8 de março de 2017

Nintendo Switch - O Melhor Video Game de todos os tempos

Felippe




Após alguns dias com o novo console da Nintendo, e tendo provado 3 de seus jogos de lançamento tanto usando uma TV como sua tela, posso dizer que estou extremamente satisfeito e já o considero o melhor console lançado ate hoje.


Quando a Nintendo promoveu seu evento em Janeiro deste ano para finalmente revelar os detalhes de seu novo video game, no início da apresentação, eles disseram que o novo console estaria absorvendo características de todos seus consoles anteriores. Pessoalmente, ao assistir isso, pensei imediatamente que seria simplesmente mais uma jogada de marketing e eu queria mesmo era ver com meus próprios olhos.

Agora com o Switch em mãos, posso confirmar que muito do que foi falado não só atendeu as expectativas, como inclusive superou em outros aspectos e detalhes que para alguns pode passar despercebidos, mas sem duvidas, esses detalhes podem ser o que diferenciam ele de tudo que já foi feito até hoje.

Então vamos aos fatos. O fato dele ser híbrido portátil e de mesa talvez não seja a maior novidade, afinal de contas, o Play Station Vita podia ser jogado na tela da TV também. A diferença entre eles e que o Vita era um portátil com a capacidade de ser jogado numa TV ao passo que o Switch foi totalmente projetado para ser otimizado como ambos. Vou traduzir isso com um exemplo bem simples: se eu viajar no tempo 5 anos atrás, colocar um Vita e um Switch nas mãos de um gamer e disser que se tratam de video games portáteis, ele acreditaria. Se eu ligar ambos na TV e disser que ambos são de mesa, ele acreditaria que somente o Switch é. E isso se deve a todos seus aspectos, não somente o hardware em si, mas todo o software e interface humana deixam claro que ele é de fato um console híbrido.

Uma situação que vinha me incomodando mais e mais com o passar das gerações era o seguinte: compro um Xbox One e Final Fantasy XV (e não me levem a mal, esse era o último jogo que estava jogando antes do Switch e adorei). Entre instalação do Xbox, configuração, baixar atualizações, instalar FFXV, etc até começar a jogar, seriam gastas umas 4 horas ao todo. Com o Switch eu instalei e estava correndo com meu personagem pelo inicio do jogo em 20 minutos ou menos.

O Nintendo Switch nos trouxe de volta os cartuchos (que na verdade não são tão diferentes de um SD ou os próprios jogos das últimas gerações de portáteis da Nintendo). Isso pode não parecer tão relevante para os leigos, no entanto, apesar dos cartuchos geralmente não possuírem a mesma capacidade de armazenamento de um disco, estes promovem um acesso imensamente mais rápido às informações. Apenas para dar uma referência: Final Fantasy XV pode levar até 1 minuto para carregar determinadas telas/áreas, enquanto Zelda demora 10 segundos ou menos.

Fato importantíssimo que muitos gamers, fanboys (e como eu gosto de chamar "Neo Nerds" - aqueles que passaram a ser nerds somente quando virou modinha) esquecem é que o video game é simplesmente a "ponte" entre você e a diversão. A diversão, nesse caso, são os jogos. Nenhum video game existe sem jogos. Muitos consoles foram lançados sem jogos relevantes, e é claro que gosto não se discute, no entanto é quase unanimidade que certos consoles foram lançados e passaram boa parte de suas "vidas" sem jogos decentes. Não quero parecer que sou contra a Microsoft (até porque tenho um Xbox One e gosto muito dele), mas os Kinectics tinham muito potencial, mas faltaram jogos bons. O Switch foi lançado junto com um novo Zelda, que queira ou não, é uma das franquias mais populares de todos os tempos no mundo dos games.

Agora, nem tudo é perfeito. O fato de considerar o Switch o melhor console, não quer dizer que ele é perfeito em todos seus aspectos. Entre as coisas mais óbvias que fans poderiam pedir, tais como bateria mais longa (quando se usa como portátil), preço mais baixo, jogo incluído, etc eu gostaria de destacar um item que ouvi em muitos lugares criticas positivas e eu não tive a mesma experiência. Estou me referindo aos Joycons: Enquanto eles funcionam perfeitamente quando acoplados na tela, no suporte que os transforma em um controller ou mesmo em duas mãos separadas, quando usados de lado para serem jogados multiplayer eles são relativamente desconfortáveis, e isso se deve tanto ao tamanho, quanto o formato. Felizmente, outras opções de controles podem ser usadas para possibilitar o multiplayer, mas algum investimento deve ser feito. Eu adquiri o Pro-controller, que possui sua bateria independente, formato mais tradicional e anatômico e pode ser carregado numa porta USB.

Conclusão, hoje, poucos dias após seu lançamento, o Nintendo Switch é o melhor console, por ser híbrido, ter um desempenho de acesso a memória superior e sendo lançado com um ótimo jogo. Agora cabe a Nintendo mante-lo vivo ao longo dos próximos anos garantindo que ele tenha ótimos jogos e não fique por muitos meses sem um lançamento significante (como o Wii U ficou). As expectativas são grandes, existe um novo Mario, Skyrim, Ultra Street Fighter II, Mario Kart e muito mais no horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário