16 de julho de 2016

Pokémon GO, temos que pegar!

Felippe


Se você vive na Terra em julho de 2016, muito provavelmente ouviu falar em Pokémon GO. Mas o que é Pokémon GO? Sabemos que a 20 anos atras, esses bichinhos de bolso japoneses balançaram o mundo pop com uma ideia simples, mas que roubou os corações de muitas gerações.

O mundo é habitado por essas diversas criaturas adoráveis, que capturamos dentro de cápsulas chamadas de Poke-bolas e a partir dai trabalhamos juntos para batalhar, treinar, evoluir, etc. Isso tudo virou mangá, anime, vídeo-games, pelúcias, filmes e todas outras milhares de coisas como só o capitalismo consegue criar! Mas desde a febre inicial, a agitação causada pelos bichos foi se tornando cada vez mais estável, até 20 anos depois, quando um novo conceito é lançado, e a febre surge outra vez.

Pokémon GO é um aplicativo para iPhone e Android, que como parte da estratégia da Nintendo, de explorar os mercados de celulares, se utiliza de forma no mínimo muito interessante, dos recursos dos aparelhos celulares da atualidade. Um jogo que coloca o jogador na pele de um treinador de Pokémons que anda pelas ruas, usando o GPS, na busca das criaturas.


A partir desse momento, já entende-se que o mapa do jogo, é potencialmente do tamanho da superfície do planeta Terra. Ao encontrar com os Pokémons, basta tocá-los na tela para iniciar a captura, que faz uso de Realidade Aumentada para que o jogador tenha a sensação de estar realmente com o bicho a sua frente e arremessar a Poke-bola (deslizando o dedo na tela do celular).

Com uma mecânica simples e uma interface fácil e intuitiva, o aplicativo já bateu muitos recordes de utilização e download nos países onde já está disponibilizado (ainda não esta no Brasil). Tendo em vista que o aplicativo em si é gratuito e paga-se somente por micro-transações que são totalmente opcionais e não impactam o desenrolar do jogo, os curiosos ficam tentados a baixar e tentar, e logo percebem que estão viciados e não conseguem sair dessa "Poke-bola" com tanta facilidade!

A Nintendo, que apesar de não ser a desenvolvedora possui uma parte dos direitos da marca, já se beneficiou com uma alta de 10% em suas ações um dia após o lançamento do jogo, e com certeza todos os responsáveis ficaram surpresos com a altíssima aceitação do público, algo que desencadeou, inclusive, problemas nos servidores devido ao alto fluxo de usuários.

Se você nunca jogou os jogos originais mas tem curiosidade ou se agrada com as criaturas, esse é um bom momento para tentar. E se você já jogava os antigos, tenha em mente que esse tem um outro sabor e foi feito na medida para jogadores mais casuais.

Boa sorte em suas aventuras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário