Alê Nunes
Tetris (em russo: Тетрис) é um jogo eletrônico muito popular, desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, e lançado em junho de 1984. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos.
Tetris foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da União Soviética e um dos primeiros a ser visto como um tipo de vício. Atingiu um público alvo inédito na história dos video games.
Alexey Pajitnov conheceu o quebra-cabeças Pentaminó e decidiu criar uma versão virtual dele para seu computador Electronica 60. Removeu um dos blocos do jogo e nomeou com o prefixo quatro em grego: Tetris.
O jogo consiste em empilhar tetraminós que descem a tela de forma que completem linhas horizontais. Quando uma linha se forma, ela se desintegra, as camadas superiores descem, e o jogador ganha pontos. Quando a pilha de peças chega ao topo da tela, a partida se encerra.
Tetris Link é a transposição desse famoso vídeo game para o mundo real.
Como é comum nesse tipo de adaptação, algumas concessões foram necessárias para obter-se uma boa jogabilidade.
Feito para dois a quatro jogadores, cada um recebe vinte e cinco tetraminós de cores iguais, com os cinco formatos disponíveis. O objetivo principal é colocar suas peças na torre de forma que elas fiquem conectadas. Quanto mais peças conectadas, mais pontos. Peças mal encaixadas, que deixam espaços vazios embaixo delas, fazem os jogadores perderem pontos. Também é possível tentar bloquear as peças de seus adversários.
Para saber qual tetraminó o jogador deve utilizar em cada rodada, um dado com os formatos das peças estampados em seus lados deve ser jogado.
Apesar das diferenças em relação ao original, o Tetris Link é muito desafiador, pois uma peça mal colocada ao final da partida pode comprometer todo o jogo.
Também existe uma versão compacta, para dois jogadores, com tetraminós menores.