16 de agosto de 2009

Falcon - 1977/1982 [ Estrela ]

Alê Nunes


Em 1977 a Estrela lançou do Brasil aquele que foi com certeza um dos mais queridos brinquedos dos garotos da época, o Falcon.

Sendo uma das primeiras figuras de ação produzidas no Brasil, o Falcon tinha 12 polegadas (cerca de 30 cm), cabelo de verdade, articulações no pescoço, braços, cintura e pernas, além de contar com uniformes para vários tipos de missões, veículos e uma infinidade de acessórios.

Logo de início foram lançadas duas versões, o moreno sem barba com uniforme verde e o moreno com barba e uniforme camuflado.


Apesar do aspecto militar o Falcon era um aventureiro e essa vocação se firmaria ao longo dos anos.

Em 1978 surgiria o Falcon loiro, já com roupas não militares.

Em 1979 foi lançado o “Olhos de Águia”. A partir de então todos os Falcons viriam com uma alavanca da nuca, que acionada, mexia os olhos do boneco. Nesse mesmo ano apareceria a versão ruiva.


O ano de 1980 marca a transição para a fase futurista, em que todo universo Falcon apresentaria aspectos mais ligados aos super-heróis e ficção científica. Surge nesse ano Torak, o inimigo, com clara inspiração em Darth Vader (Star Wars), Cilônicos (Galáctica) e outros vilões que faziam sucesso na época.


Em 1981 surge Condor, o aliado, e vários acessórios futuristas, como arma laser, escudo e capacete.

 

Em 1982 veio Roboy. E este foi também o último ano com novos modelos, que continuariam a ser produzidos por mais dois anos.


 

Existem algumas imagens de protótipos de novos modelos e novos personagens que seriam agregados à linha, mas que infelizmente nunca chegaram a ser produzidos.

Falcons e Laserman (dir.) não produzidos.

Triton (esq.) e Falcon (centro) não produzidos.

Ao longo de todos esses anos muitos acessórios foram lançados para o Falcon. Existiam cartelas, chamadas de “Aventuras”, que traziam novas armas, equipamentos e roupas para o herói.


Entre os veículos pode-se destacar o helicóptero e o jipe, como os mais desejados, mas além deles ainda existiam buggy, bote, tanque, etc.

Tamanho foi o sucesso dessa série que outros produtos como camisetas, histórias em quadrinhos, discos (vinil) com histórias e jogo de tabuleiro tiveram o Falcon como tema.

GI Joe Adventure Team é nome original dessa série, que foi produzida nos anos 70 pela Hasbro nos EUA.
Vale ressaltar que a Estrela não se prendeu aos modelos criados pela Hasbro. Torak, Condor, Roboy e alguns uniformes foram criados pela fábrica brasileira e lançados exclusivamente por aqui.

Em 1994 e 2000 a Estrela lançou novas séries do Falcon, mas que não contavam com cabelo/barba de verdade, olhos de águia e muitos dos itens que garantiram o sucesso do original.

12 comentários:

  1. Impressionante!
    O coração viajou no tempo...
    Você teria uma indicação de onde comprar um Falcon usado?

    Parabéns pelo blog ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Fat Toro. Infelizmente não conheço nenhum vendedor, mas no Mercado Livre vc pode encontrar alguns para vender. Se vc estiver em SP, também tem como opção a galeria da 7 de abril. Abs

    ResponderExcluir
  3. Tucano,

    Se você chegou aqui... Não, o helicóptero não voava sozinho !!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela avalanche de lembranças... Como eu curti esse brinquedo, nem me lembrava mais o quanto! Excelente blog!

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que o Falco foi saindo de linha aos poucos e entrando o Comandos em Ação.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal. Se alguém tiver Falcon inteiro ou danificado e quiser vender, entra em contato comigo: mmonteiro80@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. minha maior frustaçao quando criança, hj com 44 anos ainda desjo ter um falcon obj pela lembrança

    ResponderExcluir
  8. tem peças ou brinquedos falcon para vender ? ou conheçe alguem que tenha ?

    alemaoacg@gmail.com

    valeu ..abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá, amigo. Atualmente o melhor lugar para buscar itens do Falcon é o Mercado Livre. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado. Comprei ontem o relançamento do falcon futurista raio laser paralisante. Gostei muito mas pensei que era um modelo de 2017. Fiquei feliz em saber que existia já em 82.

    ResponderExcluir