15 de abril de 2003

Fortes [ Estrela ]

José Carlos Lollo


O Forte Apache não foi o primeiro forte fabricado no Brasil. A Estrela teve em catálogo, desde a década de 50 até meados dos 60, pelo menos dois tipos de forte. No caso, eram fortes que representavam as construções de pedra, não a tradicional paliçada da cavalaria americana. As figuras eram de soldados clássicos, inspiradas em soldados de chumbo. Eram de plástico duro e pintados à mão com uma certa economia, vermelho, azul, cor de pele, preto, branco e raramente alguma coisa dourada.

Soldados

Cavalaria

Os soldados de infantaria vinham numa única pose, marchando, e os da cavalaria vinham em 3 modelos, quepe, dragões, e um carinha com cara de polícia do Canadá. Tinham mais dois tipos de figuras que eram cavaleiros de equitação, um de casquete e outro de cartola.

Todos os cavalos eram iguais, mas vinham em várias cores, dourado e verde metálico inclusive, e existiam alguns malhados. Estes cavalos depois foram vendidos a granel, sem cavaleiros, em plástico comum, em cores primárias. Existia até um carrossel feito com eles, era um brinquedo muito popular. Duraram até a metade dos 70.

Forte

Os soldados de infantaria também foram vendidos a granel em cores primárias, acompanhavam um set de tiro ao alvo também, coitados.

Na década de 60 existiu um conjunto chamado Caravana, obviamente tentando beliscar o mercado da Casablanca. O conjunto apresentava uma carroça coberta e caubóis no mesmo estilo dos soldados dos fortes. Eram pintados piores que os da Gulliver, mas acho que o objetivo era um brinquedo popular e os donos da Estrela não deviam estar preocupados com isso. Todos estes brinquedos eram baratos ­ talvez o forte não fosse lá tão barato assim ­ e eram vendidos em todos os lugares, lojinhas de bairro, grandes magazines e até em feiras livres.

Caravana

A Estrela sempre teve este apelo popular, de fazer brinquedos que vendiam muito e custavam pouco. Mas também teve brinquedos caprichadíssimos em madeira, que é caso do Fortim (vide foto) que tinha soldados em madeira torneada ao estilo de brinquedos do séc XIX.

Fortim

A madeira e a mão de obra eram baratas e de boa qualidade, e a Estrela teve uma linha muito grande de carrinhos, navios e outros brinquedos finamente pintados e até ricos em detalhe, se você levar em consideração o material.

De qualquer modo, o que se vê é uma indústria que não existe mais. Eles eram caprichosos, variados, e imaginativos. Era aquela fábrica que só vemos em filme de Papai Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário