4 de setembro de 2018

Review Torak - Coleção Falcon Estrela 80 anos




Ricardo Beluchi

Hoje trago para vocês o review de uma figura muito aguardada por colecionadores brasileiros e estrangeiros: Torak, da coleção Falcon, linha comemorativa dos 80 anos da Brinquedos Estrela.

Dando continuidade ao sucesso que foi o relançamento do Falcon no ano de 2017, a Estrela surpreendeu a todos com o anuncio na Abrin 2018 que relançaria o boneco Torak.

A incrível arte do talentoso Marcelo Peron


Mas para entendermos melhor todo esse hype, vamos saber mais sobre ele:

Em 1977 a Brinquedos Estrela trouxe para o Brasil a linha "GI Joe Adventure Team", que aqui foi batizada como "Comandos em Ação - Falcon". Não demorou muito, a empresa começou a criar itens exclusivos ao invés de apenas copiar o que já estava pronto.
Assim em 1980, a coleção sofre uma repaginada, deixando de vez o mote militar/aventureiro e passando para a temática ficção científica/futurista. Isso deve ter sido fruto do enorme sucesso de um certo filme que narrava a história de uma família em uma galáxia muito, muito distante...
Assim, sai de cena a linha "Comandos em Ação - Falcon" e entra a nova "Falcon 80".
Os bonecos agora tinham kits de aventuras mais futuristas, voltados para a ficção, além dos já famosos olhos de águia.
Em 1981 a Estrela mais uma vez cria um personagem que estava fadado a viver décadas nas mentes e corações da molecada oitentista: Torak, o rival do Falcon!
Sua origem é envolta em mistérios, até hoje sabe-se muito pouco sobre sua criação. Acreditamos que ele é um ser alienígena, mas não conhecemos seus motivos e objetivos, apenas sabemos que chegou para vencer o Falcon! A criançada delirava com ele, cada um em sua imaginação criava toda a sua "história".
E assim o grande arqui-inimigo do Falcon tornou-se tão importante na coleção quanto o próprio protagonista, afinal o que seria do Superman sem Lex Luthor, Jaspion sem Satangoss ou o Capitão América sem o Caveira Vermelha?

A Estrela relançou duas vezes o Falcon durante seus 80 anos de história, uma vez em 1994 e em 2000. O Torak também veio de carona, mas infelizmente na época, tanto o Falcon quanto o seu inimigo pouco lembravam os originais da década de 80. Assim, em 2017 já com todo esse know-how adquirido com os outros relançamentos a empresa trouxe o "Herói de Verdade" de volta, o sucesso e os inúmeros pedidos no SAC da Estrela garantiram que agora em 2018 quem voltaria seria o terrível Torak!

Todas as versões de Torak lançadas, da esq para a dir: 1981, 1994, 2000 e 2018


Mas o melhor de tudo foi que o item chegou praticamente idêntico ao original dos anos 80, nota-se o cuidado com toda a produção, passando da caixa a entrega (nas compras feitas pelo site próprio do fabricante). Tudo pensado para ser uma experiência rica em alegria e emoção. Claro, alguns percalços acontecem, mas nada que não possa ser resolvido!

Enfim, chega de falar e vamos à ação!
A seguir fotos e detalhes do maior inimigo do Falcon!
Com vocês, Torak!!



Já garanti logo dois na pré-venda, não imaginam a emoção que foi abrir esta caixa, rsrs.


Cheguei em casa e tinha mais um me esperando. Presente da esposa!


A caixa é praticamente idêntica a original, trabalho maravilhoso do já citado Marcelo Peron



Atrás, ao invés do tradicional catálogo das aventuras já lançadas, temos uma arte do vilão em toda sua glória!



Agora a figura em si, detalhes abaixo!


A figura é muito imponente, claramente inspirada em um certo lord Sith...

O cromado da cabeça está excelente.

No colete vemos o "T" de Torak (ah, vá...)

A perigosa garra no lugar da mão. Por que ela está ali, ou como ele perdeu a mão, continua um mistério.

As botas estão mais bonitas que as originais.

Aqui vemos talvez a mudança mais aparente: O Inmetro não liberou a famosa correntinha que o original tinha, porém isso é facilmente contornado.




A famosa caixa de pilhas


Essa marca que só nos dá alegria e emoção!

O Cuidado em reproduzir o item fielmente foi tão grande que a luz do colete que simula o "raio mortal" não usou o atual led e sim uma lâmpada comum.



A capa também sofreu uma pequena modificação: A gola agora é de tecido, ao contrário do original que era um tipo de plástico. O restante continua de tecido, bem similar ao vintage.

Perfeito em todos os sentidos. A Estrela está de parabéns! De longe um dos melhores itens da nova linha!




A título de conhecimento, a comparação entre o original e o relançamento.

Como podem ver, o novo é praticamente idêntico, com pequenas e sutis diferenças, dadas talvez ao material usado atualmente. Claro, deve-se levar em consideração que o meu vintage já tem quase 40 anos e apresenta várias marcas do tempo.





O famoso combate Falcon vs Torak! Todos sabemos o que vai acontecer...não quero dar spoiler mas, uma grande reviravolta acontece após esse combate. 




Deu ruim Falcon!

 Bem pessoal, é isso.
Espero que tenham gostado do review!

Antes de me despedir, deixo aqui um recado:

O Torak só pode voltar porque muitos fãs e colecionadores apoiaram a Estrela, assim também como pediram muito através do SAC e demais canais de atendimento sua volta!
A outra figura exclusiva da coleção é o ciborgue chamado Condor. Foi lançado no ano seguinte e também fez muito sucesso. Então, já temos Falcon, Torak e agora falta o Condor!!
Por isso estou fazendo uma campanha junto ao fabricante para trazer o aliado do Falcon de volta também, assim peço que quem puder compartilhe o material da campanha usando a #voltaCondor e assine o abaixo-assinado no link a seguir, para que possamos ter força e ajudar nesta volta!






Muito obrigado!

Att,

Ricardo Beluchi



Poxa, Estrela...estou tão sozinho! Traga o Condor de volta! #voltaCondor















Nenhum comentário:

Postar um comentário