31 de outubro de 2004

Robin Hood

Marcelo Volcato

Robin Hood foi certamente o soldadinho com maior número de versões na história dos soldadinhos de plástico. É mais fácil dizer quais fabricantes não fizeram figuras de Robin Hood e dos seus "merry men" ("rapazes alegres", sem malícia, por favor!), do que mencionar aqueles que os fizeram. Ainda assim me arrisco uma breve listagem: Marx (2 versões), MPC, Tim-Mee, Payton, PPC, Ken Toys, Cherilea, Charbens, Britains (2 versões), Starlux, Dulcop, Elastolin, Airfix (em escala 1/72), etc... A própria Conte Collectibles, líder mundial da fabricação de soldadinhos na atualidade, está trabalhando numa versão (em metal e plástico) para lançamento em 2005. A foto prova que as figuras da Conte serão espetaculares! 

Figura do próprio Robin da Conte,
prevista para ser lançada em 2005

Não é de surpreender, portanto, que um fabricante tão importante como a Britains tenha se arriscado a fazer duas séries diferentes homenageando o mais lendário dos ladrões medievais. A primeira versão, ainda dos anos 60, da linha Herald, trazia apenas cinco figuras: Robin, sua namorada Marian, Frei Tuck, João Pequeno, e uma bela pose do Xerife de Nottingham a cavalo. 

Primeira coleção da linha Herald

Essas figuras fizeram muito sucesso por alguns anos, mas quando a Britains lançou a linha Deetail, com bases metálicas (mais sobre essas bases em um próximo artigo), foram aposentadas como o resto das figuras Herald. Assim se passaram alguns anos, até que por volta de 1978, Peter Cole, escultor das figuras Britains Deetail, recebeu a encomenda de preparar um novo conjunto de soldadinhos de Robin Hood. A idéia era tentar aumentar as vendas, em queda no final dos anos 70, lançando alguma coisa que já tivesse provado vender bem no passado. Peter não se intimidou com possíveis comparações com o antigo e famoso antecessor. Ele não apenas criou as figuras de Robin e do seu bando, sentindo que o Xerife, injustamente, nunca recebia soldadinhos para lutar ao seu lado, ele os fez também. Seu projeto final incluía cinco figuras do bando: Robin, Marian, Frei Tuck, João Pequeno e Will Scarlett. Além disso, 10 figuras para o Xerife: O Xerife, Sir Guy of Guisborne, mais oito soldados. O projeto não saiu do papel, considerado muito caro, ficou 13 longos anos em alguma gaveta... 

Em 1991, contudo, Kevin Costner, provavelmente o astro mais popular de Hollywood nos anos 90, lança uma nova versão da imortal história de Robin Hood. 

Kevin Costner em sua nova versão
 da imortal história de Robin Hood

Com o sucesso do filme, e recuperada da crise de tantos anos atrás, a Britains decidiu arriscar, e pela primeira vez em 10 anos, novas figuras eram lançadas na série Deetail: Robin Hood e seu bando! Mas, apesar de manter todos os personagens principais no lançamento em 1992, a Britains substitui os homens do Xerife por frustrantes "turcos" (ou storm knights), figuras em nada relacionadas à história, mas facilmente disponíveis desde 1971. Assim, a série era composta por: Robin, Marian, Frei Tuck, João Pequeno, Will Scarlett, o Xerife e Sir Guy. Lançando essas figuras numa coleção de "blister packs" baratos, o sucesso foi enorme! Enorme também foi à frustração de Peter Cole. Afinal, sua ideia original era dar ao Xerife uns capangas para combater Robin Hood, mas isso teria que esperar... 

As novas figuras lançadas na série Deetail:
Robin Hood e seu bando...

...e os frustrantes "turcos" ( ou storm knights ) que
 substituíram os homens do Xerife de Nottingham

As figuras da Britains de Robin Hood,
Marian e Frei Tuck




O ano é 1999. Peter sai da Britains e junto com amigos funda a Replicants. Uma fábrica de soldadinhos com a idéia de criar figuras em resina plástica (mais caras, mas mais fáceis de fabricar), para completar linhas disponíveis de outros fabricantes. Depois de vários sets de sucesso, em 2002, Peter vinga-se de sua frustração de 24 anos! Lança o primeiro set, logo seguido pelo segundo, meses mais tarde, de soldados do Xerife. As esculturas espetaculares de Peter incluíam, entre outros: um carrasco com machado e pisando no cepo (esperando uma vítima inocente?), e um soldado com uma tocha (queimando uma casa de alguém que não pagou os impostos?). 

