20 de março de 2012

Os 60 anos do Sr. Cabeça de Batata

Heloisa Ferreira


Em 1995, chegava aos cinemas a deliciosa animação infantil Toy Story, da Pixar. Com a produção, um dos personagens da trama, Sr. Cabeça de Batata, tornou-se conhecido por milhares de crianças que ainda não haviam tido a oportunidade de ter o brinquedo. A procura voltou a crescer em lojas especializadas e a Hasbro resolveu voltar a produzir a peça com força total, com suas milhares de variações. Mas a história desse simpático brinquedo é muito mais antiga do que as aventuras de Buzz Lightyear e Woody.

New York, New York

Criado em 1952, em Nova York, por George Lerner, o Sr. Cabeça de Batata era inspirado em um brinquedo mais antigo ainda chamado de “Make a Face”, que usava uma batata de verdade como molde para que se espetassem nela bocas, olhos e outros apetrechos para dar-lhe feição. A idéia foi inicialmente oferecida a uma empresa de cereal, que pretendia fazer uma promoção em que peças do brinquedo viessem de brinde nas caixas de seu produto. A tática não deu muito certo e o inventor resolveu vendeu a idéia para os irmãos Hassenfeld, de Rhode Island, donos da empresa de brinquedos Hasbro Inc..

A primeira leva dos brinquedos feitos pela Hasbro sugeria que a criança usasse vegetais ou frutas de verdade para colocar as partes de plástico. Mais de 4 milhões de dólares em brinquedos foram vendidos no primeiro ano de vida do personagem. Em 1953, outros vegetais passaram a fazer parte da “Família Cabeça de Batata”. Apenas em 1964 o corpo de plástico passou a ser incluido no kit do brinquedo.

Ainda na década de 1960, os Tooty Fruity Friends foram adicionados a turma do personagem. Entre os novos amigos da batata estavam Pete the Pepper (um pimentão), Oscar the Orange (uma laranja), Cooky the Cucumber (um pepino) e Katie Carriot (uma cenoura). Outros amigos menos nutritivos também foram adicionados a turma na mesma época. Eram os Picnic Pals, que contavam com Willy Burger, Frenchy Fry e Franky Frank. Essa linha ganhou alguns itens diferenciados, como olhos da cor de mostarda e ketchup, além de rostinhos de cebolas e de pickles.

Em 1966, já conhecido por toda uma geração de pimpolhos, o Sr. Cabeça de Batata ganhou uma companheira, a Sra. Cabeça de Batata.

O brinquedo e suas peças dobraram de tamanho em 1974, quando as regras de segurança em brinquedos para crianças ficaram mais rigorosas nos Estados Unidos. Pelo mesmo motivo, a Hasbro criou um sistema que impedia que qualquer peça pudesse ser colocada em qualquer um dos buraquinhos do brinquedo. Essa limitação a criatividade só terminou na década de 1980.

Muitos convidados especiais

No final da década de 1960, o Sr. Cabeça de Batata também ganhou a companhia de diversos personagens durante sua história, como o palhaço Bozo e o Pato Donald. Atualmente é possível encontrar nas lojas da Disney World uma série de itens exclusivos relativos ao mundo Disney para o personagem, como as sandálias de Hércules, o chapéu de Donald, as orelhas de Mickey, etc.

Novidades de uma galáxia muito distante

Em 2005, a Hasbro criou uma nova versão do Sr. Cabeça de Batata em comemoração ao lançamento do terceiro episódio de “Star Wars”. Entre os novos itens estavam Darth Tater, um Spud Trooper e Artoo-Potatoo, com um holograma da Princesa Tater.

Atualmente é possível encontrar versões do brinquedos dos blockbusters do cinema, como Batman, Jornada nas Estrelas, Indiana Jones e até de pessoas da “vida real”, como os integrantes da banda Kiss ou esportistas conhecidos nos EUA.

Curiosidades amassadas

O Sr. Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo a ganhar uma propaganda na televisão.

Em 1985, o Sr. Cabeça de Batata teve cinco votos na eleição para prefeito em Boise, Idaho, nos Estados Unidos.

O Sr. Cabeça de Batata teve um desenho só seu na Fox Kids na década de 1990.

O personagem ganhou uma tirinha desenhada por Jim Davis, o mesmo criador de Garfield.

A batata mais simpática da América também foi garota-propaganda das fritas do Burger King.

Quando começou a ser vendido, o brinquedo contava com um cachimbo como um de seus itens. Mas em 1987, o Sr. Cabeça de Batata não apenas deixou de usá-lo como também se tornou símbolo de uma campanha contra o fumo.

Por ser um dos filhos mais famosos de Rhode Island, o Sr. Cabeça de Batata foi nomeado como um dos embaixadores de turismo do local.

Deliciosos purês:

http://www.mrpotatohead.net – site de um colecionador ferrenho do Sr. Cabeça de Batata

http://www.spudstravels.com/ - site de um amante do brinquedo que o leva para todas as viagens que faz.   Com o tempo, outras pessoas começaram a colaborar com a idéia e a enviar para o endereço fotos de seus brinquedos em pontos turísticos pelo mundo.

Antigos

















Modernos



Produtos relacionados




9 de março de 2012

Super-herói até no nome

A Revista Metrópole, encarte do Jornal "Correio Popular", principal jornal da cidade de Campinas, trouxe uma matéria com nosso amigo Doug Bathmann.
Edição de 04/03/2012
Por Karina Fusco
Foto de Carlos Souza Ramos/AAN