15 de maio de 2003

Playmobil [ Trol ]

Alê Nunes

Criado por Hans Beck e lançado em 1974 na Alemanha, pela Geobra, o Playmobil chegou ao Brasil através da Trol, que fabricou o brinquedo de 1976 até início dos anos 90.

Basicamente o Playmobil é um mundo de aventura em miniatura, composto por bonecos, veículos, construções e muitos acessórios.

Os bonecos da coleção Playmobil foram criados com base em desenhos de criança, por isso suas feições são bem simples: pontinhos nos olhos e sorriso em todos os rostos.

Na época da Trol os temas eram: Velho Oeste, Medieval, Piratas, Construção, Bombeiros, Polícia, Hospital, Competição, Circo, Televisão, Lazer e Espaço.




No início era possível encontrar conjuntos com um, cinco ou sete bonecos, e conjuntos com veículos ou construções mais um ou dois bonecos. Esse padrão acabou sendo deixado e logo surgiram conjuntos com número variado de bonecos.


Além de acessórios como armas, ferramentas e outros utensílios, foram produzidos muitos tipos de veículos (carroça, carro, moto, barco, avião, helicóptero, naves, etc) e várias construções, como as famosas casas do Velho Oeste, Fortes para Cavalaria e o Circo.


A Trol não mantinha o padrão de cores nos acessórios, sendo que as cores mostradas na caixa podiam ser diferentes do seu conteúdo real.

Outro aspecto interessante é a variedade de bonecos disponíveis, pois não se dividiam apenas em masculinos e femininos, existiam os de cabelos negros, castanhos e loiros, índios e negros. Parece que faltaram apenas orientais, nesse período.


A Trol chegou a produzir um conjunto, muito raro, que tinha como tema a Rede Globo de Televisão. Notem que este já apresentava a primeira evolução do brinquedo, mãos independentes do braço, que podiam ser movimentadas.


Infelizmente a Trol fechou no início dos anos 90. Alguns anos mais tarde, a Estrela relançou o Playmobil, já com várias evoluções. Mas isso é uma outra história...

2 comentários:

  1. Olá... gostaria de saber se por algum acaso vocês saberiam me indicar algum site no brasil de colecionadores de Playmobil. Estou procurando alguem que ainda tenha o playmobil da redeglobo. Fico no aguardo. Pode mandar e-mail para th14@pop.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ao amigo que perguntou sobre site de colecionadores de Playmobil, recomendo: www.playbrasilmobil.com.br

    ResponderExcluir