgs, sem numeração)

- Kalkitos - Napoleão em Austerlitz / Animais Pré-Históricos / Legião Estrangeira / Submarino Atômico

- Presto Magix - Centurions Power Extreme






















4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Assim como você brinquei muito com isso! Foi um dos meus lazeres prediletos. Que ótimo rever os transes aqui! Mostrei para meu filho. Pena eu não ter guardado pelo menos um.

    ResponderExcluir
  3. Muito show, tive muitos. Aqui no RJ tinha um chamado Aplik que era da RGE com personagens Hanna Barbera, Sitio do Pica-Pau Amarelo, Marvel entre outros que a rio Gráfica publicava.

    ResponderExcluir
  4. Não tinha um chamado Transfix? Lembro da cartela dos bombeiros, cowboys, espacial. Aprender a decalcar sozinho, sem um adulto, era equivalente a mudar de fase na infância.

    ResponderExcluir