20 de junho de 2015

Rom, O Cavaleiro Espacial - Parker Brothers

Alê Nunes


Quem acompanhava os gibis da Marvel, publicados nos anos 80 pela RGE e Abril, deve se lembrar do personagem Rom, o Cavaleiro Espacial. O que nem todos sabem é que Rom não nasceu nos quadrinhos.

Em 1979, a Parker Brothers, famosa por seus jogos de tabuleiro, lançou (nos Estados Unidos) sua primeira figura de ação: Rom, o Cavaleiro do Espaço, um robô com sons, luzes e alguns acessórios, uma tentativa de faturar em cima da mania espacial, recém-criada por Star Wars. Inicialmente o personagem seria chamado Cobol, como referência à linguagem de programação de computadores, mas posteriormente os executivos da Parker Brothers optaram por Rom, de ROM (read-only memory).

8 de junho de 2015

Destaque e Brinque - Editora Abril

Alê Nunes


Já fiz algumas postagens sobre papelmodelismo, e apesar de uma breve menção, faltava ainda uma olhada naquela que foi a forma mais popular desse hobby no Brasil, a revista Destaque e Brinque, da Editora Abril.

Publicada entre os anos 70 e 80 as edições de Destaque e Brinque traziam vários tipos de modelos para serem montados: Bonecos, veículos, cenários, etc, de vários temas diferentes, incluindo Disney e Turma da Mônica.

Horst Brandstätter 1933 - 2015

Alê Nunes


A semana começou triste para os apreciadores de brinquedos, pois hoje foi anunciada a morte de Horst Brandstäter, dono da Geobra.
Horst iníciou sua carreira na Geobra em 1952, quando a empresa era gerenciada por seus dois tios.
Nos anos 70 solicitou a criação de um novo brinquedo. O resultado? Playmobil!
Abaixo a transcrição completa do obituário de Horst Brandstäter, conforme publicado no site do Playmobil Collector's Club.

4 de junho de 2015

Esquadrão Suicida - O filme, os quadrinhos, as expectativas e a opinião do criador, John Ostrander.

Laércio Gonçalves


Nos últimos meses a internet foi tomada de assalto por um grupo de vilões, o Esquadrão Suicida. Além das fotos de Margot Robbie no papel de Harley Quinn, uma outra questão não sai da mente de muitos, o que é o Esquadrão Suicida, e de onde ele veio?


Antes de mais nada, vamos a um breve histórico e origem do grupo. A primeira versão do Esquadrão Suicida apareceu na Era de Prata, nas páginas de Brave & Bold número 25 (1959), e consistia de um grupo de aventureiros, liderados por Rick Flag Jr. que combatia ameaças monstruosas. Anos depois, o grupo foi completamente reformulado na minissérie Lendas (1987), pelas mãos do renomado escritor John Ostrander, juntamente com Len Wein e John Byrne, mostrando um grupo de super-vilões, que realizava operações secretas para o governo em troca de redução nas suas penas. Dessa vez Rick Flag aparecia como líder de campo, e no comando das operações aparecia pela primeira vez Amanda Waller, personagem que se tornaria conhecida em várias outras mídias, como séries de TV, animações, games e cinema.

JLU

Batman Beyond

Smallville

Na verdade essa será a primeira aparição do grupo nas
telonas, mas Amanda Waller já apareceu em
Lanterna Verde, interpretada por Angela Bassett.

Arrow

Batman: Arkham Origins videogame

Essa versão com espionagem, missões secretas de alto risco e supervilões, criada por Ostrander, é que ganhará as telas de todo o mundo. O envolvimento do Batman com o grupo (como visto nas centenas de fotos que se espalharam pela internet) não é novidade. Nos quadrinhos o personagem investiga as ações do Esquadrão e chega até Waller, que confronta o Cavaleiro das Trevas ameaçando expor ao mundo sua identidade secreta caso ele tente expor as atividades do Esquadrão. Dessa vez, Amanda Waller será interpretada por ninguém menos que Viola Davis e além da queridinha da internet Margot Robbie (Harley Quinn) teremos no elenco Will Smith (Deadshot) e Jared Leto (Joker). Pra quem gostaria de conhecer um pouco mais, além dos quadrinhos, esse mês será lançada no Brasil a ótima animação Batman: Assault on Arkham, que eu acredito que traga a tônica do filme. Muita ação, conspiração, violência, sexo e traição. Além da inserção de Batman e do Coringa no contexto (parece familiar?). Na minha opinião, o filme do Esquadrão tem tudo para surpreender a própria DC em termos de bilheteria num ano tão recheado de filmes baseados em quadrinhos (que época pra ser um fanboy!).






John Ostrander, co-criador do Esquadrão Suicida, é autor de histórias em quadrinhos, também responsável pela excelente série Grimjack, ao lado do desenhista Tim Truman. Apresentou a versão Oráculo de Bárbara Gordon que também auxiliava a Força Tarefa X/ Esquadrão Suicida. Autor da série The Spectre nos anos 90, também trabalhando para a Dark Horse Comics trabalhou na série Star Wars: Legacy e posteriormente Star Wars: Agent of the Empire. Tudo isso além de inúmeros outros trabalhos (dos quais eu gostaria de destacar Hawkworld, Martian Manhunter e Michael Holt/Mister Terrific que também é uma co-criação). Dono de um humor ácido, quem acompanha pelas redes sociais conhece, o Sr. Ostrander foi gentil o bastante para compartilhar com a Galeria dos Brinquedos sua expectativa com o vindouro filme do Esquadrão.




John Ostrander

Galeria dos Brinquedos: Qual é a sensação de ver um de seus trabalhos vindo para as telonas, se tornando o centro das atenções e tendo vários grandes nomes de Hollywood ligados a isso? 

John Ostrander: “Na verdade, é muito legal, mas não é algo que eu jamais tenha imaginado que aconteceria. Significa que estão realmente fazendo um grande esforço para que aconteça, especialmente sendo lançado alguns meses depois do filme Batman v Superman. Estou ansioso por isso.”

Galeria dos Brinquedos: Muitos fãs de quadrinhos conhecem e adoram o Esquadrão Suicida, mas, o quanto é diferente ver o público em geral se interessando tanto pelo Esquadrão, e em especial por Amanda Waller?

John Ostrander: “É interessante e divertido. Estou realmente interessado em saber qual será a reação deles depois do lançamento do filme, especialmente aqueles que ainda não haviam encontrado o Esquadrão previamente.”

Tudo isso dito, resta aguardar pelo trailer do Esquadrão, bem como as novidades e os brinquedos que nós esperamos que sejam exibidos esse ano na San Diego Comi Con. Um agradecimento muito especial da Galeria dos Brinquedos à lenda dos quadrinhos, John Ostrander pela gentileza. Segue abaixo a transcrição das perguntas e respostas para quem preferir ler a versão em inglês.



(Nota do Alê Nunes: Gostaram do Off Topic? Querem mais artigos como este?)

*Caso utilize alguma de nossas fotos em outros sites/fóruns/chats, lembre-se de citar a fonte: http://www.galeriadosbrinquedos.com.br/