Heloisa Ferreira
Bonecas feitas à semelhança das donas pode ser a nova onda do colecionismo.
Que tal ter em casa uma boneca idêntica a você? Desde 2004, isso ultrapassou o mundo da imaginação e ganhou os lares de todo o mundo.
Do consultório para a net
A idéia de fazer bonecas idênticas às donas parece ter se formado na mente de um pediatra norte-americano. Ele percebeu que suas pequenas pacientes sempre vinham ao consultório acompanhadas de inseparáveis amiguinhas inanimadas, na maioria das vezes, bem parecidas com as "mães". Assim nasceu a eToys, uma empresa que recebe pela internet fotos de meninas e meninos interessados em ter um brinquedo à sua imagem e semelhança.
Detalhes como sardinhas, pintas e covinhas são cobrados à parte. A idéia deu tão certo que as vendas no site deram espaço a uma seção na famosa (e gigantesca) loja de brinquedos Fao Schwarz e em apenas dois meses a iniciativa já havia faturado U$10 milhões.
Como não podia deixar de ser, logo a novidade ganhou companhia. Ainda em 2004 começou a funcionar a American Girls. O sistema deles, porém, não é tão fiel na construção do brinquedo. Eles apresentam à compradora 23 biotipos de meninas da região de Nova York - onde fica a loja - e permitem que a criança adquira modelos de roupa idênticos para si mesma e para a boneca. Cabeleireiros ajudam para que madeixas de clone e clonada fiquem iguais.
Bonecas no divã
Por enquanto, psicólogos e terapeutas dividem suas opiniões sobre o clone de plástico. Por serem cópias das donas, dizem alguns, as crianças não aprendem a lidar com as diferenças entre as pessoas. Pode gerar um sentimento de intolerância já na tenra idade. Para outros, porém, a novidade não difere de uma boneca convencional, cuja função, além de entreter, é já preparar a criança para a vida adulta.
De qualquer forma, a brincadeira tem tudo para se tornar uma das novas manias no colecionismo mundial. Aproveite para conhecer o site www.mytwinn.com e faça uma simulação de como ficaria a sua boneca.
Veja alguns modelos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário