22 de abril de 2015

Replicando o Batmóvel Lego SDCC

Felippe


Em 2015, durante a San Diego Comic Con, a Lego vendeu uma quantidade limitada de um set exclusivo (clique aqui para ver) contendo simplesmente um minifigure do Batman, um do Robin e um Batmóvel homenageando o veículo usado pelos heróis no seriado de 66. Aos que estavam presentes no evento e conseguiram comprar diretamente no estande da Lego o preço do set foi de 39,99 dólares, preço já considerado alto visto o tamanho do set. No entanto, aos que não puderam participar do evento e comprá-lo em primeira mão, qualquer trezentos e poucos dólares resolve o problema no eBay. Como eu ainda não ganhei na loteria, consequentemente não tenho condições de gastar esse tipo de dinheiro em um set tão pequeno ultra-inflacionado, ignorei a possibilidade de ter um em casa, até o dia que o Alexandre me perguntou se eu conseguiria replicá-lo!

Bom, a minha aventura que durou mais de dois meses começou com essa pergunta simples que eu até então não havia feito a mim mesmo, então como primeiro passo decidi buscar um manual de instruções desse conjunto e analisar as peças que necessitaria. Encontrei um manual reproduzido em um software não oficial de criação de Lego e criei uma listagem das peças que necessitaria com as respectivas quantidades. Para minha total surpresa e satisfação, a grande maioria das peças pareciam relativamente comuns e eu provavelmente já tinha boa parte delas nas peças avulsas que uso pra "brincar".

Com a listagem na mão e a esperança no peito comecei a caçar as peças, começando pelas que eu tinha em casa. Nesse primeiro passo já consegui encontrar aproximadamente 1 terço do que eu precisava. Então meu próximo passo foi visitar algumas lojas da Lego que tenho acesso fácil pra tentar comprar avulsas na sessao "pick-a-brick". Nesse segundo passo não dei muita sorte, não encontrei nenhuma, e isso se deve a limitação de espaço físico que as loja possuem. No entanto, o site americano da Lego possui um "pick-a-brick" muito mais completo, e posso dizer que encontrei quase todas das demais peças com excessão de algumas poucas porem raras que representavam nem 10% do total.

Agora com uma lista bem reduzida eu passei a observar sets pequenos que possivelmente teriam algumas das pecas. Detalhe que essas mais difíceis de encontrar estavam completamente expostas no veículo, ou seja, se eu colocasse uma substituta ficaria evidente.

Na minha intensa busca por sets acabei encontrando algumas das mais difíceis em alguns sets que normalmente nunca compraria pra mim. Algumas peças em conjuntos dos licenciados Mixels do Cartoon Network que são polybags pequenos, por isso são baratos o suficiente para comprá-los sem dó de usar apenas algumas partes e despejar as demais no meu monte de peças "pra brincar". Também encontrei 4 peças muito importantes (os 4 "vidros" do veículo) em um set do Creator "3 em 1". Nesse caso eu dei muita sorte porque o conjunto estava sendo descontinuado e eu peguei os dois últimos pagando um preço muito baixo (em cada caixa vinham 2 dessas peças).

Quando me faltavam cerca de 15 peças eu decobri que no site oficial da Lego existe uma sessão na qual podemos pedir por peças faltantes ou danificadas dos sets adquiridos, no entanto havia uma opção que permitia simplesmente comprar as peças, como se quisesse incrementar construções, e nessa área, que estava meio escondida, o sistema de busca era um pouco diferente do "pick-a-brick", nele eu deveria indicar em que set estava a peça. Entao comecei a buscar as ultimas pecas em sets de todos os tamanhos até que por fim, encontrei todas menos duas. Os dois computadores do console do carro. Eu sabia que não desistiria agora, estava quase pronto.

Durante a etapa de buscar essas duas peças impressas, eu gastei várias horas espalhadas por vários dias olhando set por set desde os lançados esse ano e retroagindo ano após ano até 2007. Apenas me frustrando ao encontrar uma delas no cor branca quando (a que precisava era preta). Nesse meio de tempo, outra coisa muito boa aconteceu, eu fui investigar os Minifigs, que eu achava que eram de cores exclusivas e descobri que eu um único set, não tão grande, haviam os dois. Um conjunto da série "Juniors", que é feito pra crianças menores, e eu havia ignorado até então. Claro que eu adquiri o set, que nao era muito caro.

Após ter o conjunto 99% completo faltando apenas essas 2 pecinhas, já comecei a acreditar que teria que substituir as duas, inclusive ja tinha montado o veículo com tais substitutas, que basicamente eram computadores diferentes. Então conversei com outros colecionadores e amigos que sugeriram sites não oficiais de vendas de pecas, ou usar adesivos (que pra mim era fora de cogitação pois não gosto), ou até mesmo comprar customizada (alguns colecionadores vendem peças impressas em impressoras 3D com qualidade muito semelhante).

Até que um certo dia entre uma busca e outra eu assisti no youtube um unboxing e review do conjunto oficial, quando algo me chamou a atenção quando a camera mostrou o carro por trás: a peca de um dos computadores não era a mesma que estava no manual de instruções que eu havia baixado, entao pensei, ou eles usaram um custom pra fazer o review ou o meu manual estava de fato errado. Entao imediatamente busquei scans do manual original para verificar quais computadores estavam la. Quando encontrei, para minha total euforia, nenhum dos computadores eram os mesmos, e o mais interessante, os oficiais eram exatamente os que eu já havia colocado como substitutos. Eu estava com o set 100% perfeito já faziam alguns dias e não sabia (Veja a foto do produto final abaixo)

Agora minha primeira réplica de set descansa bem no meio da minha cristaleira e eu gastei ao todo cerca de 40~50 dolares para reproduzi-lo 100% idêntico, nada mal! Que venha o próximo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário