21 de julho de 2012

Brinquedos Com Defeito

Alê Nunes


Esse post é um misto de desabafo e alerta.

Nos últimos nove meses, cinco dos brinquedos que adquiri vieram com defeito. Não me considero uma pessoa azarada, tenho certeza que o problema está no controle de qualidade dos fabricantes.

Curiosamente os cinco brinquedos são de cinco empresas diferentes, alguns fabricados na China e outros no Brasil. Eles são:

Mônica Patinadora (GROW) – Essa boneca possuía uma peça interna (ligando cabeça ao corpo) muito frágil, se partindo ao menor impacto. O produto foi trocado pela fábrica.


Helicóptero Pelicano (Candide) – O motor apresentou problemas no primeiro voo, só desligava desconectando a bateria. Foi trocado na própria loja.


Ataque dos Tubarões (Hasbro) – Não vieram os peixinhos, que são os totens/marcadores dos jogadores. Também foi trocado na própria loja.


Far West (Gulliver) – Faltou um cavalo, que foi reposto pela loja.


Boca Rica (Estrela) – O compartimento das pilhas estava quebrado, faltava a mola do polo negativo. Assim como os anteriores foi trocado na loja.


Felizmente todos os brinquedos foram repostos, mas a frustração de abrir um brinquedo novo e não poder brincar de imediato, ou vê-lo quebrar nos primeiros instantes de uso é muito grande. Minha recomendação é que sempre que se adquirir um brinquedo, ou qualquer outro produto, deve-se testá-lo na própria loja. Pode parecer chato e tomar algum tempo extra, mas com certeza vai evitar muita chateação.

13 de julho de 2012

Far West [ Gulliver ]

Alê Nunes

Brinquedos Gulliver é uma das mais tradicionais empresas de seu segmento no Brasil. Já produziu uma infinidade de tipos de brinquedo, mas com certeza seu produto mais tradicional é o Forte Apache e a linha Faroeste.

Recentemente chegou às lojas um conjunto intitulado Far West, com trinta e três peças:

12 Cowboys
01 Carroça
01 Árvore
05 Cavalos
10 Índios
02 Tendas
01 Totem
01 Canoa

Canoa, árvore e totem foram fabricados nos mesmos moldes utilizados nos anos 60 e 70. Já o restante, nos moldes utilizados a partir da década de 80.

Na última ABRIN (Feira Brasileira de Brinquedos) a Gulliver expôs uma caixa alusiva aos 50 anos do Forte Apache, com a inscrição Edição Limitada, o que gerou muita expectativa entre os colecionadores de Forte Apache. Infelizmente a caixa estava vazia.


Se você gosta de brinquedos de faroeste, visite o site Brinquedos de Faroeste, do colecionador Marcos Guazzelli, a quem agradeço pelo esclarecimento de algumas dúvidas e pela foto da caixa do Forte Apache.

11 de julho de 2012

Angry Birds no Gelo [ Mattel ]

Alê Nunes


Angry Birds é um dos maiores sucessos em jogos para tablets e celulares dos últimos tempos. A premissa é simples, utilizar um estilingue para atirar pássaros raivosos contra porquinhos verdes protegidos em estruturas de madeira, metal, gelo, etc.

Não demorou muito até que alguma empresa de brinquedos, no caso a Mattel, enxergasse o potencial do jogo e o transportasse para o mundo real. Angry Birds no Gelo é a segunda versão do jogo e segue basicamente o roteiro do vídeo game. Obviamente algumas adaptações foram necessárias, o que não torna o jogo menos atrativo.

O jogo é composto de pássaros, porcos, peças para construção, estilingue a cartas, que ditam as regras do jogo. Existem quatro tipos diferentes de carta, que mostram como a construção deve ser montada, quantos pássaros devem ser usados e quantos pontos o jogador ganha caso atinja seu objetivo. Para quem conhece o jogo original, é fácil imaginar que os passarinhos perderam seus poderes especiais (explodir, dividir em três, etc) passando a ter apenas a função de projétil contra as construções e porcos.

Jogar não é problema, a maior dificuldade reside em montar as estruturas propostas, pois algumas peças têm lados ocos, o que torna a missão praticamente impossível para crianças pequenas ou adultos descoordenados.

De qualquer maneira é muito interessante e pode render boas horas de diversão.

10 de julho de 2012

Pelezinho [ Estrela ]

Alê Nunes

Na década de 70, Pelé e Maurício de Souza se reuniram para criar um personagem inspirado no rei do futebol. Nascia assim o Pelezinho, versão infantil de Pelé, que vivia muitas aventuras em histórias recheadas de diversão e futebol.

