28 de agosto de 2013

Lego Cuusoo

Felippe


Em 2009 surgiu uma ideia que resultaria em inúmeras outras ideias: Lego Cuusoo. Como sabemos, a Lego é uma empresa que alicerçou seu atual império em uma regra muito simples: Brinquedo no qual as crianças constroem o que quiserem e como quiserem. O potencial de criação é infinito, e acreditem, tem muita gente construindo robôs de lego por aí, pra nenhum PhD em robótica colocar defeito. Com a criação do Lego Cuusoo tais criações podem não apenas serem feitas em casa, como podem se converter em dinheiro, fama e realização de um sonho: ver o seu projeto virar um set oficial da Lego.

Lego Cuusoo é basicamente uma divisão da Lego que possibilita que ideias de fãs se tornem realidade, ou melhor, se tornem um set oficial para que outros fãs possam ter acesso. Então você me pergunta “e o quê eu ganho com isso?”, e a resposta é muito simples: 1% do lucro!

A porta de entrada é o website http://lego.cuusoo.com/. Através dele os usuários postarão suas ideias que eventualmente se tornarão um set oficial.

Para que um projeto se torne realidade os seguintes passos devem ocorrer:
- Postar sua ideia, explicando em que consiste, adicionando fotos do set montando bem como de suas minifigs (caso se aplique) 

- Obter 10.000 votos/suportes de usuários na internet

- Ser aprovado pelo time de avaliadores composto por especialistas, engenheiros e marketeiros da Lego.

Agora vamos por partes: Somente o passo de construir um projeto, tirar fotos e postar no site já é um grande desafio. Ao visitar o site, sem tirar o mérito de nenhum participante, alguns projetos bem razoáveis estão expostos por anos e não conseguem chegar perto dos 10.000 votos, ou seja, todo o tempo e dinheiro empregados nele não resultaram em nada até agora. Aos felizardos que atingiram os 10.000 votos a avaliação técnica é bem rigorosa.

Em linhas gerais o que o time de especialistas está avaliando é: jogabilidade (capacidade de ser jogado ou brincado), se a construção segue os padrões de qualidade da Lego (os blocos se encaixam de uma forma que a estrutura vai ficar firme e também será relativamente fácil desmontar) e por último e não menos importante: Licença.

Alguns detalhes que vale mencionar, mesmo sendo aprovado pela avaliação técnica existe uma alta possibilidade de um set enviado por fã ter seu design levemente alterado para atender aos padrões e otimizar a produção. Aproveitando para ressaltar que tal produção leva meses.
Mencionei a questão da licença anteriormente, pois durante uma recente navegação eu observei um set que eu buscava, quando estava próximo de atingir os 10.000 votos foi interrompido e a equipe do Cuusoo explicou que a licença de tal personagem, no caso Doctor Who, pertencia à outra empresa de brinquedos, no entanto não seria possível produzir tal set. Infelizmente esse projeto já foi tirado do ar, mas estava aparentemente dentro dos padrões de qualidade da Lego. Devo confessar que essa descoberta me entristeceu um pouco, não apenas por ser um set que eu gostaria muito de ter, mas também por ter sentido que o fato da licença pareceu mais uma justificativa para não fazer um set que talvez não fosse tão lucrativo para a empresa.

De qualquer forma, vamos recapitular os quatro sets que foram postados, votados, avaliados e tornados sets oficiais:

1º: Shikai 6500 (Submarino)
2º: Hayabusa (Satélite)
3º: Minecraft (Jogo de Vídeo Game)
4º: DeLorean (Cinema)

Já que o set do Doctor Who não saiu e eu queria dar a chance para os meus Minifigs viajarem no tempo, adquiri o DeLorean Time Machine e vou descrever um pouco da minha aventura Lego Cuusoo:
Venho acompanhando o Cuusoo faz alguns meses (desde um pouco antes do lançamento do set do Minecraft), tenho minha coleção de Lego toda focada em construções e veículos do tema Cidade e Super Heróis. Quando vi que o DeLorean passou na avaliação técnica foi um momento de bastante alegria. Um dos meus filmes favoritos sendo representado no meu brinquedo favorito, não tem erro!


