15 de novembro de 2004

Brinquedos de Faroeste [ Atlantic ]

Thiago Avelino

Primeiramente, a empresa Atlantic surgiu em 1970 na Itália. Suas primeiras figuras foram sobre o tema da Segunda Grande Guerra (WW2). 

Sucessivamente sobre revoluções mundiais ou temas históricos, tais como Napoleão, Gladiadores, Roma, Egípcios, Conquista do Oeste, Lênin, Hitler e muitos outros... As figuras eram produzidas tanto em escalas 1/72 como em 1/32. As figuras vinham em cor única, ou seja, não eram pintadas, assim como eram mostradas nos catálogos. A Atlantic ficou conhecida no Brasil graças à Gulliver, que comprou algumas figuras e lançou cópias junto aos Fortes Apaches e Acampamentos Apaches lançados no começo dos anos 80. Eu possuo metade destes sets, minha meta é ter todos os de faroeste, é claro, mas o problema é seu preço que é bem salgado, girando em torno de 90 Euros os conjuntos lacrados. Muitos que estão à venda no Ebay já estão abertos e usados. Os lacrados, eu compro de um cara que comprou diversas coleções da Atlantic em meados a 1976, então ele guardou para vender mais tarde. Esperto hein? Infelizmente, a Atlantic veio a falir nos anos 80 por causa de uma alta dívida no banco, afinal as crianças largaram os brinquedos para jogar vídeo game... 

Mas o tema principal deste artigo é para os amantes de brinquedos "Faroestianos", assim como eu, a primeira série lançada foi a Caça ao Búfalo ou Cáccia ao Bisonte. O conjunto continha 10 figuras, entre elas búfalos e índios caçadores. Entre as figuras, havia uma figura de um índio que a Gulliver comprou no começo dos anos 80, para vender junto ao Forte Apache.




O próximo conjunto fala sobre o lendário Búffalo Bill, Bil ou Willian F. Cody, que ficou famoso após matar 1000 búfalos. A Gulliver comprou a maioria das figuras deste set, mas as melhores não, tais como o cavalo de Búffalo Bill. O conjunto vinha com 14 figuras, entre elas um bule de café e uma fogueira. Simplesmente um brinquedo fantástico, reproduzindo a caça de Búffalo Bill aos Búfalos, com seus ajudantes.




O guerreiro Apache Geronimo é o tema do seguinte conjunto. Geronimo foi o guerreiro Chiricahua Apache que derrotou o exército inteiro do General Crook. Geronimo é simplesmente uma lenda no Oeste americano. O conjunto vinha com 12 figuras, duas delas a Gulliver também comprou.



A Cavalaria americana, esse é um dos melhores temas quando o assunto é faroeste. A Atlantic fez uma reprodução perfeita da 7a Cavalaria. Infelizmente, não possuo foto dos cavalos que compunham este conjunto, mas eram os mesmo que a Gulliver comprou. A Gulliver comprou quase que este set inteiro, com exceção do General Crook. O conjunto vinha com 12 figuras.




Davy Crockett foi outra lenda retratada pela Atlantic. Davy lutou em diversos lugares, mas ficou conhecido no Forte Álamo, em plena guerra civil. O conjunto vinha com diversos Davys, mas merece destaque o que está lutando com o urso e o Davy da canoa.



O Acampamento Apache foi o segundo melhor conjunto lançado pela Atlantic, muito lindo, reproduz fielmente um acampamento Apache. Todas as figuras são bonitas, sem exceções, mas merece destaque a do índio numa cama, não se sabe se ele está doente ou morto, e também a do índio à cavalo com aquelas macas de transporte de mortos ou feridos, reprodução fiel ao faroeste. Quando que uma pessoa chega a fazer um brinquedo deste? Eu jamais havia visto uma figura destas, até então. Mais ainda, no conjunto há a índia fazendo a comida com uma criança nas costas. Fenomenal. 

Lembrando que muitos acham que a Gulliver na década de 70 reproduziu o faroeste em brinquedos, eu acho que faltou muita coisa. O conjunto vinha com 18 peças. Na imagem do catálogo não aparece o índio com a maca.




Finalmente o meu preferido, o mais bonito conjunto lançado pela Atlantic, o Acampamento da 7a Cavalaria. Sensacional, esta é a definição breve deste set, que nos mostra como os soldados viviam em campanhas pelo Oeste. A peça mais bonita neste set é o soldado padeiro colocando pão na fornalha. Quando poderíamos imaginar que um brinquedo fosse retratar uma cena destas? Você já viu uma cena destas em brinquedos? Nunca. Sem contar a cabana e os soldados, comendo e com mapa. A definição deste set é incrível, o soldado que está sem as luvas brancas, elas estão na sua cintura. Nota-se um perfeito realismo nas curvinhas da luva pequenina no boneco. Brilhante. Temos ainda o soldado sentado comendo, um colocando água na chaleira. O conjunto vinha com 14 peças.



7 comentários:

  1. ola´Alexandre, meu nome e´Cassiano Olegário e sobre as figuras da Atlantic são fantásticas, muito embora alguns colecionadores mais antigos torçam o nariz e as chamem pejorativamente de cabeçudos. Concordo plenamente a respeito da gulliver ter pecado em não copiar os melhores sets, tenho todos, coleciono Atlantic há uns 8 anos , faltaram algumas imagens de sets, o Cowboys, o outlaws and sherifs com o conhecido enforcado na arvore, a gatling (metralhadora do velho oeste), o Oregon, enfim, tem mais coisa bacana para mostrar. Deixo meu email olegariodacosta@bol.com.br para contato com colecionadores e entusiastas da Atlantic, baita abraço, Cassiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassiano. Obrigado pela mensagem. Te mandei um email para trocarmos umas ideias. Abraço!

      Excluir
  2. Eu sou o proprietário desse artigo, fico feliz em ainda estar online. Agradeço pelo espaço. Quem tiver alguma curiosidade sobre Atlantic só me mandar um email: thehmdrummer@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago. Tudo bem?
      Se você quiser publicar mais artigos conosco, basta entrar em contato.
      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alê Nunes. Tudo ótimo e você ? sim posso publicar com todo prazer, minha coleção de Atlantic série Far West triplicou desde a data dessa publicação. Vou entrar em contato com fotos e artigos. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Buenos , meu nome e eubiratan . Concordo que as figuras São bonitas e bem detalhadas, mas quanto a representatividade tenho minhas dúvidas. Por exemplo:-) as ocas dos apaches não São iguais as tendas dos sioux ou comanches eram cavadas no chão e cobertas com folhas e ramos secos e não eram transportaveis feito as tendas de couro dos índios das planícies.
    Que eu saiba os índios norte americanos não usam calças e sim pedreiras com tanga . Podia ser pedreiras inteiras, parecendo calças, ou meia perneira parecendo botas porque eram atadas ao mocacim , os apaches e navajos dos desertos do sul gostavam mais da meia perneira , mas nem apaches navajos,sioux, comaches , black feets, iroqueses ,chaienes ou qualquer outra tribo usaria uma perneira inteira e uma meia perneira por cima como se fosse calça e bota não tem sentido.
    Outra coisa os totens do acampamento apache só eram usados por tribos do norte, acho que só no Alasca, e as cadeiras penduradas São coisa de caçadores de cabeça da oceania e talvez de alguma tribo da áfrica central, os nativos norte americanos colecionavam escalpos não cabeças.

    ResponderExcluir