14 de setembro de 2014

Sistema Organizacional de Coleções

Alê Nunes



Recentemente fui surpreendido com uma iniciativa muito interessante. O colecionador Tanner Bil, lançou um crowdfunding para a produção de um sistema de controle de coleções. Pode até parecer algo simples, pois muitos colecionadores controlam seus acervos em listagens, porém, Tanner está construindo algo muito mais elaborado para realmente ajudar o controle de coleção, seu custo, armazenamento, etc.

Nas palavras do próprio Tanner:

"O que me levou a criar o projeto foi justamente a necessidade de controle que precisamos ter para administrar o acervo de uma, ou mais coleções. Tenho hoje em torno de oito mil itens em meu acervo, todos catalogados por meio de Excel, porém, devido o volume, Excel não é a ferramenta adequada para tal.

Procurei em diversos sistemas na web algum que pudesse ajudar, mas não achei nenhum que oferecesse os controles necessários, todos se limitam apenas a cadastrar os itens para obter uma listagem, o que já tenho hoje no Excel.

Preciso de um sistema que controle, além dos itens, as compras, as vendas, o armazenamento, o uso em eventos, os contatos, e a identificação de cada embalagem e local de armazenamento.
Já tenho o sistema todo projetado, porém, o que falta agora é iniciar a programação do código fonte, e pra isso que busco através do crowdfuding os recursos para contratação dos servidos de um programador para esta tarefa.

O sistema em si será local e individual, mas com recursos que permitirá o curador de um acervo, acessá-lo via plataforma mobile, internet, e compartilhar dados desejados com outros usuários que também possuam o sistema.

Entre os recursos, há o que chamo de lista dos desejos, onde o colecionador identifica os itens de interesse de compra. Em contrapartida, quem tem itens pra vender também poderá identificar seus itens, ou seja, viabilizará o encontro de vendedor e comprador.
O conceito dele é atender qualquer tipo de coleção, desde brinquedos, até outros tipos, como selos, moedas, insetos, carros, cards, HQs, discos, enfim, será o usuário que dará ao sistema o seu formato. 

A ideia é ter um produto que atenda a todos os tipos de colecionadores."

E aí pessoal, gostaram? Então é só colaborar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário