Páginas

10 de março de 2016

Gotham - James Gordon, The Penguin e Selina Kyle – Diamond Select

Laércio Gonçalves


Faltando apenas duas semanas para a estreia de Batman v Superman nos cinemas, eu apresento mais um review relacionado ao universo do Cavaleiro das Trevas. Trate-se da série uma das figuras de ação baseadas na série de TV Gotham.


James Gordon

O protagonista do seriado, Detetive James Gordon era figura obrigatória da série 1, claro. Apesar de ser a figura que eu mais esperava, ela não terminou sendo a favorita da série. A escultura do rosto acabou ficando em terceiro lugar no que diz respeito à semelhança com o ator. Eu não sei dizer o que é, mas falta alguma coisa. Em certos ângulos o rosto é fiel ao ator Ben McKenzie, já visto de outro ângulo pouco se assemelha a ele. Acredito que alguns fãs gostarão muito da escultura enquanto outros alegarão que não se parece em nada, e eu sinceramente fiquei em cima do muro. Uma queixa é com relação à mão da arma que não tem um dedo no gatilho, ou mesmo próximo a ele.
A pintura foi muito bem executada apesar da maior parte da figura ser de um plástico de tom cinza escuro que é a cor do terno de Gordon.

O número de articulações (24 pontos de articulação) possibilita uma grande variedade de poses. É preciso certo cuidado para soltar as articulações da figura, que vem de fábrica muito justas. Depois de começar a movê-las, gradativamente vão ficando mais macias e se tornam fácil de movimentar.

A figura vem com uma arma e parte do Beco do Crime. Juntando essa parte com a que vem junto da figura da Selina Kyle você obtém um pequeno cenário que pode ser utilizado com qualquer figura de 6 polegadas, e ficou muito bem executado. Ainda é possível usá-lo em conjunto com aquelas peças de calçada, que vieram como base de muitas figuras DC Direct, e ir aumentando e criando um cenário maior. Outras figuras da série virão com mais peças que podem ser agregadas a essas. Se você estiver na dúvida se compra ou não essa série, esses acessórios podem ser o que faltava para decidir. A única falta notada foi um distintivo para Gordon poder ser colocado numa pose já clássica em que estaria gritando a plenos pulmões “GCPD!”.





The Penguin

Está aí um personagem subestimado. Desde a série de TV com Adam West aos longas-metragens de Tim Burtom, o Penguin sempre foi ofuscado pela presença do Coringa. Finalmente em Gotham chegou a sua vez de brilhar. Sem dúvida o ator Robin Lord Taylor é um dos destaques da série de TV e sua figura também roubou a cena nessa série. Um trabalho notável de escultura. Não só isso, mas a expressão facial escolhida para retratá-lo também merece elogios. Simplesmente perfeito.

A pintura foi muito bem aplicada e o tom de pele escolhido retratou com fidelidade o personagem, dos detalhes do colete ao brilho nos sapatos, nenhum detalhe importante foi esquecido.

O número de articulações (24 pontos de articulação) mantém a qualidade das outras figuras da série. Um detalhe chama a atenção: ao que parece, propositalmente a articulação da cabeça não permite que ela se levante muito, somente sendo possível posicionar a figura do modo como o ator o interpreta.

Além do cenário do cais do porto (que eu sinceramente trocaria por mais pedaço do beco) a figura vem com seu guarda chuva (que não poderia faltar) mais um par de mãos em posições diferentes (que eu trocaria por uma mão com o dedo no gatilho e um distintivo para o Gordon) e uma maçã. Assim que a figura do Bullock chegar será possível recriar com exatidão a cena em que Gordon o “assassina”. 







Selina Kyle

Lembro-me de não ter gostado muito das primeiras fotos da Mulher Gato (ou Menina Gato, se preferir), mas a interpretação de Carmen Bicondova, além da notória semelhança com Michelle Pfeifer e a excelente interação com o jovem Bruce Wayne venceram facilmente a minha resistência, tornando-a uma das minhas personagens favoritas da série. Fiquei muito satisfeito com a figura de Selina Kyle. A escultura tem uma grande semelhança com a atriz e os menores detalhes na roupa de Cat foram esculpidos. O visual adotado é o da primeira temporada, o que eu achei mais adequado já que sabemos ao certo quantas séries serão lançadas, é melhor adotar o visual inicial da personagem.

As articulações (22 pontos de articulação) dessa figura em especial foram caprichadas no que diz respeito ao seu alcance. As habilidades de gato da personagem foram traduzidas em excelentes articulações (que diferem das articulações comumente utilizadas pela Diamond). Nota 10 nesse quesito. 

A pintura se restringe ao capuz, os óculos e os detalhes da roupa que é toda preta. Mesmo assim vale frisar que foi muito bem aplicada.

Além das peças do cenário do beco a figura vem com uma embalagem de leite igual à que ela furta no primeiro episódio para alimentar um gato.

Vale aqui um elogio às empresas responsáveis pelas figuras de ação das séries de TV da DC Comics (DC Collectibles, Mattel, Diamond Select e NECA) que nos possibilitam ter versões dos nossos personagens favoritos de tantas séries diferentes em nossas prateleiras, e fica também uma reclamação em relação à ausência de figuras das séries de TV da Marvel (minha coleção de figuras da TV da Marvel se restringe aos agentes Coulson e Hill). Não me referindo somente às ótimas séries produzidas atualmente, mas também é sentida a falta de uma figura do eterno Hulk/Lou Ferrigno (aposto que muita gente gostaria de ter uma figura dessas).










*Agradecimento à Bia Silveira por ter cedido gentilmente seu pinguim de geladeira para a foto :)


*Caso utilize alguma de nossas fotos em outros sites/fóruns/chats, lembre-se de citar a fonte: http://www.galeriadosbrinquedos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário