26 de agosto de 2019

Barbie Fashionista 2019 - Review Barbies inclusivas

Ricardo Beluchi

Antes de mais nada, gostaria de salientar que não me considero colecionador de Barbies, nada contra quem coleciona, muito pelo contrário: Até tenho algumas para fazer minhas foto-estórias do Falcon.
Mas infelizmente, não posso falar muito sobre a coleção, pois não tenho o conhecimento necessário sobre a linha para tal.
Bem, isto posto vamos lá:

Há algum tempo atrás, soube que a Mattel estava trabalhando em novos modelos de Barbies, buscando sair do estereótipo comum de corpo perfeito e buscando trazer mais representatividade para todas as meninas, altas, baixas, magras, acima do peso, todas as etnias etc...legal esse trabalho e parece que tem caído no gosto do público. Eu mesmo comprei uma "mais cheinha" para ser a parceira de um Falcon, a qual minha esposa apelidou carinhosamente de "porpeta". Rsrsrs


Mas o que mais me chamou a atenção foram duas bonecas lançadas em 2019 na linha Fashionista: As Barbies com necessidades especiais: Uma cadeirante e uma que possui uma prótese na perna. Mais inclusivas que isso impossível!

 



Achei sensacional esse lançamento, então resolvi adquirir ambas e fazer um review, afinal estas figuras merecem ser vistas e admiradas.
Sem mais delongas vamos as fotos:

As duas ainda na caixa, embalagem padrão da coleção.

A cadeirante vem com uma cadeira de rodas e uma rampa de acesso. A boneca é uma "Made to Move" aquele corpo totalmente articulado que aqui ganhou o nome "Feita para Mexer".

A cadeira é muito bem feita, cheia de detalhes. Tem até os freios, para travar as rodas.

A rampa de acesso.

Detalhes:


Aqui vemos o modelo com a prótese. Infelizmente não é muito articulada como uma Made to Move, mas é muito bem feita.

A prótese em si. A cor seria para simular uma prótese em titânio penso eu. A escultura é bem legal e detalhada.





Um detalhe que me chamou a atenção é que a prótese é removível. Mais um ponto positivo para a Mattel.

Detalhes da escultura.


Aqui podemos ver as meninas fora das caixas e prontas para a ação!


Veredito:
Como falei, não conheço quase nada sobre a linha, então não posso entrar em detalhes quanto a acessórios, qualidade, esculturas, etc...mas posso passar as impressões como leigo e como colecionador de brinquedos em geral.
Gostei muito do trabalho e delicadeza que a Mattel dedicou a um tema tão complexo e tão em evidência hoje em dia.
Vale ressaltar que também saiu uma versão afrodescendente da cadeirante, mas parece que ainda não apareceu nas lojas brasileiras, mesmo a loira foi difícil encontrar e tive que rodar em várias lojas durante quase 15 dias para encontrar. A morena com prótese encontrei apenas em uma loja e tive a sorte da vendedora lembrar que ainda "tinha uma no estoque", pois não estava na prateleira junto com as outras.
Não sei se esses dois modelos estão vindo poucos para cá, ou se a procura está muito grande.
Fico na torcida para ser a segunda opção e que venha novos modelos assim.

Abraços a todos vocês, queridos leitores!


16 de agosto de 2019

Falcon Nautilus - Missão Abrolhos

Ricardo Beluchi





Como já comentei em outros reviews, a Brinquedos Estrela relançou o Falcon em 2017. 
Trouxe de volta o Turbocóptero e uma aventura "inédita": Explorador - Expedição na Amazônia. Foi um sucesso tão grande que no natal do mesmo ano, tivemos mais um lançamento: Salto Fantástico!

Os dois primeiros modelos dessa nova coleção.


Eis que veio 2018 e na Abrin do mesmo ano foi anunciado que novidades estavam a caminho...
Viriam Tesouro Submarino e Torak! Como bônus ainda tivemos o relançamento do Jipe clássico.

Torak, o campeão de pedidos no SAC da Estrela, arqui-inimigo do Falcon!

O clássico Jipe de Aventuras

Tesouro Submarino - A chegada do Falcon Loiro!


Passada a euforia inicial as vendas tiveram uma queda e a linha corria o risco de ser cancelada.


Então em outubro do mesmo ano, na convenção anual de colecionadores de Falcon, GI Joe e Comandos em Ação, a BRAJOES, na qual a Estrela esteve presente e apresentou seu novo conceito de vendas e lançamentos: A partir de dezembro de 2018 o Falcon seria lançado apenas em edições limitadas, numeradas e seria vendido apenas pelo E-Commerce da Estrela em seu site. Não haveria mais relançamentos, apenas aventuras inéditas.


E assim foi: em dezembro chegaram os três modelos da chamada Missão Heroica: Alpinista, Soldado de Elite e Resgate na Neve. Foram disponibilizadas 400 unidades de cada, que foram vendidas em menos de duas horas e se esgotaram.






Os primeiros exclusivos e limitados!


Entrou 2019, veio a Abrin e a Estrela informa que não divulgaria mais as novidades do Falcon no evento por ele não ser mais um produto comercializado no varejo e demais lojistas, assim nós colecionadores ficamos sem notícias oficiais até meados de junho/julho quando a empresa começou a dar pistas sobre seu novo lançamento: Falcon Nautilus - Missão Abrolhos!





Nosso já querido Abrolhos chegou em agosto já dividindo opiniões e agora vamos conhecer melhor o aventureiro do mar!

Então chega de papo e vamos ao review:

Caixa:
As caixas são de um cuidado excepcional como sempre, graças ao maravilhoso trabalho do grande artista Marcelo Peron, um apaixonado por Falcon e um dos mais antigos colecionadores brasileiros.





Dizem que esse "Falcon" lembra o ator Lázaro Ramos. Será? O que acham?

Agora vamos ao boneco em si:












Comparação entre as versões 2019 e 2017.

O boneco em si, um dos mais bonitos da coleção! A Estrela caprichou nesse!



Pela primeira vez na história da coleção no Brasil tivemos o lançamento de um Falcon afrodescendente. Ao contrário dos outros países que possuem diversas etnias, dentre negros, brancos, indígenas e asiáticos, a Estrela até então só havia fabricado figuras caucasianas, moreno, loiro, ruivo, com barba, sem...mas todos com pele clara.
Só essa novidade já garante a compra e torna-o um (ou mais de um) item obrigatório na coleção de qualquer Falconmaníaco!


Acessórios:

Aqui temos o grande ponto negativo e assunto que está trazendo polêmicas e discussões nas redes sociais:
Os acessórios. Ou a falta deles.
Vejam bem, um dos destaques do Falcon, é que ele sempre foi um herói, aventureiro, explorador...pronto a enfrentar os maiores desafios, sejam humanos, espaciais ou da natureza...
Este kit de aventuras não poderia ser mais básico: Macacão de neoprene, máscara, pés-de-pato e cilindro de oxigênio.
Nem uma faquinha, um arpão, um relógio de profundidade...nada...
Dito isto, qual seria a "Missão Abrolhos"? Uma desculpa do nosso herói para dar uma escapada e relaxar em águas cristalinas? Enfim...


O equipamento da Discórdia. E é só isso...se comparado ao Tesouro Submarino que custava o mesmo valor e trouxe uma pancada a mais de acessórios (inclusive de metal) dá para entender a indignação de alguns...


O cilindro de oxigênio é o mesmo molde do vintage, velho conhecido nosso, mas descobri que é praticamente impossível colocar o cilindro nas costas do boneco com essas alças e o macacão de mergulho. Elas são muito curtas, foram projetadas para a roupa de borracha dos anos 70, essa nova é muito mais grossa devido ao tecido.


Quase arrebentei a articulação do ombro do boneco para colocar e fazer essas fotos. E não, não fiz nada de errado, todos estão tendo o mesmo problema!
Bola fora em Estrela? O cinto do Tesouro Submarino se auto-destrói mesmo dentro da caixa lacrada, agora as alças do cilindro de oxigênio do Abrolhos não serve...acho que alguém na empresa não gosta de aventuras aquáticas.

O macacão de neoprene é bem legal e com um detalhe interessante nas costas. Curti muito. O tom de verde da gola, com o preto deu um aspecto moderno e clean. 

Quem tem TOC (me incluo) vai ter um ataque com esse logo CA completamente torto. Os meus dois vieram assim e todos que eu vi até agora também.
Segundo informações, essa logo torto foi proposital, segundo um novo "conceito". Sei...



Vou tentar ajeitar depois com calma.

Novo Conceito? Hummm, então tá...


Outro ponto negativo, que muita gente reparou é a máscara, que mais parece um óculos de EPI que uma de mergulho. Mas confesso que achei mais legal que as vintages.


Aqui podemos ver a máscara de EPI, ops, digo, digo, de mergulho e o novo logo "Conceito". kkkk


Pois é galera, não tem mais o que comentar. A aventura é só isso.


Considerações/Veredito:


Pelo valor cobrado poderiam vir mais acessórios e depois do caso crônico do cinto do Tesouro Submarino, DEVERIAM ter mais cuidado na confecção dos mesmos. 
Mas só pela figura histórica e inédita já vale a pena. 
No mais, saldo extremamente positivo! 
Bola dentro Estrela!!

Aproveitando, gostaria de convidar a todos para participarem e prestigiarem a edição 2019 da Brajoes, Convenção Brasileira de colecionadores de Falcon, GI Joe e Comandos em Ação, abaixo o banner com maiores detalhes!




Quem quiser ver mais fotos do Falcon Missão Abrolhos e outros, não deixe de seguir o perfil do Instagram e a página do Facebook  "As Aventuras de Falcon e seus Amigos"!

Instagram: FalconBeluchi_Oficial


Facebook: As Aventuras de Falcon e seus amigos!

As Aventuras de Falcon e seus Amigos






7 de agosto de 2019

THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES: Super-heróis e super vilões mais icônicos da DC chegam ao Brasil

Press Release


A maior exposição LEGO® do Mundo, inspirada em Batman, Superman e Mulher Maravilha, com mais de 120 impressionantes obras de arte, chega ao Brasil em setembro após sucesso retumbante na Europa.

Criada pelo artista Nathan Sawaya com mais de 2 milhões de blocos LEGO®, a Mostra será exibida na OCA em São Paulo e faz parte da celebração, em 2019, do aniversário de 80 anos de Batman.

Ingressos já estarão à venda a partir de segunda-feira, 12 de agosto, em www.livepass.com.br




6 de agosto de 2019

Team Force Heroes - Tecnil Brinquedos

Ricardo Beluchi


Boa tarde galera!
Quem vos fala (ou melhor, escreve, rsrsrs) é seu amigo Ricardo, trazendo mais um review de uma coleção nacional de bonecos!

Sou um colecionador muito "eclético", gosto das mais diversas linhas de brinquedos, dos mais sofisticados aos mais simples. Acho que todo brinquedo, quando criado com carinho e boa vontade, por mais simples que seja, tem seu mérito! Claro, salvo algumas situações que os brinquedos são obviamente caça-níqueis, apenas querendo aproveitar uma moda ou uma franquia...(viu saxofone do Thanos? Pois é, fico imaginando no meio da batalha contra os Vingadores, o Thanos tocando um jazz...bom, melhor parar por aqui...





Foco Ricardão! Vamos voltar ao assunto que me traz aqui hoje!

Há algum tempo eu tinha visto uma linha de bonecos em algumas lojas com o chamativo nome de TF Heroes...eram bonecos em vinil, bem básicos, mas acabei não dando muita atenção...


No fim do ano passado as redes sociais foram tomadas de assalto pela informação que uma empresa de brinquedos nacional, a até então desconhecida dos colecionadores, Tecnil Brinquedos iria lançar um boneco exclusivo do personagem O Doutrinador (herói 100% nacional).
Eu comprei um exemplar para ver o que achava da figura. Gostei demais, fiz um review que pode ser conferido aqui: Review O Doutrinador - Tecnil Brinquedos






Ao pesquisar sobre o fabricante para a matéria que eu estava escrevendo, acabei descobrindo que aqueles bonecos básicos eram da mesma empresa e isso me chamou a atenção.
Eis que acompanhando a Abrin 2019 me deparo novamente com essa coleção!
Fui atrás de informações e descobri que a Tecnil não estava apenas fazendo uns "Max Steel genéricos" ela criou todo um Background para a coleção, desenvolveu uma história, deu personalidade aos bonecos, algo como a Estrela e a Gulliver fizeram nos anos 80 e 90 com os Comandos em Ação e SOS Commandos, respectivamente. Isso para mim, é o grande diferencial da coleção!






Mas chega de lenga-lenga, vamos ao review!!


Embalagem:

Frente da caixa: cheia de informações e com uma arte muito bonita!

Parte de trás: um breve relato sobre a história principal e abaixo uma imagem da equipe completa (até onde sei, os dois da direita ainda não saíram)



Parte de cima: traz uma arte bem legal!



Aqui encontramos os dados do fabricante e outras informações.



Os Bonecos:


Os bonecos são fabricados em vinil flexível e muito resistente. Ótimos para a molecada brincar sem medo de quebrar. Possuem cerca de 30cm, ou seja, estão na escala 1/6.
O ponto negativo é que a pintura poderia ser um pouco mais caprichada, mas nada que tire os méritos do brinquedo.

Na esquerda, o herói Wolfman e na direita, o misterioso (será um vilão? um anti-herói?) Dark Spy.
Ambos partilham o mesmo molde de corpo, porém com pintura diferentes.

O Herói e líder da equipe, Wolfman!


Aqui podemos ver o padrão de articulações, que segue o mesmo do Doutrinador: Ombros, pescoço e cintura.
Esse padrão de quatro pontos de articulação é muito usado até hoje no Japão por empresas como Bandai e Banpresto que mantém uma linha de heróis nipônicos e tokusatsus!

Falando em heróis nipônicos, um dos detalhes mais legais realmente é que a Tecnil claramente se inspirou em animês e mangás, pois o protagonista além dos traços característicos orientais tem todo  o "jeitão" deste tipo de herói.
Ponto positivo Tecnil!

Dark Spy: Cara, com um visual desses não precisa de mais nada! O corpo e articulações são os mesmos do Wolfman, então o que posso acrescentar aqui é a escultura da cabeça, que dá um ar misterioso e imponente para a figura.


Essa cabeça é demais! Muito bem esculpida! Como citei anteriormente, a pintura poderia ser um pouco melhor, vejam a falha no visor esquerdo.


Comparações de tamanho e proporção na escala 1/6:

Nesta foto podemos ver os Team Force ao lado do Doutrinador, também da Tecnil Brinquedos.

Aqui ao lado do maior ícone brasileiro dos brinquedos de meninos: O bom e velho Falcon, da Brinquedos Estrela.

Dark Spy e Torak (o inimigo mortal do Falcon?)
Se esses dois se unirem nossos heróis terão um grande desafio pela frente!

"Seja bem-vindo garoto, tenho certeza que você e sua equipe vão se sair muito bem!"
Wolfman recebendo as boas-vindas do grande Falcon! Agora a coisa ficou séria para a bandidagem!






Quadrinhos e outra mídias:

Como citei no começo deste artigo, a Tecnil realmente acertou em criar um "universo", uma história, um background para os personagens! Isso dá vida e personalidade para os brinquedos, os tornam únicos e não mais um boneco genérico qualquer.
E eles fizeram algo bem legal, para conquistar a molecada mesmo!
Cada caixa dessas vem com uma revistinha contando uma história que apresenta os personagens (e que também pode ser baixada gratuitamente no site deles: https://tfheroes.com.br/

E para completar, ainda disponilizaram na Google Play um game para Android muito divertido no velho estilo "beat n' up" que fez tanto sucesso nos anos 90!

O "gibizinho" que veio com os bonecos!
Não via isso desde a época dos Super Powers Estrela ou Sos Commandos Gulliver!
A nostalgia bateu forte aqui!

Gostaria de saber quem desenhou.
A arte está muito bonita, a narrativa tem alguns tropeços, mas a simplicidade cativa a molecada e ajuda os pequenos a entenderem melhor.

Mangá puro!!
Estava só esperando o Wolfiman gritar o nome do golpe! Rsrsrrs




Veredito:
Eu gostei demais, até falei com minha esposa ontem, apesar da simplicidade dos bonecos, a falta de articulações e falhas na pintura não diminuem em nada a graça dessa coleção!
A Tecnil capricou na concepção, estilo, artes, dos bonecos, fez uma história muito legal, com o diferencial de se passar no Brasil, na nossa realidade, como forma das crianças de hoje verem refletidas seus cotidianos e não apenas ficarem a mercê de tramas e situações estrangeiras.
Assim a linha TF Heroes revela-se um grande acerto e uma aposta no mercado nacional, com produção aqui, gerando empregos e fazendo a roda da economia girar!
Falta eu comprar o Bomber, assim que eu adquirir atualizo esse review com a equipe completa, ok? ;)
E depois é ficar na espera para os novos integrantes  mostrados na Abrin aparecerem nas lojas!



Bem pessoal, é isso.
Espero que tenham gostado.
Estou aberto a críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Um forte abraço a todos!