15 de dezembro de 2003

DC Direct

Johannes Neto


A linha de action figures (bonecos articulados) da DC Direct foi lançada visando um público diferenciado. Distanciando-se do mercado de massa, alvo de coleções anteriores produzidas pela Kenner, Hasbro e Mattel, os bonecos de 6" da coleção DC Direct são vendidas em lojas virtuais (tais como Tower Records e Toys R Us), comic shops ou specialty stores (como Suncoast Video, Babbages e Gamestop). Apesar de uma queda de qualidade nas figuras da onda 1 de  Kingdom Come (que acarretou inúmeras reclamações por parte dos americanos), o que diferencia a DC Direct de sua concorrente mais direta, a linha Marvel Legends da Toy Biz é a pouca quantidade de articulações, o preço elevado (até para os padrões americanos), fatores compensados pela escultura (muitas vezes superior à rival) e o acabamento (principalmente pintura).

Definitivamente não é um produto de lucro rápido e tão acessível quanto um boneco dos X-Men ou Homem-Aranha, pois foi destinado ao público colecionador. Algumas vezes as figuras não passam de estátuas com alguns pontos de articulação, porém nada que estrague o prazer de um fã dos heróis DC de ver seu herói preferido reproduzido em plástico, com esmero e qualidade.

A coleção DC Direct iniciou-se em 1998 (série 1), com o lançamento dos bonecos de Alfred E. Newman (o tétrico personagem da MAD), além de Black Spy e White Spy.


De 1998 até hoje, a coleção conta com 46 séries lançadas e mais de 170 personagens, dentre heróis e vilões, incluindo versões da Golden, Silver e Modern Age dos mesmos. Alguns personagens são muito valorizados no mercado, tais como: os heróis da Sociedade da Justiça (Wildcat, Power Girl, Dr Fate, Dr Mid-nite, Golden Age Hourman, dentre outros) e alguns conjuntos em box-set, tais como Aquaman & Aqualad ou Flash & Kid Flash.




Algumas séries são muito aguardadas, tais como a linha de bonecos baseada em Hush, de Jim Lee (foto ao lado) que terá, inclusive uma versão nova do Superman, além da versão moderna da Liga da Justiça que foi lançada agora em dezembro de 2003 nos Estados Unidos e que terá a adição de personagens ansiosamente aguardados da era Satélite (quando a base da Liga era no espaço), como Homem-Elástico (Elongated Man), Adam Strange (na foto exclusiva dos protótipos), Elektron (Atom) e Nuclear (Firestorm). 


Está programado também o lançamento de uma linha baseada nos quadrinhos de Dark Knight Returns de Frank Miller.

Enfim, para quem gostou da série de bonecos da Mattel, cujo lançamento está quase simultâneo aqui no Brasil com os Estados Unidos, a safra de bonecos do Batman, seja DC Direct ou demais empresas, está sobrecarregando as prateleiras. Por incrível que pareça, há mercado consumidor para tudo isso. Mesmo com a crise (!) financeira mundial.



Para conhecer outras figuras da coleção, clique nas imagens abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário