5 de setembro de 2009

Cine Show [ Estrela ]

Alê Nunes

 

No início da década de 80 a Estrela lançou o Cine Show, um projetor de slides com histórias dos personagens Disney, Turma da Mônica e do Pelezinho, de Maurício de Souza.

O conjunto era composto por um projetor mais dezesseis tirinhas (slides), como as que vemos em jornais, de historinhas curtas, com sete quadrinhos cada.Também existiam pacotes avulsos, apenas com tirinhas, para quem já possuía o projetor. Com o conjunto em mãos, era necessário apenas uma superfície plana para projetar os slides. A escolha dos personagens Disney e Turma da Mônica era óbvia, e praticamente já garantia o sucesso de vendas. Já a escolha do Pelezinho foi muito criativa e até inesperada. 

A numeração dos conjuntos de slides era a seguinte: 

01 - 16 - Disney

17 - 32 - Disney 

33 - 48 - Pelezinho 

49 - 64 - Turma da Mônica 


Dessa maneira, o Cine Show foi um dos poucos brinquedos do Pelezinho, o que o torna um item raro. 

Veja abaixo duas tirinhas. Note que na da Disney a fala dos personagens é representada por legendas. Já a do Pelezinho tem balões como na maioria das histórias em quadrinhos.



Este brinquedo era a versão nacional do Give-A-Show Projector que a Kenner produziu nos anos 60 e 70.

O Pelezinho é a versão infantil do Pelé, o rei do futebol. Foi criado por Maurício de Souza nos anos 70 e teve revista própria, lançada pela Editora Abril entre 1977 e 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário