Gilson Sanches
O Batmóvel que utilizei para estas transformações foi o modelo produzido pela Corgi em 1966, na escala 1/43, ano de estreia do seriado "Batman", com Adam West e Burt Ward nos papéis de Batman e Robin, respectivamente. Este brinquedo é considerado por muitos colecionadores como a miniatura mais clássica e fiel ao original, já lançada até hoje! Este modelo, em bom estado, alcança valores altos em qualquer leilão onde é oferecido.
Minha intenção foi transformar este brinquedo em uma réplica mais fiel ao Batmóvel original do seriado de 1966. Iniciei este projeto em agosto/2004 e concluí em janeiro/2005. Inicialmente, procurei obter o máximo possível de fotos e informações, sendo que a maioria desses dados eu consegui via Internet.
Fotos de pesquisa.
A seguir, vou descrever passo-a-passo as principais modificações e alterações que foram feitas:
1. Desmontagem: Abrindo os seis rebites do chassi, usando o Dremell com uma pequena broca. Todos os mecanismos internos foram removidos, como o sistema de serra, lança-foguetes e imitação de chama que saía pela turbina.
Vista lateral.
Vista superior.
2. Fiz a retirada de toda a tinta das duas partes principais que compõe o Batmóvel, usando removedor e depois polimento usando o Dremell com escova de aço para retirar todos os resíduos de tinta, e deixar a superfície pronta para a aplicação do primer (fundo para tinta).
Parte baixa (assoalho) do Batmóvel.
3. Fiz a correção das imperfeições do metal com massa da Tamiya e fechamento das fendas da serra frontal, mecanismo de disparo dos foguetes, e do Bat-Scope (uma peça em X no capô, que acionava a serra), abertura do espaço dos faróis amarelos, para posterior colocação de novos, feitos em plástico transparente.
Vista frontal. Observem os faróis transparentes e amarelados.
4. Aplicação do primer e novas correções de imperfeições com massa Tamiya.
5. Pintura com aerógrafo das duas partes principais, com esmalte acrílico preto brilhante da Pactra. Os morcegos das portas foram pintados de branco, utilizando um stencil de plástico, depois a parte vermelha foi pintada a pincel. Para finalizar essa etapa, apliquei diversas camadas de verniz da Pactra. Os novos tubos lança-foguetes foram feitos com agulhas de injeções, no calibre adequado à escala.
Novos tubos do lança foguetes e "stencil" de morcego para as portas.
6. Os para-brisas originais eram azuis e estavam quebrados. Descobri na Internet que um americano chamado Eric Matheson (Email4Eric@networld.com) que vende réplicas de componentes desse Batmóvel. Adquiri com ele um novo para-brisa, porém, transparente. Fiz as correções e polimento e pintei os frames com tinta alumínio da "caneta" da Tamiya. O acabamento obtido é excelente, parece cromado.
Para-brisa e sirene novos, comparados com os originais.
7. O volante, painel e turbina foram modificados e pintados, seguindo as referências. Fiz uma nova sirene com plástico transparente, depois pintei com clear vermelho e alumínio.
Painel de instrumentos, pronto.
Direção, antena e luzes antirroubo.
Turbina e telefone, já com detalhes adicionados.
Extintor de incêndio e telefone.
8. Substituí as rodas antigas por novas e cromadas, retiradas de dois carrinhos Hot Wheels. Os quatro morceguinhos do centro das calotas foram feitos em plástico fino.
Rodas: novas (esq) e originais (dir).
9. Após todas as partes internas estarem prontas, pintadas e ajustadas, fechei as duas metades usando Super Bonder. No local embaixo, onde havia os rebites, coloquei cola Araldite para dar mais firmeza e solidez à montagem.
10. Para finalizar, fixei a antena que foi feita de fio de aço e um novo Bat-Scope feito em plástico e metal. Retoquei alguns pontos e passei uma camada de cera para dar brilho e proteção à pintura.
Antes
Original
Depois