31 de maio de 2004

Mundo Feliz [ Trol ]

Luciana Lima


A coleção Mundo Feliz consiste em mais um conjunto fantástico de brinquedos lançado nos anos 70/80 pela Trol, que parece ter caído no esquecimento. 

É uma coleção de difíceis aquisições, uma vez que raramente aparecem peças da mesma para venda. Também não encontrei nenhum colecionador desse brinquedo até hoje. Serei a única?

Por ser um dos poucos brinquedos de fabricação genuinamente nacional e como a fabricante Trol não mais existe, desde o início da década de 90, julgo inexistente a possibilidade de relançamento dessa apaixonante coleção.

No encarte original, incluído em todos os brinquedos, a Trol assim definia a coleção: "Mundo Feliz é uma linha de brinquedos para crianças entre 2 e 7 anos, de altíssima qualidade, absolutamente segura, de aparência e desenho excepcionais, criada no Brasil, que permite o amplo exercício e o desenvolvimento sadio da imaginação infantil. Possui grande valor educativo e pedagógico, transmitindo os conceitos de família, amor, paz e alegria, destacando-os como valores altamente positivos. Assim, unimos diversão e educação num Mundo Feliz."

A família feliz é composta pelo pai, Sr. Felizardo, a mãe, Dona Felicidade, e dois filhos, um menino, de nome Sorriso, e uma menina, chamada Alegria, além do cão de estimação Amigão. São bonequinhos estáticos, bem pequenos, com apenas 4 cm e todos com a mesma altura.


Sr. Felizardo e a filha Alegria

Filho Sorriso e a Dona Felicidade
Cogumelo - Código 36.03.0

Camping - Código 36.04.0

Ônibus - Código: 36.05.5

Serviço de Proteção à Vida Animal - Código: 363.06.5

Barco - Código: 36.07.0

Sítio - Código 36.06.0

Parque de Diversões - Código: 36.00.0

Balanço - Código: 363.00.5

Roda Gigante - Código: 36.01.5

Carrossel - Código: 36.01.0

Trenzinho Trac-Trac ( a pilha ) - Código: 36.04.5

Trenzinho Circo ( a pilha ) - Código 36.05.0


31 comentários:

  1. Olá!!! Que alegria em ver suas fotos!! A maior lembrança da minha infância é o meu Cogumelo!! Comecei a procurar e colecionar peças do MUNDO FELIZ e tenho algumas aqui!! Tenho que atualizar minhas fotos , mas seria muito legal manter contato com outro apaixonado por este brinquedo!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um trenzinho Trac Trac na caixa esta guardado há mais de 30 anos, vou ver quais as condições que ele se encontra e se você quiser posso lhe enviar umas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tenho a filha "Alegria" deste conjunto em perfeito estado. Lhe interessa? Obrigado. Emerson.

    E-mail; aikido.daishizen@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Você ainda tem a bonequinha Alegria do Mundo Feliz?

      Excluir
  5. Que felicidade ver essa postagem. Eu tinha um cogumelo completo. Se achasse um exemplar daria
    minha filha.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda tenho os bonequinhos. Que saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha o cogumelo...
    Estou a procura..rs
    É uma lembrança muito gostosa da minha infância...

    ResponderExcluir
  8. Foi o brinquedo que mais AMEI E BRINQUEI! Que emoção você me proporcionou ao fazer esse post! Estou muito FELIZ! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Apertou o coração até. Tb não entendo pq pararam a fabricação. Adoraria q minhas filhas pudessem brincar

    ResponderExcluir
  10. Amei ver essas fotos! Amava meu cogumelo e minha mãe deu ele me avisar pois deduziu q eu era adolescente e não brincaria mais com ele, fiquei muito chateada, deu até dor no coração vendo essas fotos, foi o brinquedo q mais amei na minha vida.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Tenho o carro azul que reboca o barco, código 36.07.0. No entanto, perdi o pára-brisas do carro, a estrutura em preto também do carro, a vela e a metade inferior do barco (ele se dividia em duas partes). Se alguém tiver, estou aberto a negociar.

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha o cogumelo e ainda tenho o trenzinho de dar corda.Na verdade dois. Minhas únicas lembranças que sobraram da minha infância
    A bonequinha que engatilhava não tenho mais. Gostaria de achar para comparar o cogumelo.

    ResponderExcluir
  13. Mariane. Estou vendendo por necessidade que essr brinquedo é apaixonante. Está no Mercado livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você está vendendo a coleção? Ou somente o cogumelo? Obrigada

      Excluir
    2. Olá, vc ainda está vendendo? Não localizo no mercado livre.

      Excluir
    3. Boa tarde. Eu tenho o cogumelo completo pra vender :)

      Excluir
    4. Tenho no Mercado Livre, Mercado Shops, OLX e Enjoei.

      Excluir
    5. Estou a disposição caso queira que eu envie as fotos do brinquedo. Posso até fazer vídeo para ver com mais detalhes as peças funcionando.

      Excluir
    6. https://novoretro.mercadoshops.com.br/MLB-4081791998-cogumelo-mundo-feliz-trol-_JM#position=45&search_layout=stack&type=item&tracking_id=bffa0963-2362-42a1-b863-e078ebcb5198

      Excluir
  14. Tengo el trensiño trac trac nuevo en caja con todas las piezas sin estrenar solo me falta la parte de atrás del tren la parte de adelante está normal funciona a la perfección con las baterías
    La familia está completa junto al perro

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus q emoção em rever esses brinquedos! Estou chorando nesse momento de emoção. Eu era muito criança no início da década de 80, mas lembro q tinha o carrossel, a roda gigante, e meu sonho era ter o cogumelo. Porém minha mãe não comprou alegando que era brinquedo de menina 😞😞
    Até hoje trago no coração essa coleção, foram os brinquedos que mais amei na infância. Muito obrigado por me ajudar a relembrar tudo isso. ❤️💕

    ResponderExcluir
  16. Olá! Que alegria encontrar este post tão cheio de nostalgia! Eu tinha o cogumelo e o parque de diversões, quanta saudade!!

    Ainda tenho alguns dos personagens.

    Obrigada pelo post.

    lukaluluka.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que saudade,tinha o parque de diversões,ganhei de amigo secreto nem água tava segurar a caixa tão grande,mas me diverti demais.

    ResponderExcluir