21 de outubro de 2016

Conjunto de contrução The Walking Dead - McFarlane Toys

Felippe


Em comemoração ao retorno de The Walking Dead e ao mês de Halloween, fizemos um review especial para os nossos leitores!

Gostaria de iniciar esse review ressaltando que apesar de ser inevitável comparar este produto com o Lego, o publico alvo eh completamente diferente. Ao passo que o principal alvo da Lego são as crianças, os brinquedos da McFarlane, em geral, são claramente para um público adulto, portanto muito do que pode ser considerado como um “ponto fraco” se comparado com um Lego, é simplesmente uma diferença de conotação neutra na ótica de um adulto. Adicionalmente é importante ressaltar que por ser direcionado a um público bem especifico os itens dessa coleção não serão facilmente encontrados em quaisquer supermercados ou lojas de brinquedos no Brasil. Para adquiri-los, os fãs devem buscar no exterior ou lojas importadoras especializadas.

Começando pela embalagem, a caixa é de um material mais grosso que uma caixa de Lego e pode muito bem ser reutilizada (eu guardei a minha). As fotos na frente e no verso são editadas, consequentemente é fácil notar a diferença entre o produto e as imagens. O manual é impresso com baixo contraste de cores, e como os tons das peças são bem escuros em geral, te dá uma liberdade para montá-lo de maneiras diferentes sem prejudicar o resultado final. Outro detalhe interessante é que cada passo mostra onde as pecas devem ser encaixadas com setas apontando, ao invés de mostra-las já encaixadas, e alguns passos estavam incorretos, mas havia uma folha impressa com as correções. Finalmente as peças vem em saquinhos não numerados, assim como os conjuntos de Lego direcionados para um público mais experiente.



A experiência de montagem é um pouco árdua, pois as peças se encaixam e desencaixam de forma que damanda muito mais força do que de um brinquedo de montar para crianças. Isso se deve ao plástico usado na fabricação dos blocos, e apesar de não ter me impedido de finalizar toda a montagem, o tempo de construção para essa quantidade de pecas (176) foi quase do dobro do tempo que eu levaria pra montar um conjunto de Lego com a mesma quantidade.

As figuras sofrem os mesmos problemas das pecas na hora de montá-las. Além disso, elas possuem uma articulação limitada, geralmente 3 ou 4 pontos (braços, cabeça e tronco, e como não tem articulações nas pernas, figuras feitas para ficar sentadas, ficarão sempre sentadas, seja o Daryl em sua moto, ou o Governador em sua poltrona. A boa notícia é que quase todos os personagens tem versões diferentes em cada conjunto, e as poses limitadas não serão um problema para quem pretende adquirir vários pra montar seu próprio diorama do apocalipse zumbi em casa. Outro ponto muito favorável, é que os detalhes das figuras são impressionantes, apesar de serem em ma escala super pequena, aliás, estão em uma escala correta ao compará-las com os objetos no cenário (e veículos em outros conjuntos). Vejam abaixo as fotos das figuras da McFarlane ao lado das Lego Minifigs.


Conclusão:

O conjunto completo é muito bonito, quando combinados com as figuras, pode-se montar dioramas dignos de prateleira. Uma criança provavelmente não se diverte muito com um brinquedo desses, mas com certeza um adulto, fã e/ou colecionador vai gostar muito da experiência e produto final. Vamos torcer para que os nossos amigos da McFarlane expandam seus mercados até chegarem nas principais lojas no Brasil, e que continuem a acrescentar conjuntos novos a suas linhas de construção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário