Páginas

24 de janeiro de 2005

Soldadinhos de Filmes - Parte 2 - Os Modernos

Marcelo Volcato

Seguindo com nossa história dos soldadinhos de plástico baseados em filmes, avançamos no tempo e nesse artigo falaremos de filmes feitos após a década de 70. Para esse período, escolhemos seis filmes: Star Wars, Superman, Flash Gordon, Aliens, Willow e O Patriota. Como dá para perceber, um legítimo "balaio de gatos!" Vamos à eles. 

Star Wars

O primeiro filme ("Uma Nova Esperança") é talvez um dos filmes mais vistos da história do cinema, Star Wars. Esse filme (de fato o quarto episódio), revolucionou Hollywood, criando uma geração de jovens que davam mais importância aos efeitos especiais, do que propriamente ao roteiro. Lançado no hoje longínquo 1977, e com defeitos que George Lucas só seria capaz de resolver anos mais tarde, o sucesso do filme motivou centenas de licenciamentos de brinquedos. As figuras da Applause, em escala 1/32, foram lançadas junto com "O Retorno de Jedi", em 1983. 



Superman, o Filme

Lançado em 1978, "Superman, o Filme" levou a conhecida história do repórter Clark Kent (na verdade um alienígena sobrevivente da destruição do planeta Kripton) para os cinemas. O saudoso ator Christopher Reeve imortalizou-se nesse papel, como o melhor Super Homem de todos os tempos. Muitos brinquedos foram lançados em conexão ao filme, mas nenhum soldadinho, contudo. Em 2004, corrigindo essa falha, à francesa Papo lançou um maravilhoso boneco, com o rosto de Christopher Reeve, na escala de 90mm. Tarde? Talvez, mas a qualidade certamente compensou a espera.



Flash Gordon

Flash Gordon é um personagem de quadrinhos antigo, que mereceu um filme meia-boca em 1980... Quem não se lembra da trilha sonora descartável à cargo do Queen? Provavelmente a pior coisa feita por esse dinossauro do rock... De qualquer forma, o único conjunto de soldadinhos lançados relacionados à esse filme foi um conjunto de soldadinhos (igualmente descartáveis) da fábrica chinesa Toy Major



Aliens

Aliens de 1986 é um outro caso. Continuação de "Alien, o 8º Passageiro", Aliens substituía o clima de suspense do primeiro filme, por um filme de guerra do Vietnã, com os vietcongs saindo de dentro da barriga das pessoas e uma rainha enorme botando ovos! Se o filme não era lá essas coisas, esse playset da China, era! Simplesmente genial! Por motivos de copyright, e Sigourney Weaver não aceitar virar brinquedo sem faturar horrores, falta a Ripley no playset.



Willow

"Willow" foi uma tentativa de George Lucas contar as histórias de contos de fadas, que tanto lhe agradam, sem recorrer a "light sabers" ou "Jedi knights". O filme não foi o fracasso que costuma se dizer, a crítica foi impiedosa, é claro, mas milhões de pessoas no mundo inteiro correram ao cinema mais próximo para assisti-lo. Lançado em 1988, com os action figures dominando o mercado, esses soldadinhos da Tonka não venderam bem, pior do que o filme, aliás. Contudo, apenas recentemente essas figuras estão recebendo o devido crédito. Trata-se de uma maravilhosa coleção de figuras do mundo das fadas (com direito a dragão de duas cabeças e bruxa má) altamente colecionáveis e relativamente raras. Como curiosidade, vale lembrar que a Tonka foi processada pela Britains (processo resolvido com um acordo extrajudicial) por usar bases metálicas nesses soldadinhos!








O Patriota

O último filme é também o mais recente. Lançado em 2000, "O Patriota" tem Mel Gibson lutando nos campos de batalha da revolução americana. Simultaneamente ao filme, a Conte lançou uma bela coleção de figuras de metal com os personagens e soldados. As figuras de plástico, raríssimas, foram brindes que acompanharam a aquisição de playsets de normandos em 2000. Apenas 200 figuras dessas foram feitas, uma para cada playset (por sorte tenho uma figura de cada na minha coleção), retratando um americano e um inglês.



Benjamin Martin contra Coronel Tavington

Nenhum comentário:

Postar um comentário