30 de novembro de 2015

Silver Age Superman Robot - DC Direct

Johannes Harten


O clima hoje é de saudosismo pois iremos analisar uma figura lançada em maio de 2006 pela DC Direct na coleção Silver Age Superman, que teve também Lois Lane com seu uniforme de Super-Lois, Perry White, Lex Luthor, e Jimmy Olsen. Tudo começou em novembro de 2001 quando foi lançada a caixa Silver Age Superman and Lois Lane Deluxe Action Figure Set onde a namorada do homem de aço está usando suas roupas civis.

Silver-Age Superman and Lois Lane Deluxe Action Figure Set 

"Criado para auxiliar  Superman a proteger sua identidade secreta; o Superman Robô clássico está pronto para qualquer tarefa"

Precisamos analisar essa figura tendo em mente o nível de qualidade apresentado na época. A produção de action figures sofreu um grande avanço na transposição dos projetos esculpidos fisicamente como eram feitos em 2006 ou digitalmente (como é feito hoje em dia). As técnicas de fabricação, os materiais utilizados e o controle de qualidade hoje em dia são bem melhores. O consumidor também tem papel importante nessa evolução, solicitando revisões, palpitando e participando cada vez mais. Sendo assim, a figura possui certo charme, apesar dos pontos negativos apresentados. Aos fãs do Homem de Aço o apelo será um pouco maior.

Action Comics 274 - Março de 1961
Super Lois e Superman Robô

Esta edição possui a participação de um Superman Robô que teve destaque dentro do histórico de participações  desses ajudantes do Homem de Aço: Superman Robô "modelo Z".

Os Supermen Robôs foram usados nas histórias publicadas a partir dos anos 50 e participaram de um período pitoresco na vida do Homem de Aço, conforme o foi a Era de Prata. Nessa época Superman teve a necessidade de utilizar os robôs para os mais variados fins, além de ajudar a ocultar sua identidade secreta. Eles detinham uma parcela dos poderes de seu criador. No início da década de 70 foram abolidos como parte de uma reformulação na vida de Superman e só retornaram no final dos anos 90.


A embalagem é constituída por plástico e papelão, com design estilo anos 60, bem colorida. Podemos observar os personagens e uma chamada apresentando os mesmos além de imagens demonstrativas dos bonecos.


Retirando da cartela. A distribuição dentro do blister.

Clique na imagem para ampliar


A figura do Bepoo vem como bônus. Bepoo é m macaco proveniente do planeta Krypton que apareceu a primeira vem em Superboy 76 de outubro de 1959.

Superboy 76
Escultura

A matriz do corpo do Superman Robô é a mesma do Silver Age Superman. A diferença é que o escudo do peito pode ser retirado e embaixo vemos os circuitos do Superman Robô. Naquela época era raro um DC Direct possuir articulação nos biceps e no pescoço.


O corpo possui boas proporções, com design tendendo para o alongado. Achei a escultura do cinto primária, sem detalhes. O desenho da figura possui essa base minimalista. O escudo do peito  e as botas achei bem feitas. É uma figura bonita, apesar do simplismo das linhas de escultura.

Ponto negativo para ao visual da articulação do pescoço.



Definitivamente não gostei da escultura do do Bepoo. Muito feia essa figura.






Pintura

A pintura da DC Direct costuma ser boa. Mas nessa figura temos algumas poucas áreas com excesso de tinta, como no caso do punho mostrado na foto abaixo.


Os tons utilizados são vibrantes, no estilo da colorização da época.

Os olhos são bem feitos, a cor da pele é próxima do real. As transições entre as cores são bem executadas, com poucas exceções.






A figura vem com um par extra de mãos.


Articulação

Os pontos são distribuídos da seguinte forma: pescoço, ombros, bíceps, cotovelos, punhos, pernas (na altura dos quadris), joelhos e tornozelos.

A grande decepção dessa figura está na articulação do pescoço. Ao movimentar para fazer as fotos essa articulação soltou, deixando o boneco "decapitado". Para encaixá-lo foi um sacrifício. Sem contar que é uma articulação feia no campo visual.

O restante dos pontos de articulação teve boa amplitude de movimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário