18 de dezembro de 2003

Lanterna Verde Hal Jordan - Era de Prata [ DC Direct ]

Johannes Neto


Hal Jordan é um personagem de sucesso que teve várias reviravoltas em sua vida na década passada, algumas tão sofríveis que volta e meia uma encadernação de histórias antigas é lançada para aplacar a fúria dos fãs de sua fase clássica.

Vamos falar um pouco da origem do moço: Harold Jordan era piloto de testes da Ferris Aeronáutica. Certo dia, enquanto Hal estava pilotando um simulador, ele foi arrancado (com simulador e tudo) do chão e levado pelo ar até o meio do deserto, onde uma nave extraterrestre repousava, avariada. No interior da nave, um alienígena chamado Abin Sur, membro da Tropa dos Lanternas Verdes, agonizava, às portas da morte. 

Antes de desfalecer, Abin passou seu anel para Hal Jordan, e o tornou o novo Lanterna Verde do setor 2814. Deste evento até Hal tornar-se Parallax, morrer e transformar-se no novo Espectro muitas histórias inesquecíveis foram produzidas. O fato é que a linha DC Direct possui três versões de Hal Jordan sob o manto de Lanterna Verde e todas elas necessárias pois o alter-ego humano, diferentemente de outras identidades secretas de heróis populares, possui um forte carisma. Isto deriva-se de algumas histórias onde o elemento humano de Hal tornou-se tão ou mais importante que sua forma mítica.


Esta versão de Hal Jordan remonta à Silver Age, a Era de Prata dos quadrinhos, diferentemente da versão Hard Travelling Heroes que é mais atual e menos articulada.

Escultura

5 / 5

A escultura desta versão possui um design que lembra os desenhos de Gil Kane. Traços suaves e músculos não tão anabolizados quanto a versão Hard Travelling Heroes. A figura possui 6,25".

O mais notável nesta figura é o equilíbrio visual: não há braços estirados em poses estranhas. Apesar do corpo ter sido esculpido em uma pose padrão, dá para fazer algumas composições.

A única ressalva fica por conta do limite entre cabeça e pescoço. Ao invés de uma transição coerente, através de um corte sob as orelhas e no limiar do cabelo (na parte da nuca), restou mais material dos lados (entre a mandíbula e a nuca). Ficou um pouco estranho. 

A escultura é um trabalho de James Shoop, encarregado de trabalhos da Era de Prata, tais como os personagens da Legião dos Super-Heróis.




Pintura

4 / 5

Como na maioria de seus produtos, a pintura é um item superior. Não há áreas borradas ou destoantes. 

Aqui não existe nuances ou sombreamentos. E o estilo do uniforme de cores básicas e design clássico não comporta variações sem divergir do conjunto visual da figura.

Articulação

4 / 5

Esta figura possui 11 pontos e é a mais articulada das três versões já lançadas pela DC Direct. Os pontos são:

  • Pescoço
  • Ombros (parcial ball jointed, movimentam-se até 45°)
  • Cotovelos
  • Punhos
  • Quadris
  • Joelhos

Acessórios

5 / 5

Acompanham o boneco, uma bateria e um anel de tamanho único e ajustável. São os complementos que todo fã de Hal Jordan poderia querer.


17 de dezembro de 2003

Superman - Era Moderna [ DC Direct ]

Johannes Neto


Superman foi responsável pela explosão de histórias de super-heróis na chamada Era de Ouro (Golden Age) dos quadrinhos. Com uma pioneira utilização de estereótipos e arquétipos, desde um uniforme em cores antagônicas e básicas, até uma origem apocalíptica, o personagem é a personificação do divino, um ser quase perfeito que vem a Terra salvar os homens e guiá-los à evolução completa. Quem já leu Cavaleiro das Trevas, Watchmen e Kingdom Come, sabe como isso pode ser perigoso, quando se lida com o ser humano, que é extremamente dependente de ícones e gosta de isentar-se de responsabilidades que dizem respeito a si próprio. É muito bom deixar o trabalho duro da vida com quem viaja pelas estrelas, do que arregaçar as mangas e botar "mãos à obra"!

Mas o fato é que o órfão de Krypton, vira e mexe, tem um seriado novo na mídia, uma reviravolta nos quadrinhos ou um novo item colecionável sendo lançado. Este é o motivo de sua longevidade por mais de 60 anos e junto ao Batman são os dois maiores icones da editora DC.

A DC Direct lançou uma versão Silver Age , uma no estilo Alex Toth para o box  Super-Friends, com o vilão nêmesis Lex Luthor, outra baseada nos quadrinhos de Kingdom Come, uma atual (dez/03) da nova série de bonecos da Liga da Justiça (que não tem ligação com a série animada) e a 1ª versão da Era Moderna (lançada em março de 2003), da qual trataremos agora.



Escultura

4,5 / 5

A melhor escultura para o "Homem do Amanhã" em muito tempo. Possui 6,5" e é um trabalho de Tim Bruckner, aclamado escultor que renovou seu contrato de exclusividade recentemente por mais um ano. O Superman definitivo? Só o tempo dirá. O fato é que o trabalho foi primoroso no design do corpo, no esmero em adaptar as articulações. Muitos Marvel Legends tem articulações em profusão que destoam o aspecto visual da figura, enfeiando-a e sem motivo, já que algumas são quase inúteis... neste quesito o Superman é perfeito! Todas as articulações são úteis e não estragam o conjunto visual. Porém existe um problema com essa série de Kal-El no que diz respeito a sua perna direita: talvez por causa do acondicionamento da embalagem e uma pequena falha no design, que deixou a perna direita ligeiramente maior que a esquerda, a maioria dos bonecos têm uma curvatura que pode fazer a figura cair ou ficar torta. As juntas dos tornozelos também não ajudam muito, já que com o tempo, se forem muito utilizadas, perdem a rigidez necessária para deixá-lo em pé.

A capa é de plástico semi-flexível e o caimento é perfeito. A mesma não é removível.

É inegável o trabalho primoroso. A figura é altiva, possui design moderno e realmente representa o físico perfeito para um personagem poderoso como o Super.

Pintura

5 / 5

Outro quesito inegável na DC Direct é o trabalho de pintura. Embora a qualidade tenha decaído na onda 1 da linha Kingdom Come, nesta 1ª versão de Superman o acabamento é perfeito. Podemos notar um cuidado extremo até nos olhos, onde o azul dos mesmos tem um reflexo branco da luz, conferindo um detalhismo incomum a este tipo de figuras.

A pintura do escudo não apresenta borrões e na parte de trás da capa é amarela, como nos quadrinhos.



Articulação

5 / 5

Para os padrões DC Direct o Superman é o zênite da articulação! Não é nenhum Marvel Legends, mas supera suas outras versões disponíveis. Sua cabeça move-se para os lados e para cima e para baixo (para um voo confortável?). Ele possui 21 pontos de articulação, localizados em:
  • Pescoço
  • Ombros (parcial ball jointed, movimentam-se até 45°)
  • Biceps
  • Cotovelos
  • Punhos
  • Cintura
  • Quadris
  • Coxas
  • Joelhos
  • Tornozelos

Acessórios

1 / 5

Eu não costumo comprar um boneco avaliando seus acessórios, mas neste caso do Super tenho de dizer que a base feita de material plástico barato, monocromático com o escudo do herói é ridículo! Não serve sequer para mantê-lo em pé, já que a figura por ser pesada tende a cair se as juntas do tornozelo estiverem soltas.

Sei que seria praticamente impossível, por causa do custo, mas eu curtiria uma miniatura do foguete que o trouxe a Terra.

16 de dezembro de 2003

Ajax, o Caçador de Marte [ DC Direct ]

Johannes Neto


Ajax foi criado em 1955 por Mort Weisinger e Joe Certa. É um dos dois últimos sobreviventes de Marte, cuja população foi exterminada por uma praga, e possui vários poderes, dentre eles: telepatia, capacidade de modificar sua densidade e forma , super-força e habilidade de voar.

Como John Jones ele encarna o detetive policial assassinado, porém ele já assumiu inúmeras outras identidades, que o auxiliam no aprendizado e convivência com a população terrestre.

Ele é a alma e o coração da Liga da Justiça e esteve presente em inúmeras encarnações do grupo.



Escultura

5 / 5

Ajax, o Caçador de Marte tem uma pose soturna, coerente com a personalidade do herói nos quadrinhos, sempre calado e pensativo.

Possui 6,5" e tem uma estrutura encorpada, que lhe confere um peso excepcional. Mesmo assim é relativamente fácil colocá-lo de pé, já que sua capa tende a equilibrar com a pose ligeiramente esculpida para frente.

Sua capa não é removível e possui escultura essencialmente reta, apresentando algumas poucas curvas bem simples.

Articulação

4 / 5

Por causa da escultura de suas pernas e braços, as articulações dos cotovelos e quadris foram afetadas. Elas são limitadas. A figura apresenta 9 pontos:


  • Pescoço
  • Ombros (ball jointed)
  • Cotovelos
  • Quadris
  • Joelhos


Acessórios

0 / 5

O boneco não apresenta nenhum acessório.

Transfer, Kalkitos e Presto Magix!

Daniel Bruno




Lá pelos idos de 1978 (eu tinha 6 anos) foi lançado um produto diferente de todos os outros que eu já havia visto. Como colecionava quadrinhos, estava toda hora na banca de jornal (que ficava em frente do meu prédio). Um dia percebi uma publicação chamada Transfer e a minha vida mudou.

Os Transfers eram um tipo de jogo/brinquedo/passatempo extremamente divertido e barato. Constava de um cenário base (que vinha dobrado geralmente em 4 partes) e uma folha de "adesivos" transferíveis colada num pedaço de papel manteiga. Na folha, os adesivos vinham sem ordem definida e você usava simplesmente uma caneta e toda a sua imaginação para transformar aquele cenário numa tela vibrante cheia de movimento e ação. Você simplesmente puxava o papel manteiga, colocava o adesivo na posição desejada dentro da cena imaginada e rabiscava do outro lado para transferí-lo para a cena. Demais!

Sempre tive vontade de resgatar esse pedaço da minha infância, mas encontrar esse tipo de material é bem complicado. Porém, graças ao meu faro para encontrar coisas antigas em bazares e afins, já conto com 11 Transfers (chamo de Transfer por ser um nome mais genérico, mas são 11 "Transfers" dentre Transfers, Kalkitos e Presto Magix) na minha coleção. O Transfer era publicado pela Editora Abril, o Kalkitos era propriedade da Paper Mate/Gillette do Brasil e o Presto Magix é o nome original do brinquedo e era (ou ainda é se não me engano) publicado pela American Publishing Corporation.




O Transfer sobreviveu pelo menos até 1985 (data do Transfer mais recente que eu tenho). Vinha em dois tamanhos básicos: pequeno (12.5x18cm) e grande (18x24cm). Esses tamanhos são dos Transfers ainda fechados. Quando abertos tinham respectivamente 12.5x45cm e 24x72cm! O grande problema do Transfer é que não tem como saber quantos foram lançados no mercado, pois o único tipo de controle era a numeração que aparecia na última página. O Transfer de maior número que eu tenho é o de número 285, porém, esse foi publicado em 1980 e eu tenho um outro que não tem número e foi lançado em 1985... Bem frustrante.




Já o Kalkitos aparentemente só foi lançado no ano de 1978 mesmo (pelo menos todos os que eu tenho são desse ano). Assim como o Transfer, possuía dois tamanhos: Pequeno e Grande. Não tenho nenhum pequeno, mas as medidas do grande são essas: 17x24cm fechado e 24x68cm aberto. Não tinha nenhum tipo de controle numérico, porém vinha com a relação de todos os Kalkitos que haviam sido lançados durante um período de tempo na última capa. Quando lançavam outra série, vinha a nova relação e assim por diante.

Não tenho muitas informações sobre o Presto Magix, pois só possuo um, mas o bom é que ele não foi decalcado! Ainda conservo a folha de decalques e a folha de papel manteiga na cena vazia. É uma boa raridade pois trata-se de um Presto Magix de 1986. O tema é o desenho animado Centurions. Se alguém tiver interesse, é só procurar no site Ebay por "presto magix" em títulos e descrições, e vai encontrar uma boa variedade de temas.

O interessante é que em qualquer edição do Transfer, Kalkitos ou Presto Magix havia uma referência do que você ia encontrar quando abrisse o brinquedo (todos eles vinham lacrados num saco plástico transparente) na última capa. Uma reduzida reprodução do cenário e a cartela de adesivos também reproduzida para se ter uma idéia do interior. Bem pensado, pois isso só estimulava a compra dos mesmos.

Uma outra coisa interessante é que havia um lado informativo/cultural no brinquedo. Uma (às vezes duas) das páginas trazia um breve histórico relacionado ao tema do Transfer. O que acabava por estimular os pais a comprarem o brinquedo para os filhos.

Segue relação dos Kalkitos que foram lançados — pelo menos os que eu tenho acesso por já virem listados na última página dos mesmos:

- Tamanho Pequeno - O Trenzinho / Chapeuzinho Vermelho / Futebol / Assalto à Diligência / A Casa / Hipódromo / Motocross / Exploração Lunar / Os Ursinhos / Duelo de Barletta / Os Animais da Fazenda / O Gato de Botas / General Custer / Ali Babá e os 40 Ladrões / Supermercado / Escoteiros / Grand Prix / Sandokan / Barão Vermelho / Floresta Encantada / A Lâmpada de Aladim / Os Bombeiros / Alice no País das Maravilhas / Robin Hood / Gladiadores na Arena / O Porto / A Batalha da Inglaterra / Beduínos

- Tamanho Grande - Forte Álamo / Acoplamento no Espaço / Animais da Índia / A Descoberta da América / Grande Prêmio / Napoleão em Austerlitz / Parque de Diversões / O Campo Índio / A Batalha de Midway / Exploração Lunar / Motocross / Animais Pré-Históricos / O Mundo Submarino / O Duelo de Barletta / O Circo dos Três Picadeiros / Legião Estrangeira / Os Animais do Pólo / A Batalha na Floresta / Submarino Atômico / Máscaras Italianas / A Cidade do Futuro / Expedição Alpina / Ataque ao Castelo

Notem que alguns se repetem nos dois tamanhos. Não sei se essa informação bate, pois não tive nenhum acesso ao mesmo tema em tamanhos diferentes.

Os que eu tenho são os seguintes:

- Transfer - Santos-Dumont (n.1) / Assalto à Caravana (n.11) / Os Piratas (n.25) / Duelo no Saloon (n.32) / Jogos Olímpicos Walt Disney (n.285) tamanho gigante (24x36cm fechado e 48x72cm aberto) / O Corpo Humano (formato revista 16pgs, sem numeração)

- Kalkitos - Napoleão em Austerlitz / Animais Pré-Históricos / Legião Estrangeira / Submarino Atômico

- Presto Magix - Centurions Power Extreme






















15 de dezembro de 2003

DC Direct

Johannes Neto


A linha de action figures (bonecos articulados) da DC Direct foi lançada visando um público diferenciado. Distanciando-se do mercado de massa, alvo de coleções anteriores produzidas pela Kenner, Hasbro e Mattel, os bonecos de 6" da coleção DC Direct são vendidas em lojas virtuais (tais como Tower Records e Toys R Us), comic shops ou specialty stores (como Suncoast Video, Babbages e Gamestop). Apesar de uma queda de qualidade nas figuras da onda 1 de  Kingdom Come (que acarretou inúmeras reclamações por parte dos americanos), o que diferencia a DC Direct de sua concorrente mais direta, a linha Marvel Legends da Toy Biz é a pouca quantidade de articulações, o preço elevado (até para os padrões americanos), fatores compensados pela escultura (muitas vezes superior à rival) e o acabamento (principalmente pintura).

Definitivamente não é um produto de lucro rápido e tão acessível quanto um boneco dos X-Men ou Homem-Aranha, pois foi destinado ao público colecionador. Algumas vezes as figuras não passam de estátuas com alguns pontos de articulação, porém nada que estrague o prazer de um fã dos heróis DC de ver seu herói preferido reproduzido em plástico, com esmero e qualidade.

A coleção DC Direct iniciou-se em 1998 (série 1), com o lançamento dos bonecos de Alfred E. Newman (o tétrico personagem da MAD), além de Black Spy e White Spy.


De 1998 até hoje, a coleção conta com 46 séries lançadas e mais de 170 personagens, dentre heróis e vilões, incluindo versões da Golden, Silver e Modern Age dos mesmos. Alguns personagens são muito valorizados no mercado, tais como: os heróis da Sociedade da Justiça (Wildcat, Power Girl, Dr Fate, Dr Mid-nite, Golden Age Hourman, dentre outros) e alguns conjuntos em box-set, tais como Aquaman & Aqualad ou Flash & Kid Flash.




Algumas séries são muito aguardadas, tais como a linha de bonecos baseada em Hush, de Jim Lee (foto ao lado) que terá, inclusive uma versão nova do Superman, além da versão moderna da Liga da Justiça que foi lançada agora em dezembro de 2003 nos Estados Unidos e que terá a adição de personagens ansiosamente aguardados da era Satélite (quando a base da Liga era no espaço), como Homem-Elástico (Elongated Man), Adam Strange (na foto exclusiva dos protótipos), Elektron (Atom) e Nuclear (Firestorm). 


Está programado também o lançamento de uma linha baseada nos quadrinhos de Dark Knight Returns de Frank Miller.

Enfim, para quem gostou da série de bonecos da Mattel, cujo lançamento está quase simultâneo aqui no Brasil com os Estados Unidos, a safra de bonecos do Batman, seja DC Direct ou demais empresas, está sobrecarregando as prateleiras. Por incrível que pareça, há mercado consumidor para tudo isso. Mesmo com a crise (!) financeira mundial.



Para conhecer outras figuras da coleção, clique nas imagens abaixo: