Marcelo Volcato
Louis Marx & Co. foi a maior fábrica de brinquedos dos Estados Unidos por 5 décadas. Fundada por Louis Marx em 1919, a Marx fabricava desde soldadinhos até bicicletas. Passando por bonecas, jogos, quebra-cabeças, etc... Brinquedos de madeira, metal e plástico. Nenhum tipo de brinquedo deixou de ser fabricado por eles. Diz a lenda que o primeiro Autorama, o primeiro Forte Apache e o primeiro Postinho de Gasolina foram todos criados por essa empresa gigantesca. As primeiras "Action Figures" também apareceram nas linhas de montagem da Marx, em plenos anos 50!
Louie (apelido de Louis Marx) dirigiu a fábrica com criatividade e inovações até sua morte em 1971. Em 1978, passando por dificuldades, a Marx fechou as portas. Nem tudo estava perdido, contudo, e nos anos 90, adquirida por um empresário que brincou com brinquedos Marx durante a infância, e deu brinquedos Marx para os seus filhos brincar, ela foi reaberta. Ainda hoje seus brinquedos, com uma nítida aparência "vintage", continuam fazendo enorme sucesso com crianças cujos avós não tinham nem nascido quando Louis Marx a fundou! Uma autêntica história de sucesso que atravessou quatro gerações de crianças.
Os anos 50 foram o apogeu de Louie. Seus brinquedos vendiam como nunca e em 1955 ele apareceu na capa da influente revista "Time", fazendo sombra para ninguém mais, ninguém menos que o próprio Papai Noel! Foi no início dos anos 50 que esse pioneiro começou a fabricar soldadinhos.
A capa da revista Times de 1955 com Louis Marx como Papai Noel |
Sem muita experiência, seu primeiro playset (O Álamo) trazia texanos lutando contra índios! Isso porque ninguém ainda tinha criado soldadinhos de mexicanos... Claro, foi Louie quem fez o primeiro Álamo com mexicanos, um ano mais tarde.
Contam aqueles íntimos com a história dessa maravilhosa empresa, que um belo dia nos anos 60, Louie percebeu que ele tinha um problema nas mãos. Seus representantes comerciais visitavam milhares de lojas pelos Estados Unidos inteiros, e recebiam, para distribuir como brinde aos compradores, soldadinhos de 60mm. Robin Hood, Rei Artur, Guerra Civil Americana, Egípcios, Romanos, etc... Louie mandava de tudo como brinde, mas... Os fregueses nunca os recebiam! Os brinquedos eram tão bonitos que os representantes os davam como presentes para seus próprios filhos! O que fazer?
Um outro empresário menos criativo e inteligente, poderia ter demitido um ou dois representantes como exemplo, ameaçado os funcionários, etc... Nada disso estava de acordo com o caráter de Louie. A solução dele? As "Louie´s Beauties"! Em bom Português, as "Gostosas do Louie". Um conjunto de oito figuras em 60mm de mulheres em diferentes poses, mas todas seminuas! Qual o pai, em plenos anos 60, que daria um brinquedo de uma empregadinha francesa (de bunda de fora) mandando um beijinho? Ou de uma dançarina de Hula-Hula com flores mal cobrindo os seios? Ou ainda uma mulher retirando a parte de cima do biquíni? Nenhum, óbvio! E assim as "Louie Beauties" tornaram-se as mais famosas figuras NUNCA lançadas pela Marx. Afinal, só serviram de brinde...
Atualmente uma coleção completa original em excelente estado não sai por menos de uns US$ 500.00! Ainda bem que existem "recasts", pois os moldes ainda estão por aí, funcionando a pleno vapor. Da última vez que as vi, custavam US$ 40.00, por um set de oito. Alguém se habilita?
Abaixo algumas fotos das "Louie Beauties!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário