30 de janeiro de 2014

As Figuras de Ação Mais Esperadas de 2014

Laércio Gonçalves

Início de fevereiro, e como todo colecionador que se preze sabe, estamos nos aproximando da New York Toy Fair 2014, que acontece de 16 a 19 de fevereiro. Data muito aguardada por quem é fã de cinema, quadrinhos, animações, séries de TV e figuras de ação. Aproveitando o clima de expectativa, fizemos um Top 10 figuras (e séries de figuras) mais esperadas do ano. As apresentaremos em ordem aleatória, pois seria muito difícil graduar a expectativa.

G. I. Joe - Hasbro (Aniversário de 50 anos)

Com certeza a mais esperada por muitos. No ano em que G. I. Joe completa 50 anos, quem sabe o que a Hasbro (que prometeu muitas surpresas para a NYTF) pode apresentar na feira. Apesar de tecnicamente ser o aniversário da coleção de 12 polegadas, muito se especula sobre uma série premium de 6 polegadas, nos moldes de Star Wars Black (o que me deixaria muito feliz, e com a carteira muito vazia), outros lançamentos de 3,75 polegadas e Kre-os.

Game of Thrones - Funko

A Funko, que produz as figuras de vinil Funko Pop, recentemente anunciou que apresentaria na NYTF sua série de figuras de ação de 6 polegadas, segundo a própria empresa nos moldes de Star Wars Black, hiperarticuladas com esculturas da Gentle Giant e vários assessórios, baseada na aclamada série Game of Thrones. Nem é preciso dizer que os fãs da série estão contando os dias para por os olhos nessas figuras e saber quais serão lançadas. A Funko prometeu que elas vão chegar às prateleiras (dos EUA, é claro) quase simultaneamente à feira.

Planet of the Apes - NECA

Há muito tempo os fãs desse clássico dos cinemas tem esperado por figuras de qualidade. Apesar da Medicom do Japão ter lançado várias figuras da série clássica quase uma década atrás, essas figuras tem pouquíssimas articulações e são muito difíceis de encontrar. O anúncio da série produzida pela NECA, uma especialista em figuras de filmes com excelente qualidade, foi muito comemorada. Algumas fotos já foram postadas pela própria empresa em redes sociais http://twitter.com/NECA_TOYS, mostrando protótipos em várias fases de produção. Espere figuras da série clássica, bem como dos novos filmes.




The Walking Dead - Daryl Dixon with Chopper Deluxe Box Set - McFarlane

Essa figura já foi exibida na San Diego Comic Con de 2013, mas só deve chegar às lojas em abril, e é sem dúvida uma das mais esperadas do ano. Quem coleciona The Walking Dead sabe que a figura de Daryl Dixon é uma das mais procuradas e raras, e não fosse pelo 2-pack dos irmãos Dixon lançado recentemente, muitos fãs continuariam sem ele na coleção. Agora não só teremos uma figura atualizada, com uma escultura infinitamente superior à primeira, como também a moto do personagem, que dispensa apresentações.



Alien - NECA

Não é à toa que a NECA domina esse nicho, ela tem a maioria das grandes franquias em seu poder. Alien é indiscutivelmente uma das maiores franquias de ficção científica de todos os tempos, e os colecionadores parecem nunca se cansar de novas figuras inspiradas em todos os filmes da série. Meu favorito entre eles sempre foi Alien (aqui no Brasil, Alien, o 8º Passageiro. Detesto esses subtítulos), e é justamente desse filme que a empresa prometeu várias surpresas para 2014. Como no caso de Planeta dos Macacos algumas fotos foram exibidas em redes sociais, além da figura/acessório de Jonesy (o gato da Ripley) exibido na SDCC 2013. Sabemos que além de mais um mariner, o androide Bishop está em produção, bem como a Rainha Alien, todos do segundo filme.



Protótipo de Bishop na bancada


Captain America - The Winter Soldier - Hasbro

Assim como os últimos filmes da Marvel (Homem de Ferro 3, Vingadores e Homem-Aranha), o Capitão América também terá uma série de figuras de 6 polegadas lançada junto com o filme. Nesse caso, no entanto, a figura mais esperada não é a do protagonista, e sim da Black Widow, que foi a única deixada de fora na série dos Vingadores. Não há um só colecionador que tenha as outras figuras do grupo, que não vá querer completá-lo. Felizmente a Hasbro se lembrou desse detalhe e incluiu no pacote uma cabeça extra, retratando a personagem com o corte de cabelo do filme The Avengers. Nota 10 para a Hasbro por esse detalhe.




S. H. Figuarts - Super Mario Figure - Tamashi Nations

Um dos mais conhecidos personagens dos games vai ganhar uma versão impecável. Com lançamento previsto para maio no Japão, a figura vem com uma moeda, um cogumelo e um bloco "?", além disso serão lançados dois dioramas com vários outros acessórios dos games. Escultura perfeita e muitos pontos de articulação.




X-Men: Days Of Future Past - Hasbro

O filme, com lançamento previsto para maio traz a adaptação de um arco de estória conhecido dos quadrinhos, e vai apresentar um grande número de favoritos dos fãs na telona. Apesar de não ter anunciado nenhuma figura, dificilmente a Hasbro vai deixar passar a oportunidade de lucrar alto com os mutantes da Marvel. Ficamos aqui na torcida por muitas figuras, especialmente depois de ver as 25 capas variantes da revista Empire trazendo personagens do filme. 















Robocop - ED 209 - NECA

Recém lançada nos EUA, essa figura estava na minha lista de favoritos desde que comprei o Robocop da NECA. Dispensa apresentações para os fãs do filme, que tem um remake próximo da estreia. Os detalhes e escultura da figura chamam atenção desde que o protótipo foi revelado. Com sorte teremos um review aqui no site em breve.



Star Wars 6" Black Series - Hasbro

Uma das melhores surpresas de 2013, continua a gerar grande expectativa. Com a série 3 que contém Obi-Wan Kenobi (Episódio III), Stormtrooper (Ep. IV) e Luke Skywalker (Ep. V) prestes a chegar às lojas, e os boatos sobre as figuras da série 4 (Anakim, Chewbacca, Clone Trooper, e Luke Skywalker jedi) mal podemos esperar pra ver o que a Hasbro vai exibir na NYTF.




27 de janeiro de 2014

Hall da Fama de 2013

Laércio Gonçalves

Talvez o melhor título para esse artigo fosse: Antes Tarde Do Que Nunca, mas, como ainda estamos no mês de janeiro, ainda está dentro do "prazo de validade". 

Não tenho a pretensão de refletir aqui a opinião geral dos colecionadores, o que seria impossível devido à imensa variedade de temas, escalas e gostos pessoais. Minha intenção é compartilhar a minha opinião e apresentar a outros colecionadores aquelas que considero as 10 melhores figuras de ação que adquiri no ano de 2013. Obviamente todas dentro do foco principal da minha coleção pessoal, figuras na escala de 6 a 7 polegadas (com uma única exceção honrosa), de filmes de cinema e TV. Gostaria de ressaltar que considero 2013 um dos melhores anos até agora, para quem aprecia figuras desse tipo, tornando ainda mais difícil a tarefa de selecionar apenas 10 entre tantas figuras. Sem mais, vamos ao meu Top Ten de 2013 (ou se preferir, minhas 10 recomendações de compra):


10. John J. Rambo - Rambo - NECA

Há alguns anos esperava que alguma companhia lançasse uma versão moderna, de 6 polegadas do personagem. Que coleção de figuras do cinema estaria completa sem ele? Finalmente, a NECA, que é especialista no assunto, nos presenteou com a figura. Hiperarticulado, pintura excelente, escultura padrão NECA e os principais acessórios (uma metralhadora M60 e sua inseparável faca). Talvez essa figura ainda estivesse em uma posição melhor no Top Ten, se fosse o Rambo do segundo filme, com calça militar e faixa vermelha, como o personagem ficou mais marcado em nossas memórias.




9. General Zod With Kryptonian Armor - Man Of Steel Movie Masters - Mattel

Man of Steel provocou reações antagônicas entre os fãs. Estou entre aqueles que gostaram, e é claro que as figuras da série Movie Masters tinham que estar nas minhas prateleiras, e dentre essas, a que se destacou foi o General Zod. De longe a melhor e mais detalhada escultura. Não só a armadura que ficou perfeita, mas o rosto do ator ficou muito semelhante. Articulações padrão Movie Masters (15 pontos de articulação, com algumas delas limitadas pela escultura da armadura) e uma pintura muito bem aplicada que dá um tom de metal bastante realista.




8. Michonne - The Walking Dead - McFarlane Toys

Aqui em casa não perdemos nenhum episódio de Walking Dead, sou tão fã da série, que não pude resistir e acabei incluindo as figuras (que são produzidas na escala de 5 polegadas) na minha coleção. Realmente não dá pra ignorar figuras tão bem feitas. Depois de alguns tropeços nas primeiras séries a McFarlane simplesmente produziu as melhores figuras dessa escala. A escultura não poderia ser melhor. O rosto dessa figura é exatamente igual ao da atriz. Impressionante. A figura é bem articulada e a atenção aos detalhes da pintura são muito acima do padrão. A textura dos diferentes tipos de tecido (jeans, couro, etc.) é muito bem reproduzida. Não tinha como não fazer parte dessa lista.




7. Jungle Patrol Dutch - Predator - NECA

Depois de várias séries de figuras de Predadores baseadas nos filmes da franquia, finalmente uma figura do protagonista do primeiro filme da série o Major "Dutch" Schaefer. Ninguém mais, ninguém menos que o brucutu Arnold Shwarzenegger. O resultado não podia ter sido melhor. A figura parece uma versão em miniatura de Shwarzenegger, fiel em cada detalhe. Uma das melhores figuras já produzida pela NECA, o que diz muito, dada a qualidade das figuras lançadas pela empresa. Pintura excelente, escultura impecável em todos os detalhes e a articulação dessa figura está acima do nível da própria NECA. 




6. Boba Fett - Star Wars The Black Series - Hasbro

Já publiquei aqui no blog um artigo sobre as figuras Star Wars The Black Series, então não há nenhuma surpresa em ver ao menos uma delas no top ten. A minha favorita entre as oito figuras lançadas em 2013 não podia ser outro senão Boba Fett. Em minha opinião o personagem com o melhor visual das séries um e dois. O Lançamento das figuras Star Wars na escala de seis polegadas, foi uma das melhores surpresas do ano, mas dificilmente eu esperaria que fossem produzidas com um padrão de qualidade tão elevado. Pintura de primeira, com atenção aos pequenos detalhes, vários pontos de articulação, escultura primorosa, sem contar na atenção à escala entre os personagens, que tem sido transcrita das telas para as figuras com perfeição, os acessórios essenciais aos personagens estão aqui, seu jetpack e armas longa e curta, que pode ser guardada no coldre. 




5. Wolverine - The Wolverine - Marvel Select

Se você é fã de X-Men e coleciona figuras de ação, essa é uma daquelas figuras obrigatórias. Pra começar, a escultura do rosto da figura é simplesmente perfeita. Sem nenhum exagero simplesmente perfeita, sem contar que você vai poder escolher uma das três expressões faciais disponíveis, já que a figura vem com três cabeças diferentes além de três pares de mãos (isso mesmo, 3 pares) e uma katana. As articulações também surpreendem, eu ainda não tinha visto nenhuma figura Marvel Select com tantas articulações. A figura só não é totalmente perfeita porque vai ficar um pouco fora de escala com suas outras figuras de X-Men dos filmes (o que não é nenhum problema para a maioria). 




4. Gipsy Danger - Pacific Rim 18" - NECA

Essa é uma daquelas figuras de ação que precisa ver vista de perto pra se ter uma boa percepção do quanto é legal. Quantos detalhes, tanto na escultura quanto na pintura. Um sem número de pequenas reentrâncias, peças metálicas, arranhões e "sujeira". Há partes que você precisa tocar pra ter certeza se são feitas de metal, ou somente pintadas para parecer metal, como por exemplo, as lâminas/ espadas que são removíveis. Outro detalhe muito bacana são as luzes no peito e na cabeça. Uma figura muito bonita e imponente. Se você gostou do filme, não vai resistir a esta figura.





3. Batman e Robin 2-pack - Batman Classic TV Series - Mattel

Alguns podem argumentar que isso seria uma trapaça, já que se tratam de duas figuras, mas é preciso levar em conta que o Robin é exclusivo desse pacote, além das figuras apresentarem um acabamento diferente (aramado) nas capas, portanto as duas devem ser consideradas exclusivas do pack, tendo que ser tratadas como um só produto. O ponto alto dessas figuras reside no simples fato de que até 2012 era impossível de se imaginar que um dia seriam produzidas, apesar de serem desejadas há décadas por muitos colecionadores, em decorrência de uma feroz batalha judicial entre a Warner Bros. e a Fox pelos direitos da série de TV. Ao que parece os estúdios chegaram a um acordo, e finalmente pude ver realizado o velho sonho de ter figuras de ação da série dos anos 60. Boas esculturas, representando com perfeição o porte físico dos atores da série (o que é realmente cômico comparado a figuras de heróis dos quadrinhos), articulações no padrão Movie Masters e os acessórios essenciais: um Batarang e uma base/ lateral de edifício (com janelas que se abrem), que você pode usar para recriar as clássicas escaladas da dupla dinâmica e deixar as figuras nessa pose na posição horizontal ou vertical em sua coleção.




2. Batmóvel - Batman Classic TV Series - Mattel

Ele pode não ser "exatamente" uma figura de ação, mas o Batmóvel é um personagem do universo do Batman, não um simples veículo ou acessório. Por anos os colecionadores vem pedindo à Mattel que produzisse um Batmóvel na escala de 6 polegadas (apesar da empresa já ter lançado um, desenhado pela sua equipe de design, que acabou não agradando tanto), e quando eles anunciaram que lançariam não só as figuras da famosa série de TV de 1966, mas também um Batmóvel na mesma escala, eu não podia esperar que fosse ser tão primorosamente produzido (afinal estamos falando de figuras de mercado de massa).  A escala ficou perfeita. O Batmóvel acomoda bem as duas figuras, com direito a todos os acessórios (a maioria é esculpida na própria carroceria e pintada), o telefone vermelho, detalhes no painel, maçanetas, calotas, placa, turbina, paraquedas (não se abrem), e outros, sem falar que até a parte de baixo teve detalhes esculpidos. A pintura ficou perfeita e não podemos esquecer de mencionar que o preço final (nos EUA, claro) foi de US$ 49,00.






1. Batman - MAFEX - Medicom

A quase totalidade das minhas figuras vem dos Estados Unidos, e confesso que gosto muito das figuras Dark Knight Rises Movie Masters produzidas pela Mattel. No entanto fiquei muito curioso quando ouvi falar das figuras MAFEX (Miracle Action Figure EX) que seriam lançadas pela Medicom do Japão, e resolvi comprar o Batman. A figura é simplesmente fantástica. Articulações de sobra (sem prejudicar em nada a estética) impressionam não só pela quantidade, mas pela amplitude dos movimentos (esse deveria passar a ser o padrão no que diz respeito a figuras hiperarticuladas). A capa de tecido não atrapalha em nada a movimentação. A pintura é executada com perfeição (nos poucos lugares onde a figura não é totalmente preta). A escultura não poderia ser melhor e os acessórios vem em quantidade (3 mãos extras, 2 "armas" e uma base com suporte articulável). Sem sombra de dúvida a minha figura preferida do ano.