Peter levou 24 anos para conseguir dar aos colecionadores a primeira série de "Sherriff of Nottingham's men" da história dos soldadinhos. Naturalmente tratou-se de um enorme sucesso! Qual colecionador dedicado poderia deixar de tê-las em sua coleção? Perseverança, além do talento de Peter, fizeram toda a diferença. 

Primeira série de "Sherriff of Nottingham's men" da história dos soldadinhos da Replicants de Peter Cole:


24 de outubro de 2004

Louie´s Beauties [ Marx Toys ]

Marcelo Volcato


Louis Marx & Co. foi a maior fábrica de brinquedos dos Estados Unidos por 5 décadas. Fundada por Louis Marx em 1919, a Marx fabricava desde soldadinhos até bicicletas. Passando por bonecas, jogos, quebra-cabeças, etc... Brinquedos de madeira, metal e plástico. Nenhum tipo de brinquedo deixou de ser fabricado por eles. Diz a lenda que o primeiro Autorama, o primeiro Forte Apache e o primeiro Postinho de Gasolina foram todos criados por essa empresa gigantesca. As primeiras "Action Figures" também apareceram nas linhas de montagem da Marx, em plenos anos 50!

Louie (apelido de Louis Marx) dirigiu a fábrica com criatividade e inovações até sua morte em 1971. Em 1978, passando por dificuldades, a Marx fechou as portas. Nem tudo estava perdido, contudo, e nos anos 90, adquirida por um empresário que brincou com brinquedos Marx durante a infância, e deu brinquedos Marx para os seus filhos brincar, ela foi reaberta. Ainda hoje seus brinquedos, com uma nítida aparência "vintage", continuam fazendo enorme sucesso com crianças cujos avós não tinham nem nascido quando Louis Marx a fundou! Uma autêntica história de sucesso que atravessou quatro gerações de crianças.

Os anos 50 foram o apogeu de Louie. Seus brinquedos vendiam como nunca e em 1955 ele apareceu na capa da influente revista "Time", fazendo sombra para ninguém mais, ninguém menos que o próprio Papai Noel! Foi no início dos anos 50 que esse pioneiro começou a fabricar soldadinhos.

A capa da revista Times de 1955 com Louis Marx como Papai Noel

Sem muita experiência, seu primeiro playset (O Álamo) trazia texanos lutando contra índios! Isso porque ninguém ainda tinha criado soldadinhos de mexicanos... Claro, foi Louie quem fez o primeiro Álamo com mexicanos, um ano mais tarde.

Contam aqueles íntimos com a história dessa maravilhosa empresa, que um belo dia nos anos 60, Louie percebeu que ele tinha um problema nas mãos. Seus representantes comerciais visitavam milhares de lojas pelos Estados Unidos inteiros, e recebiam, para distribuir como brinde aos compradores, soldadinhos de 60mm. Robin Hood, Rei Artur, Guerra Civil Americana, Egípcios, Romanos, etc... Louie mandava de tudo como brinde, mas... Os fregueses nunca os recebiam! Os brinquedos eram tão bonitos que os representantes os davam como presentes para seus próprios filhos! O que fazer?

Um outro empresário menos criativo e inteligente, poderia ter demitido um ou dois representantes como exemplo, ameaçado os funcionários, etc... Nada disso estava de acordo com o caráter de Louie. A solução dele? As "Louie´s Beauties"! Em bom Português, as "Gostosas do Louie". Um conjunto de oito figuras em 60mm de mulheres em diferentes poses, mas todas seminuas! Qual o pai, em plenos anos 60, que daria um brinquedo de uma empregadinha francesa (de bunda de fora) mandando um beijinho? Ou de uma dançarina de Hula-Hula com flores mal cobrindo os seios? Ou ainda uma mulher retirando a parte de cima do biquíni? Nenhum, óbvio! E assim as "Louie Beauties" tornaram-se as mais famosas figuras NUNCA lançadas pela Marx. Afinal, só serviram de brinde...

Atualmente uma coleção completa original em excelente estado não sai por menos de uns US$ 500.00! Ainda bem que existem "recasts", pois os moldes ainda estão por aí, funcionando a pleno vapor. Da última vez que as vi, custavam US$ 40.00, por um set de oito. Alguém se habilita? 

Abaixo algumas fotos das "Louie Beauties!".


Acampamento Apache

Marcos Guazzelli

A tribo de índios apaches ganhou notoriedade em função de filmes de sucesso como Fort Apache (John Ford - 1948) e, principalmente, da série de televisão Rin Tin Tin. Embora outras tribos norte-americanas talvez tenham aspectos mais relevantes do ponto de vista da história dos Estados Unidos, os apaches são mais "famosos".

Chefes apaches notórios foram, entre outros, Cochise e Gerônimo. Os apaches foram a última tribo a se render oficialmente ao governo americano em 1886 (embora os sioux/dakota tenham enfrentado o exército pela última vez em 1890 na batalha de Wounded Knee).

O sucesso da série de brinquedos da Casablanca iniciou com o "Forte Apache" em 1964, mas logo o público consumidor precisava de novos conjuntos que pudessem ser integrados nas brincadeiras, ampliando o universo possível de aventuras. O "Acampamento Apache" veio nesta linha, foi um grande sucesso, e foi produzido por mais de 30 anos.

O nome apache veio na esteira da notoriedade da tribo e do sucesso do "Forte Apache", mas o novo brinquedo acabou por fazer confusões históricas:

O "Acampamento Apache" trazia no conjunto chefes de outras tribos, como Touro sentado e Cavalo Louco (também aproveitando a notoriedade destes personagens);

Os índios do "Acampamento Apache" utilizavam tanto roupas apaches como roupas de outras tribos;

As tendas do "Acampamento Apache" não eram do modelo efetivamente utilizado pela tribo apache;

O "Acampamento Apache" tinha um totem, característico das tribos mais do norte dos Estados Unidos.
Estes são apenas alguns exemplos de confusão histórica, mas outros podem ser identificados.

Casablanca

Lançado entre 1966 e 1967.

Como já mencionado em artigos anteriores, a Casablanca era preocupada com os detalhes do brinquedo. Todas as figuras eram numeradas para que fossem identificadas pelo nome. A relação com os números e nomes das figuras, em papel amarelo, vinha colada no fundo das caixas.

As figuras integrantes do "Acampamento Apache Casablanca" eram:

005 - Chefe índio
006 - Arqueiro índio
007 - Índio
009 - Índio Pulador
016 - Índio Falcão Negro
051 - Jerônimo
052 - Índio Grande Conselheiro
053 - Índio Touro Sentado
054 - Índio Adorador
055 - Índio Caçador
056 - Índio Atirador
057 - Índio Escudo Dourado
058 - Índio Pena Branca
059 - Índio Zorro Gris
060 - Cacique índio
061 - Índio Lanceiro
062 - Índio Cavalo Louco
100 - Sitting Bull (note-se que Sitting Bull é Touro Sentado em inglês; desta forma o famoso chefe era representado em duas figuras - 053 e 100)
101 - Feiticeiro da tribo
102 - Índio Urso Alto
103 - Índio Grande Alce
104 - Índio
105 - Índio
106 - Índio Alce Veloz
107 - Índio
108 - Índio Coiote Cinzento
109 - Índio atirando encostado na pedra
110 - Índio de montar
111 - Índio
113 - Índio Cochise
114 - Jovem Índia Raio de Sol
132 - Índio Mão Amarela
133 - Índio Flecha Certeira
134 - Índio Cavalo Bravo
135 - Índia Velha
136 - Índio Bruxo
137 - Índio Grande Trovão
138 - Índio Renegado
139 - Índio Flecha Vermelha

O "Acampamento Apache da Casablanca" vinha com uma base de papel representando um terreno da planície, com um rio para as canoas. O acampamento era montado sobre esta base. A base existiu em duas versões - redonda e quadrada. Ambas podem ser vistas nas fotos abaixo, sendo que a base redonda mostrada na foto é da coleção do meu amigo Raul de Belo Horizonte.

Havia dois modelos de cabana - uma mais alta, cônica, circular, com três ponteiras, denominada cabana índia. Outra menor, com 10 ponteiras denominada cabana de chefe. Geralmente o conjunto era composto por 4 cabanas índias e 2 cabanas de chefe. Ambos os modelos de cabana aparecem na foto abaixo.

Compunha ainda o acampamento: canoas, fogueira, cercado para cavalos, totem e jangada de madeira.

De acordo com informações que obtive, a jangada de madeira era feita para aproveitar sobras de madeira da linha de produção da Casablanca.

Ao todo, o "Acampamento Apache Casablanca" vinha com 34 figuras. Todos os itens integrantes do acampamento podiam ser encontrados de forma avulsa.

Sou apaixonado pelas ilustrações das caixas dos brinquedos Casablanca e Gulliver, mas duas ilustrações não consegui ainda obter: a do "Acampamento Apache Casablanca" e a do conjunto Virgínia City. Parece que um colega nosso da Galeria dos Brinquedos irá trazer a ilustração do "Acampamento Apache" num artigo que está sendo elaborado...



"Acampamento Apache" do Wagner, grande colecionador de São Paulo

Gulliver

Em 1969 a Casablanca é destruída por um incêndio e em 1970 os filhos do fundador da Casablanca reconstroem a fábrica sob o nome de Gulliver. A Gulliver torna a lançar os brinquedos de faroeste.

Sua primeira versão do acampamento não trás o tradicional nome "Acampamento Apache", mas sim "Os Apaches".

O conjunto "Os Apaches" é produzido até 1974. Possuiu duas versões de embalagem, sendo uma com um desenho de guerreiros apaches e outra com uma foto do conjunto.

Em minha opinião este foi o conjunto mais bonito de todos os acampamentos lançados. Ele era montado sobre uma base de plástico. A base era composta de duas partes encaixáveis.

O conjunto era composto por:

03 tendas
01 canoa
01 totem
10 índios
01 cavalo

Entre as figuras de índios destacam-se 5 figuras de índios sentados (em 3 posições). Os índios sentados só existiram neste conjunto e são extremamente raros.

Em um artigo futuro, comentaremos sobre fábricas internacionais onde a Casablanca e a Gulliver buscaram modelos de figuras. Os índios sentados foram copiados da Elastolin, uma fábrica Alemã. Na Alemanha são produzidos até hoje e podem ser encontrados no site http://www.elastolin.com.

Abaixo, fotos ilustrativas contendo cópia do catálogo da Gulliver com o conjunto, e duas fotos do conjunto "Os Apaches" da coleção do colecionador Marco Antonio de São Paulo.




Em 1975 retorna a denominação "Acampamento Apache", desta vez sem base, e com 5 tendas. O conjunto é produzido neste formato até 1977, conforme ilustrações abaixo, sendo uma do catálogo e outra da minha coleção. No canto superior direito da foto do catálogo é possível ver a ilustração da caixa que embalou o "Acampamento Apache" entre 1975 e 1979.



Em 1978 o brinquedo é novamente alterado. Retorna a base, desta vez rígida. O conjunto passa a ter 4 tendas coloridas, sendo cada uma de uma cor diferente. O conjunto é produzido neste formato até 1979. Abaixo, a ilustração da página do catálogo, sendo que o "Acampamento Apache" aparece entre outros conjuntos da época.


A partir de 1980 a Gulliver muda dramaticamente a sua linha de faroeste. Saem de cena as figuras tradicionais e entram as figuras da fábrica Italiana Atlantic, sem pintura, na cor do plástico.

A linha de figuras Atlantic nunca foi trazida de forma completa pela Gulliver. Há muitas figuras Atlantic bonitas que nunca foram lançadas no Brasil, mas podem ser encontradas à venda no site E-bay Italiano.

As figuras Atlantic são produzidas pela Gulliver até hoje (no conjunto Forte Apache).

Em 1980 o "Acampamento Apache" passa a se chamar "Apaches Camp", lançado em uma caixa só com figuras, conforme ilustrações abaixo. Tendas, canoa, totem, fogueira não mais fazem parte do conjunto.



Em 1986 as figuras no formato Atlantic passam a ser de vinil, pintadas a mão. Retorna o nome "Acampamento Apache", agora com 6 tendas, conforme ilustração abaixo (que está com uma tenda a mais). O conjunto é produzido neste formato até 1990.


Na década de 90 o conjunto passa a ser vendido num cilindro de plástico que contém figuras e 1 tenda. As figuras continuam a ser pintadas a mão, no entanto a pintura é de baixa qualidade se comparada com seus antecessores.

Em 2002 a Gulliver lança a série com bonecos articulados. Aparece no site da Gulliver o conjunto "Acampamento Apache" conforme ilustração abaixo. Este conjunto trás itens dos anos 60 e 70 - canoa, árvore, totem e fogueira. No entanto, por mais que tenha tentado localizar este conjunto em lojas, nunca tive sucesso. A meu pedido, lojistas de Curitiba entraram em contato com o representante da Gulliver, que desconhecia o conjunto, o que me leva a crer que este conjunto jamais foi lançado comercialmente.


Bom, eram estas as informações que eu tinha sobre o "Acampamento Apache".

Até o próximo artigo.