14 de novembro de 2015

Soldado Prussiano Playmobil - Geobra

Alê Nunes


O soldado prussiano foi vendido no  Landesmuseum Koblenz (Alemanha) durante a Exibição em comemoração aos 40 anos de Playmobil.

Felizmente quem não pode visitar o museu teve uma segunda chance de adquirir essa bela peça, através do Playmobil Collectors Club, que a ofereceu no catálogo de vendas 2015 para os membros do clube.



O boneco é simples é muito bonito, tendo como destaques  os detalhes do capacete e bandeira.






O que foi a Prússia?

A Prússia foi uma poderosa nação européia que dominou boa parte do centro do continente no século 19. Suas raízes, porém, vêm da Idade Média, quando o país era habitado por caçadores e criadores de gado. Do século 13 em diante, a área caiu na mão de reinos germânicos, que impuseram costumes próprios e transformaram a Prússia em uma máquina de guerra. O auge dessa fera militar ocorreu em 1871, quando o ministro-presidente prussiano Otto von Bismarck liderou a unificação dos Estados de origem germânica para criar um novo país, o Império Alemão. Depois desse processo, a Prússia passou a ser um Estado dentro do Império Alemão, com uma constituição própria e relativa liberdade de decisão em relação ao governo central. Essa organização começaria a ruir com a derrota alemã na Primeira Guerra, em 1918. Na ressaca da surra, o Império Alemão tornou-se uma república - que depois ganhou o nome de Alemanha - e a Prússia perdeu território para países vizinhos. As dificuldades aumentaram na década de 30, quando Hitler chegou ao governo na Alemanha. Concentrando o poder em suas mãos, o ditador acabou com a autonomia administrativa da Prússia e meteu a Alemanha na Segunda Guerra (1939-1945). Por causa da nova derrota, os nazistas foram varridos do poder e a Alemanha passou por uma reestruturação. Na onda da reconstrução, a Prússia deu adeus ao mapa. Em 1947, o Estado foi oficialmente abolido, perdendo seu governador e sua representação parlamentar.

Um comentário:

  1. belo post ale! vendo agora ele, vacilei de não ter pedido na compra do ano. pensei que era regular , não uma edição especial.
    quem sabe ainda consigo um.
    abs

    ResponderExcluir