29 de junho de 2014

Colecionador de Miniaturas de Ônibus

Alê Nunes

José Antonio Camargo é um colecionador de miniaturas de veículos, cuja paixão abrange não somente carros de passeio, mas também os veículos de transporte coletivos, os ônibus.

Pedi para o José nos contar um pouquinho da sua história e os motivos que o levaram para esse segmento. Segue abaixo seu depoimento:

Minha paixão por ônibus começou ainda muito pequeno, pois em entre 1970 até 1984, minha avó materna morou ao lado da garagem que a Viação Cometa tinha aqui em Tatuí SP (sou nascido em 1978) e do quintal da casa dela dava pra ver todo o pátio da garagem. Imaginava-me dirigindo um daqueles, e que também todos iam para Aparecida, SP.

Às vezes sentado na porta da casa dela, via aqueles carrões chegando ou saindo, aquele roncão do motor... Desde então fui pegando gosto pelo assunto, de tanto que meus brinquedos favoritos eram ônibus, por isso que a maioria dos meus outros brinquedos se encontra intacta.

Daí vieram os ônibus de lata, que estão até hoje comigo, e os de plástico, que infelizmente não aguentaram. 
Depois, em 1990 passei á fazer ônibus com caixinhas de creme dental. Tenho ao todo 1.050, produzidos de 1990 até 2003.

A empresa Rosa foi a que marcou minha infância, viajei muito nos carros dela, de tanto que pedi para o amigo LeoBuss do Rio de Janeiro que fizesse todos os carros que viajei. Já tenho cinco carros prontos, dois em linha de produção e mais sete encomendas.

Atualmente conto com aproximadamente 80 miniaturas de ônibus (fora as feitas por mim) nas mais variadas escalas.

Pretendo criar um cantinho só pra expor essas minis, que pra mim, contam um pouquinho de minha história.

Alguns itens da coleção:










Garagem dos ônibus feitos com caixas de creme dental

Agradeço ao José Antonio por compartilhar conosco sua história e imagens de sua coleção.

3 comentários:

  1. FICOU DEMAIS ESSA MATÉRIA !! OBRIGADO AMIGO ALEXANDRE PELO CARINHO E ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esses ônibus que estão publicados, sou seu conterrâneo me chamo Joao Antódio, quando puder envir mais fotos brinquedos excelente até

    ResponderExcluir
  3. Tive um banesatur. Boas lembranças de uma infância saudável.

    ResponderExcluir