Com o sucesso das tiras de jornais (1976) e gibi (1977), a Estrela lançou uma coleção de brinquedos do craque mirim. Bolas (obviamente), boneco, quebra-cabeça, bagatela, quadro-negro, bingo e Cine Show permitiram que Pelezinho e sua turma ultrapassassem os limites dos quadrinhos.


Recentemente Maurício de Souza e Pelé anunciaram a republicação das tiras e revistas do Pelezinho. Quem sabe a Estrela aproveite a oportunidade e a proximidade da Copa do Mundo para (re)lançar brinquedos do personagem.

9 de julho de 2012

Águia de Fogo [ Glasslite ]

Alê Nunes


Águia de Fogo foi mais um seriado que apresentava um veículo de alta tecnologia para combater o mal. Era um helicóptero com velocidade supersônica, uma diversidade de armas e vários dispositivos que permitiam que seus pilotos partissem em missões a serviço do governo dos Estados Unidos.

Como era de praxe na época, a Glasslite conseguiu o licenciamento da série e lançou a coleção de brinquedos Águia de Fogo. Além do helicóptero, alguns veículos com adesivos com o nome do seriado e o boneco do piloto principal da aeronave, Stringfellow Hawke, faziam a alegria da criançada.

Imagens do catálogo Glasslite 1986:


Muito interessante que a Glasslite seguia o mesmo padrão dos bonecos Comandos em Ação (Estrela) em seus blisters, pois estes traziam a ficha do personagem no verso.



Águia de Fogo (Airwolf)
- 1984-1987
- 4 Temporadas / 80 Episódios


Abertura:

4 de julho de 2012

Bonecos Marvel [ Mimo ]

Alê Nunes


Brinquedos Mimo foi uma das grandes empresas de seu segmento nos anos 80. Mas assim como muitas outras, não suportou a abertura do mercado nos anos 90 e a consequente concorrência dos brinquedos chineses. Felizmente, nos anos 2000, seus proprietários decidiram retomar a fabricação de brinquedos. Na ABRIN (Feira Brasileira de Brinquedos) de 2007, foi apresentado o licenciamento dos personagens Marvel, e em 2008 chegava às lojas o mais bem sucedido fruto dessa parceria: Bonecos em vinil, de 55 cm de altura do Homem-Aranha, totalmente desenvolvidos e produzidos no Brasil. Foram feitas duas versões do aracnídeo, uniforme regular (azul e vermelho) e uniforme negro, do filme Homem-Aranha 3. Ainda de olho no sucesso dos filmes da Marvel, vieram Coisa, Hulk, Wolverine, Thor (com martelo), Capitão América (com escudo) e Homem de Ferro. Este último inicialmente nas cores vermelha e amarela, posteriormente substituída pelo dourado. Os bonecos, apesar de não muito elaborados, são bem atraentes, pois são grandes e muito coloridos. Eles têm todo um estilo dos bonecos dos anos 80. As caixas são mais um acerto da Mimo, pois são bem decoradas e apresentam layout específico para cada personagem, o que confirma o cuidado que a empresa teve com a coleção. No entanto, se você estiver procurando por escultura muito detalhada, grande número de articulações e fidelidade na escala dos personagens, essa não é uma boa opção. Os bonecos da Mimo são brinquedos, na melhor acepção da palavra, e não peças de exposição.









Felizmente a Mimo não para de trazer novidades, e na ABRIN de 2012 apresentou dois novos protótipos: uma nova versão Hulk e Venon, o inimigo do Homem-Aranha e primeiro vilão da coleção. A comparação das duas versões do Hulk deixa clara a evolução da série e a expectativa de bonecos cada vez mais elaborados.


1 de julho de 2012

Volkswagem Bate e Volta [ Estrela ]

Alê Nunes


No final dos anos 70 a Estrela lançou sua primeira série de veículos com sistema “bate e volta”, movidos a pilha e inspirados em modelos fabricados no Brasil. Para este lançamento, o escolhido não poderia ter sido outro: o adorável Volkswagem Fusca. Foram três modelos de serviço, com luzes e sirene: Polícia, Bombeiro e Ambulância. E dois de passeio: Sedan e Camping. A série Fusca durou até o início da década de 80, e teve ao longo dos anos algumas atualizações de cor e decoração. Foi um grande sucesso entre os meninos da época!