31 de maio de 2004

Mundo Feliz [ Trol ]

Luciana Lima


A coleção Mundo Feliz consiste em mais um conjunto fantástico de brinquedos lançado nos anos 70/80 pela Trol, que parece ter caído no esquecimento. 

É uma coleção de difíceis aquisições, uma vez que raramente aparecem peças da mesma para venda. Também não encontrei nenhum colecionador desse brinquedo até hoje. Serei a única?

Por ser um dos poucos brinquedos de fabricação genuinamente nacional e como a fabricante Trol não mais existe, desde o início da década de 90, julgo inexistente a possibilidade de relançamento dessa apaixonante coleção.

No encarte original, incluído em todos os brinquedos, a Trol assim definia a coleção: "Mundo Feliz é uma linha de brinquedos para crianças entre 2 e 7 anos, de altíssima qualidade, absolutamente segura, de aparência e desenho excepcionais, criada no Brasil, que permite o amplo exercício e o desenvolvimento sadio da imaginação infantil. Possui grande valor educativo e pedagógico, transmitindo os conceitos de família, amor, paz e alegria, destacando-os como valores altamente positivos. Assim, unimos diversão e educação num Mundo Feliz."

A família feliz é composta pelo pai, Sr. Felizardo, a mãe, Dona Felicidade, e dois filhos, um menino, de nome Sorriso, e uma menina, chamada Alegria, além do cão de estimação Amigão. São bonequinhos estáticos, bem pequenos, com apenas 4 cm e todos com a mesma altura.


Sr. Felizardo e a filha Alegria

Filho Sorriso e a Dona Felicidade
Cogumelo - Código 36.03.0

Camping - Código 36.04.0

Ônibus - Código: 36.05.5

Serviço de Proteção à Vida Animal - Código: 363.06.5

Barco - Código: 36.07.0

Sítio - Código 36.06.0

Parque de Diversões - Código: 36.00.0

Balanço - Código: 363.00.5

Roda Gigante - Código: 36.01.5

Carrossel - Código: 36.01.0

Trenzinho Trac-Trac ( a pilha ) - Código: 36.04.5

Trenzinho Circo ( a pilha ) - Código 36.05.0


Homem-Pássaro e Vingador [ Toynami ]

Johannes Neto


Na década de 70 um dos desenhos que mais marcaram a infância de quem assistia as manhãs de desenhos animados na tv brasileira, foi o "Homem-Pássaro". O herói do clássico brado ( "Hooomeeeeeem-Pássaro!!!!" ) e viveu muitas aventuras com seu inseparável parceiro Vingador, uma forte águia que o ajudou por diversas vezes em momentos cruciais, além de receber suas missões do misterioso agente do governo Falcão 7. O Homem-Pássaro tinha sua base montada num vulcão abandonado e a fonte de seu poder é também a causa de sua fraqueza, os raios do sol. Invariavelmente ele precisava recarregar suas forças aproximando-se do astro rei e retornava triunfante, para pulverizar seus inimigos... isto, bem antes de He-Man e sua ruidosa transformação!



A Hanna-Barbera já provara o sucesso com Space Ghost (1966) e convocou o designer de traços econômicos e precisos, Alex Toth, para criar outro herói com ambientação realista, diferentemente da Formiga Atômica ou dos Impossíveis que tinham aparência e ambientação "cartoon". Em 9 de setembro de 1967, um sábado, ia ao ar pela NBC o primeiro episódio de Birdman & Avenger, dividindo o horário com os heróis cósmicos do Galaxy Trio.

Ray Randall foi um agente secreto escolhido pelos sacerdotes do deus egípcio Ra para ser o emissário dele na Terra e combater o mal em seu nome. Dentre os super-poderes que ele adquiriu estão: capacidade de vôo por causa de suas imensas asas (claro), disparo de rajadas solares e criação de escudos de energia. 

O universo do Homem-Pássaro teria muitos inimigos bizarros e estranhos, tais como: Dr. Mentaur, Number One, Dr. Millennium, Vulturo, Morto, Set e Dr. Toxic. Além do Vingador, o herói também receberia a ajuda de aliados como Birdboy, Birdgirl e Galaxy Trio.

Apesar dos índices de audiência serem bem satisfatórios, a atração seria suspensa devido às pressões pela diminuição da violência nos Estados Unidos, durante as manhãs de sábado na TV. Totalizando 40 episódios, o último foi ao ar em 28 de dezembro de 1968.

Ele retornaria em 2000 com "Harvey Birdman: Attorney At Law", um revival bem humorado, onde ele vestia terno e defendia outros personagens de desenho animado no tribunal. Homem-Pássaro também seria publicado nos quadrinhos na década de 60 e 90. Em algumas histórias, dividia a cena (como na TV) com seus companheiros do Galaxy Trio.

Mas para quem aguardava com ansiedade a transição de um dos heróis mais carismáticos da TV, para o mundo em terceira dimensão dos bonecos de plástico, o box set lançado pela Toynami é um item essencial. O herói vem acompanhado de seu fiel escudeiro o Vingador, além de alguns acessórios bem legais e faz parte do grupo das "action-figures" por possuir um efeito de ação bem legal (descrito abaixo, no tópico específico).

Articulação
   
Homem-Pássaro



A mobilidade das articulações é ampla (exceto no pescoço, onde só permite movimento para cima e para baixo) e suas juntas são resistentes. Possui 15 pontos, distribuídos da seguinte forma:
pescoço
ombros (ball-jointed)
cotovelos
punho esquerdo
cintura
quadris
joelhos
tornozelos
asas
   
Vingador



Articulações firmes. Suas asas são um "show" à parte, pois podem ser estendidas ou retraídas, simulando os movimentos das próprias aves e permite uma série de poses. São 12 pontos, assim distribuídos:
pescoço
torso
asas (2 pontos em cada lado)
coxas
patas (2 pontos)

Embalagem


A caixa possui janela display e simula a frente do computador de sua base. Para quem guarda seus personagens na embalagem esta servirá para enriquecer o visual na prateleira em que for exposta. A parte traseira possui créditos detalhados dos profissionais envolvidos na criação das duas figuras.

Efeito de Ação

O punho direito do Homem-Pássaro possui um botão que aciona uma luz em seu interior. É a simulação das destrutivas rajadas solares.

Escultura


Trabalho de Shin Tanabe, captura com exatidão os traços precisos e econômicos de Alex Toth. São figuras com design ao mesmo tempo dinâmico e equilibrado. 

Pintura

Algumas falhas no colar e na máscara, não comprometem a avaliação geral no caso do Homem-Pássaro, que possui cores planas e uniformes. Como o material de seu corpo é amarelo e o da cabeça é azul, as partes com pintura são poucas.

No caso do Vingador, seu corpo é roxo e as partes pintadas têm transições sem problemas.

Acessórios

Tudo o que se espera, acompanha este box set. Não é muito, mas enriquece o conjunto: um escudo de energia solar e uma mão adicional ( punho aberto ) para o herói alado.