Acompanhei as notícias de perto para saber exatamente quando seria lançado. A fama corre que esses Cuusoos saem em uma quantidade relativamente limitada e o estoque costuma acabar rápido. Foi quando iniciaram a venda deles na San Diego Comic Com 2013. A partir desse dia eu comecei a visitar a loja da Lego praticamente todos os dias, até comprá-lo.

Obviamente, no dia em que comprei, cheguei em casa e não encontrei tranquilidade enquanto não tivesse montado ele por completo, mas antes da montagem em si, algo que merece ser mencionado e destacado é a qualidade do material. Não estou me referindo simplesmente aos blocos e peças, mas sim ao manual e a caixa. Posso dizer que a caixa é de qualidade igual ou superior aos sets normais da Lego, o manual é nada menos do que um livro, isso mesmo, é um livro, nele conta alguns detalhes do filme De Volta Para o Futuro e várias etapas do projeto e sua criação.




Com relação à construção, em termos gerais, esse carro emprega técnicas sofisticadas e tem um design raramente encontrado em sets normais. A montagem é um pouco cansativa, pois utiliza muitas peças bem pequenas para poder compor os detalhes mais discretos do veículo. Algumas peças exclusivas e que subiram muito o meu conceito do Cuusoo: o capacitador de fluxo (conhecido provavelmente por menos de 0,01% da população mundial), as placas e o painel estão impressos nas peças, e não são adesivos que depois de um tempo ficam nojentos e com orelhas (essa é a única coisa que eu não gosto no Lego).


Como eu mencionei antes, a montagem é cansativa e longa. Eu provavelmente demorei para montá-lo o mesmo tempo que demoraria para montar algum set grande como uma delegacia ou corpo de bombeiros. O veículo é bastante grande se comparado com outros feitos para colocar um bonequinho apenas (quase todos). Os carrinhos pequenos têm quatro bolinhas de largura, caminhões, ônibus e utilitários geralmente tem seis bolinhas de largura, o DeLorean tem oito na carcaça, mais retrovisor, tornando-o incompatível com as placas usadas como ruas na minha cidade. Mas não se preocupem, suas rodas se viram para baixo para que ele possa voar!

Outro detalhe importante é que o set traz peças e instruções para montar qualquer uma das três versões do carro.


Uma vez pronto, o DeLorean é um ótimo enfeite, ideal para um AFOL (Adult Fan Of Lego) como eu, já para uma criança brincar, eu não recomendaria muito por dois motivos: É um set raro e você não quer uma criança que potencialmente nem sabe o que é De Volta para o Futuro desgastando as peças e mais importante, algumas peças estão encaixadas de forma muito delicada, muito fácil de desmontarem no primeiro manejo, como as portas por exemplo.

Alguns outros sets de alta qualidade que estão no Cuusoo e que eu espero ansiosamente:

Caça-Fantasmas (Aguardando avaliação técnica)
Legend of Zelda (Aguardando avaliação técnica)
Jurassic Park (mais de 1000 votos em seis dias)

24 de agosto de 2013

A volta do jogo Street Rod

Alê Nunes


No início dos anos 90 um amigo me mostrou o jogo Street Rod.

Ambientado nos anos 60, o enredo do jogo consiste em envenenar seu carro, obviamente um Street Rod, ir para um Drive-In e desafiar outros rodders para um racha.

Nessas corridas o jogador pode apostar uns dólares ou o próprio carro. Essa dinâmica permite que o jogador ganhe dinheiro para comprar carros e partes melhores (motor, pneus, etc), gasolina ou mudar a aparência do bólido.

Apesar de ser um jogo “em DOS” a interface é muito simpática. A compra e venda de carros e partes são feitas através de um jornal e a alteração dos componentes  do carro em uma garagem.


Carro pronto, é hora de ir para o Drive In e desafiar outros rodders para o racha. Quando um Corvette preto aparecer fique atento, pois esse é The King, o campeão local de rachas, que só vai aceitar seu desafio se você já tiver uma reputação nas ruas.

Caso você derrote The King, você leva um prêmio extra!



Houve uma segunda versão do jogo, Street Rod 2, com novos carros, que também era interessante, mas praticamente sem nenhuma alteração na sua dinâmica.

Bom, não estou escrevendo esse texto por puro saudosismo, mas nesta semana descobri que um grande fã do jogo, Marco Kleijer, está recriando o jogo.

Toda história dessa empreitada está relatada em seu site (http://streetrodonline.com/), e aparentemente Marco está fazendo um grande trabalho, pois já adquiriu os direitos de Street Rod, já conseguiu junto a Ford o licenciamento para utilizar os carros da marca e agregou algumas melhorias à essa nova versão.

Se você conheceu o jogo ou ficou curioso, vale a pena dar uma olhada.

12 de agosto de 2013

Superman - Man of Steel de 31 polegadas [ Jakks Pacific ]

Ricardo Beluchi

Bom dia amigo leitor do Galeria dos Brinquedos.
Hoje trago para vocês o review de uma figura que divide opiniões:

Superman - Man of Steel de 31 polegadas (cerca de 78cm) da Jakks Pacific e distribuído no Brasil pela DTC Brinquedos.


Digo que divide opiniões pelo seguinte:

Alguns colecionadores se esquecem que este é um brinquedo, assim sendo deve-se parecer um brinquedo.

Esses colecionadores estão acostumados com níveis de detalhamento incríveis com outras linhas específicas, Hot Toys, Play Arts Kay, etc...

Mas este é assumidamente um brinquedo, voltado para crianças.

E mais, aos olhos de uma criança, principalmente se assistiu o filme e é fã do Superman, ficará maravilhada com esse "bonecão" gigante!

Bem, vamos aos detalhes:


A caixa é padrão desta série que atualmente conta com Superman, Batman (Bale) e Darth Vader.

Sem muitos detalhes, a figura fica praticamente exposta, ideal para alguns colecionadores que gostam de manter seus itens "lacrados" e ao mesmo tempo vê-los ao vivo.


Parte de trás da caixa, imagem bonita e informações sobre a figura e fabricante.


A escultura do tórax e corpo é bem detalhada, o "S" é muito bonito e estilizado, e o material tenta reproduzir o efeito camada de "bola de basquete" que aparece no uniforme do filme.


O visual geral é muito bonito, enche os olhos, a capa tem um caimento muito bom e deixa um aspecto muito imponente!


Ela é presa dentro do corpo do action, uma medida simples e que a Bandeirantes poderia ter utilizado em seus Superman e Batman, para dar um aspecto melhor.


A parte de trás da figura é toda detalhada, o único detalhe negativo são os parafusos a mostra, como a versão anterior do filme de 2006...por favor, me façam esquecer que aquele filme existiu...rsrsrs


Na minha opinião, o rosto poderia ser mais detalhado, talvez uma repintura com sombreamento faça muita diferença nas mãos de um customizador experiente.



Mais detalhes do uniforme, o acabamento é ótimo, sem falhas na pintura ou rebarbas.


Comparação com a versão do filme de 2006 da mesma escala. 

Nota-se que ele é mais alto e parrudo.




"Ok Kal-El, seu filme é muito melhor que o meu...."

Por fim, a comparação entre escalas diversas:


Aqui temos: Superman de 31 polegadas da Jakks, versão de 2006 da Mattel, também de 31 polegadas, Superman de 60 cm e 45 cm da Bandeirantes, Superman de 13 polegadas da Mattel de 2006, Superman Returns da Hot Toys, Superman DC Direct de 6 polegadas, Superman Returns Mattel de 4 polegadas e Man of Steel da Mattel de 3 3/4 polegadas.

Bom amigos, é isso.

Espero que tenham curtido o toy e qualquer dúvida estou à disposição.

Grande abraço a todos!!