11 de agosto de 2015

O Fantástico Jaspion - SH Figuarts Bandai - Review

Ricardo Beluchi


Em 2014 a Bandai, tradicional empresa fabricante de figuras de ação, brinquedos e games do Japão anunciou  uma parceria inédita com a Pizzitoys, distribuidor brasileiro de seus produtos: Lançariam em 2015 uma figura do Jaspion na linha SH Figuarts, em especial para o Brasil. Seria exclusiva apenas no mercado tupiniquim e nipônico.

Apensar do Jaspion não ter feito muito sucesso no país de origem, no Brasil é adorado e cultuado até hoje por uma legião de fãs, afinal foi o primeiro Metal Hero a ser transmitido pela saudosa Rede Manchete nos anos 80/90.


Kyojuu Tokusou Juspion, traduzido como Investigador de Monstros Jaspion, é lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion. O Nome Juspion seria a mescla de Justice + Champion, ou seja, Campeão da Justiça.
  
Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel título.

No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 22 de Fevereiro de 1988 juntamente com Changeman, que chegavam no programa Clube da Criança comandado por Angélica até meados de 1991. Já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996 foi exibida pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta.

A série obteve um sucesso gigantesco e até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica pelo gênero de super-heróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. A série obteve um sucesso tão grande, que costumeiramente mesmo em uma emissora de porte menor, sua audiência superava a da Globo que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto até então.

No auge, Jaspion obteve os maiores índices de audiência da história da TV Manchete. Pelo enorme número de seguidores no Brasil, cuja população é a quinta maior do planeta, Jaspion invariavelmente continua sendo uma das séries tokusatsu com maior número de fãs em todo o mundo. Em razão desta enorme popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais.

Após negociações, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009.


Um pouco do enredo de Jaspion:


Em uma estrela há muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial, sendo o único sobrevivente. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, que dizia que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin acha que este o garoto está predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele então adota o menino e o cria, preparando-o, para que quando adulto combata as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Assim, quando chega a idade certa, Jaspion se prepara para sua jornada no espaço com diversos equipamentos, dentre eles  estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo, a Alan Moto Space, os Gaybin Jet e Tanque e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante.

Conta ainda com a ajuda da androide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada.


Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.

Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.

A Figura de Ação:

A linha SH Figuarts da Bandai possui uma escala de aproximadamente 6" polegadas, cerca de 15/16cm, são figuras super articuladas, cheias de detalhes e extras. Atualmente sua linha conta com personagens das séries de Kamen Rider, Sailor Moon, Sentais diversos, Dragon Ball, Naruto, etc...

Agora vamos ao que interessa, as fotos do Fantástico (literalmente) Jaspion!! 


A figura e sua embalagem:




Aqui podemos ver os acessórios que a acompanham: 3 pares de mãos, visor com olhos aceso, duas Espadium Laser (uma com o Cosmic Laser ativado).












Com já é "de praxe" nos seriados japoneses, as batalhas sempre acontecem em pedreiras ou terrenos desertos e acidentados, tentei reproduzir o ambiente usando um pouco de areia, rsrsrsrs...






Por fim, a icônica pose do momento que nosso herói evoca todo o poder de sua nave que se transforma em robô:

Gigante Guerreiro DAILEON!!!




Conclusão:
Nota 10/10! 
Figura indispensável para todos os garotos que cresceram assistindo este herói todas as manhãs ou tardes antes ou depois da escola!

Um comentário:

  1. muittto massa essa figura do jaspion, eu tambem e tenho esse sh figuars em minha coleçao!!!!

    ResponderExcluir