Alê Nunes
Em 1986 a Editora Abril lançou a maxissérie Secret Wars (Guerras Secretas), que trazia uma história em que os principais heróis e vilões da Marvel eram transportados, por um ser superpoderoso, para um planeta distante para se enfrentar.
A última capa da primeira edição tinha a propaganda dos bonecos Secret Wars, que seriam lançados pela Gulliver, com uma tarja preta com o seguinte texto “Depois, ninguém mais será o mesmo! Nem você. Aguarde!”. Em poucas semanas, o “mistério” seria revelado e os brinquedos Secret Wars chegariam às lojas de brinquedo.
A coleção era composta por dez bonecos articulados, que vinham com base, escudo, arma (em alguns casos) e um mini gibi.
Homem-Aranha (uniforme regular)
Capitão América
Demolidor (que não fazia parte da história do gibi)
Homem de Ferro
Wolverine
Homem-Aranha (uniforme negro)
Dr. Destino
Kang
Magneto
Dr. Octopus
Quatro veículos, chamados de turbo-cycle, e dois castelos, um do Homem-Aranha e um do Dr. Destino (produzidos exclusivamente no Brasil), completavam a coleção.
Seguramente, ao lado da
Coleção Super Powers, a coleção Secret Wars foi um marco na produção nacional de figuras de ação de super-heróis. Veja abaixo texto extraído do encaderno Secret Wars (Panini 2008) explicando a relação entre os bonecos e o gibi:
Originalmente os bonecos Secret Wars foram fabricados pela Mattel, e alguns países produziram personagens diferentes dos que foram lançados pela Gulliver. Para maiores detalhes:
Secret Wars Archive
Na primeira vez que a maxissérie foi publicada pela Abril, a editora fez muitas alterações na história original, omitindo e alterando personagens. O motivo da “mutilação” foi a decisão da Gulliver lançar os bonecos mesmo que a cronologia das revistas no Brasil ainda não tivesse chegado ao ponto onde começavam as Guerras Secretas. Alguns personagens ainda não haviam sido apresentados ao público brasileiro e outros estavam em momentos distintos em suas histórias.
Veja
aqui as capas da revista lançada em 1986.