31 de maio de 2004

Homem-Pássaro e Vingador [ Toynami ]

Johannes Neto


Na década de 70 um dos desenhos que mais marcaram a infância de quem assistia as manhãs de desenhos animados na tv brasileira, foi o "Homem-Pássaro". O herói do clássico brado ( "Hooomeeeeeem-Pássaro!!!!" ) e viveu muitas aventuras com seu inseparável parceiro Vingador, uma forte águia que o ajudou por diversas vezes em momentos cruciais, além de receber suas missões do misterioso agente do governo Falcão 7. O Homem-Pássaro tinha sua base montada num vulcão abandonado e a fonte de seu poder é também a causa de sua fraqueza, os raios do sol. Invariavelmente ele precisava recarregar suas forças aproximando-se do astro rei e retornava triunfante, para pulverizar seus inimigos... isto, bem antes de He-Man e sua ruidosa transformação!



A Hanna-Barbera já provara o sucesso com Space Ghost (1966) e convocou o designer de traços econômicos e precisos, Alex Toth, para criar outro herói com ambientação realista, diferentemente da Formiga Atômica ou dos Impossíveis que tinham aparência e ambientação "cartoon". Em 9 de setembro de 1967, um sábado, ia ao ar pela NBC o primeiro episódio de Birdman & Avenger, dividindo o horário com os heróis cósmicos do Galaxy Trio.

Ray Randall foi um agente secreto escolhido pelos sacerdotes do deus egípcio Ra para ser o emissário dele na Terra e combater o mal em seu nome. Dentre os super-poderes que ele adquiriu estão: capacidade de vôo por causa de suas imensas asas (claro), disparo de rajadas solares e criação de escudos de energia. 

O universo do Homem-Pássaro teria muitos inimigos bizarros e estranhos, tais como: Dr. Mentaur, Number One, Dr. Millennium, Vulturo, Morto, Set e Dr. Toxic. Além do Vingador, o herói também receberia a ajuda de aliados como Birdboy, Birdgirl e Galaxy Trio.

Apesar dos índices de audiência serem bem satisfatórios, a atração seria suspensa devido às pressões pela diminuição da violência nos Estados Unidos, durante as manhãs de sábado na TV. Totalizando 40 episódios, o último foi ao ar em 28 de dezembro de 1968.

Ele retornaria em 2000 com "Harvey Birdman: Attorney At Law", um revival bem humorado, onde ele vestia terno e defendia outros personagens de desenho animado no tribunal. Homem-Pássaro também seria publicado nos quadrinhos na década de 60 e 90. Em algumas histórias, dividia a cena (como na TV) com seus companheiros do Galaxy Trio.

Mas para quem aguardava com ansiedade a transição de um dos heróis mais carismáticos da TV, para o mundo em terceira dimensão dos bonecos de plástico, o box set lançado pela Toynami é um item essencial. O herói vem acompanhado de seu fiel escudeiro o Vingador, além de alguns acessórios bem legais e faz parte do grupo das "action-figures" por possuir um efeito de ação bem legal (descrito abaixo, no tópico específico).

Articulação
   
Homem-Pássaro



A mobilidade das articulações é ampla (exceto no pescoço, onde só permite movimento para cima e para baixo) e suas juntas são resistentes. Possui 15 pontos, distribuídos da seguinte forma:
pescoço
ombros (ball-jointed)
cotovelos
punho esquerdo
cintura
quadris
joelhos
tornozelos
asas
   
Vingador



Articulações firmes. Suas asas são um "show" à parte, pois podem ser estendidas ou retraídas, simulando os movimentos das próprias aves e permite uma série de poses. São 12 pontos, assim distribuídos:
pescoço
torso
asas (2 pontos em cada lado)
coxas
patas (2 pontos)

Embalagem


A caixa possui janela display e simula a frente do computador de sua base. Para quem guarda seus personagens na embalagem esta servirá para enriquecer o visual na prateleira em que for exposta. A parte traseira possui créditos detalhados dos profissionais envolvidos na criação das duas figuras.

Efeito de Ação

O punho direito do Homem-Pássaro possui um botão que aciona uma luz em seu interior. É a simulação das destrutivas rajadas solares.

Escultura


Trabalho de Shin Tanabe, captura com exatidão os traços precisos e econômicos de Alex Toth. São figuras com design ao mesmo tempo dinâmico e equilibrado. 

Pintura

Algumas falhas no colar e na máscara, não comprometem a avaliação geral no caso do Homem-Pássaro, que possui cores planas e uniformes. Como o material de seu corpo é amarelo e o da cabeça é azul, as partes com pintura são poucas.

No caso do Vingador, seu corpo é roxo e as partes pintadas têm transições sem problemas.

Acessórios

Tudo o que se espera, acompanha este box set. Não é muito, mas enriquece o conjunto: um escudo de energia solar e uma mão adicional ( punho aberto ) para o herói alado.

4 comentários:

  1. Consegui todos da Toynami são muito bons principalmente os Herculoids, abçs

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse, porém, muito difícil encontrar...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Possuo uma peça da minha coleção para vender (homem passaro e vingador) na caixa, nunca aberto, peça de colecionador- contato: (92)99292-0053 Whatsapp

    ResponderExcluir
  4. I want to buy the figure of birdman and avenger

    ResponderExcluir