17 de dezembro de 2003

Superman - Era Moderna [ DC Direct ]

Johannes Neto


Superman foi responsável pela explosão de histórias de super-heróis na chamada Era de Ouro (Golden Age) dos quadrinhos. Com uma pioneira utilização de estereótipos e arquétipos, desde um uniforme em cores antagônicas e básicas, até uma origem apocalíptica, o personagem é a personificação do divino, um ser quase perfeito que vem a Terra salvar os homens e guiá-los à evolução completa. Quem já leu Cavaleiro das Trevas, Watchmen e Kingdom Come, sabe como isso pode ser perigoso, quando se lida com o ser humano, que é extremamente dependente de ícones e gosta de isentar-se de responsabilidades que dizem respeito a si próprio. É muito bom deixar o trabalho duro da vida com quem viaja pelas estrelas, do que arregaçar as mangas e botar "mãos à obra"!

Mas o fato é que o órfão de Krypton, vira e mexe, tem um seriado novo na mídia, uma reviravolta nos quadrinhos ou um novo item colecionável sendo lançado. Este é o motivo de sua longevidade por mais de 60 anos e junto ao Batman são os dois maiores icones da editora DC.

A DC Direct lançou uma versão Silver Age , uma no estilo Alex Toth para o box  Super-Friends, com o vilão nêmesis Lex Luthor, outra baseada nos quadrinhos de Kingdom Come, uma atual (dez/03) da nova série de bonecos da Liga da Justiça (que não tem ligação com a série animada) e a 1ª versão da Era Moderna (lançada em março de 2003), da qual trataremos agora.



Escultura

4,5 / 5

A melhor escultura para o "Homem do Amanhã" em muito tempo. Possui 6,5" e é um trabalho de Tim Bruckner, aclamado escultor que renovou seu contrato de exclusividade recentemente por mais um ano. O Superman definitivo? Só o tempo dirá. O fato é que o trabalho foi primoroso no design do corpo, no esmero em adaptar as articulações. Muitos Marvel Legends tem articulações em profusão que destoam o aspecto visual da figura, enfeiando-a e sem motivo, já que algumas são quase inúteis... neste quesito o Superman é perfeito! Todas as articulações são úteis e não estragam o conjunto visual. Porém existe um problema com essa série de Kal-El no que diz respeito a sua perna direita: talvez por causa do acondicionamento da embalagem e uma pequena falha no design, que deixou a perna direita ligeiramente maior que a esquerda, a maioria dos bonecos têm uma curvatura que pode fazer a figura cair ou ficar torta. As juntas dos tornozelos também não ajudam muito, já que com o tempo, se forem muito utilizadas, perdem a rigidez necessária para deixá-lo em pé.

A capa é de plástico semi-flexível e o caimento é perfeito. A mesma não é removível.

É inegável o trabalho primoroso. A figura é altiva, possui design moderno e realmente representa o físico perfeito para um personagem poderoso como o Super.

Pintura

5 / 5

Outro quesito inegável na DC Direct é o trabalho de pintura. Embora a qualidade tenha decaído na onda 1 da linha Kingdom Come, nesta 1ª versão de Superman o acabamento é perfeito. Podemos notar um cuidado extremo até nos olhos, onde o azul dos mesmos tem um reflexo branco da luz, conferindo um detalhismo incomum a este tipo de figuras.

A pintura do escudo não apresenta borrões e na parte de trás da capa é amarela, como nos quadrinhos.



Articulação

5 / 5

Para os padrões DC Direct o Superman é o zênite da articulação! Não é nenhum Marvel Legends, mas supera suas outras versões disponíveis. Sua cabeça move-se para os lados e para cima e para baixo (para um voo confortável?). Ele possui 21 pontos de articulação, localizados em:
  • Pescoço
  • Ombros (parcial ball jointed, movimentam-se até 45°)
  • Biceps
  • Cotovelos
  • Punhos
  • Cintura
  • Quadris
  • Coxas
  • Joelhos
  • Tornozelos

Acessórios

1 / 5

Eu não costumo comprar um boneco avaliando seus acessórios, mas neste caso do Super tenho de dizer que a base feita de material plástico barato, monocromático com o escudo do herói é ridículo! Não serve sequer para mantê-lo em pé, já que a figura por ser pesada tende a cair se as juntas do tornozelo estiverem soltas.

Sei que seria praticamente impossível, por causa do custo, mas eu curtiria uma miniatura do foguete que o trouxe a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário