24 de junho de 2012

Falcon - Produtos Derivados

Alê Nunes

O grande sucesso da coleção de brinquedos Falcon, lançada nos anos 70 e 80, fez com que não só a Estrela, mas outras empresas de outros segmentos se interessassem pelas aventuras do herói. A própria Estrela lançou dois jogos de tabuleiro.



Na área de publicações, a Editora Abril produziu duas revistas dedicadas ao nosso herói: Destaque e Brinque com Uma Aventura na Selva e a edição 112 da revista Transfer, Falcon e a Ameaça Submarina. Em setembro de 1977 a Editora Três colocou nas bancas a revista Falcon Especial, que dois meses mais tarde se tornou a série mensal Comandos em Ação – Falcon, com duração de apenas quatro edições.



Para contar as aventuras de Falcon também foram produzidos três discos compactos em vinil, que mais tarde foram reunidos em um LP.


Não bastava brincar, ler e ouvir as aventuras do herói, por isso a Hering lançou camisetas com estampas do Falcon.


Agradecimento especial para os amigos Egon, Daniel, Doug e Guilherme, que contribuíram com informações sobre os discos do Falcon. O blog do Guilherme possui mais informações aqui e aqui.

22 de junho de 2012

Falcon - 1994/2000 [ Estrela ]

Alê Nunes


Depois de dez anos fora das prateleiras, Falcon retorna às lojas de brinquedo. Com visual baseado nos bonecos GI Joe Hall of Fame, já não tinha cabelo flocado e olhos de águia, sendo encontrado em dois modelos, Piloto e Soldado. Já Torak, o grande inimigo, apesar de manter a mesma cabeça metalizada, tinha nessa nova versão um corpo “humano”. As embalagens dos bonecos traziam os logotipos: Clássicos Falcon, Comandos em Ação e GI Joe, uma verdadeira sobrecarga de informação. Também faziam parte dessa coleção, dois veículos: Jipe e Tanque.



Logo depois saíram os modelos Dragão Negro e Ninja, claramente inspirados nos personagens Snake Eyes e Storm Shadow. Ambos tinham espadas produzidas no mesmo molde da espada do Condor, da coleção original dos anos 70/80.


No ano 2000, a Estrela fez sua última investida na linha Falcon. Uma produção exclusiva para as Lojas Americanas trouxe de volta os bonecos Piloto e Soldado, mas com roupas de cor diferente e mais simples e o Torak, que dessa vez era chamado apenas de Inimigo, e trazia uma cabeça verde limão (?!). Totalmente descaracterizada, essa última série nem ostentava o nome Falcon, foi lançada como Força de Ataque.




Infelizmente esse capítulo da história do Falcon não é muito apreciado pelos fãs, mas com certeza esse novos bonecos serviram de doadores para restauração de muitos bonecos antigos.
Será que um dia a Estrela vai tirar seu maior herói da aposentadoria?

17 de junho de 2012

Secret Wars - Guerras Secretas [ Gulliver ]

Alê Nunes


Em 1986 a Editora Abril lançou a maxissérie Secret Wars (Guerras Secretas), que trazia uma história em que os principais heróis e vilões da Marvel eram transportados, por um ser superpoderoso, para um planeta distante para se enfrentar.

A última capa da primeira edição tinha a propaganda dos bonecos Secret Wars, que seriam lançados pela Gulliver, com uma tarja preta com o seguinte texto “Depois, ninguém mais será o mesmo! Nem você. Aguarde!”. Em poucas semanas, o “mistério” seria revelado e os brinquedos Secret Wars chegariam às lojas de brinquedo.

A coleção era composta por dez bonecos articulados, que vinham com base, escudo, arma (em alguns casos) e um mini gibi.

Homem-Aranha (uniforme regular)
Capitão América
Demolidor (que não fazia parte da história do gibi)
Homem de Ferro
Wolverine
Homem-Aranha (uniforme negro)
Dr. Destino
Kang
Magneto
Dr. Octopus

Quatro veículos, chamados de turbo-cycle, e dois castelos, um do Homem-Aranha e um do Dr. Destino (produzidos exclusivamente no Brasil), completavam a coleção.




Seguramente, ao lado da Coleção Super Powers, a coleção Secret Wars foi um marco na produção nacional de figuras de ação de super-heróis. Veja abaixo texto extraído do encaderno Secret Wars (Panini 2008) explicando a relação entre os bonecos e o gibi:


Originalmente os bonecos Secret Wars foram fabricados pela Mattel, e alguns países produziram personagens diferentes dos que foram lançados pela Gulliver. Para maiores detalhes: Secret Wars Archive

Na primeira vez que a maxissérie foi publicada pela Abril, a editora fez muitas alterações na história original, omitindo e alterando personagens. O motivo da “mutilação” foi a decisão da Gulliver lançar os bonecos mesmo que a cronologia das revistas no Brasil ainda não tivesse chegado ao ponto onde começavam as Guerras Secretas. Alguns personagens ainda não haviam sido apresentados ao público brasileiro e outros estavam em momentos distintos em suas histórias.

Veja aqui as capas da revista lançada em 1986.

10 de junho de 2012

Moto Laser [ Glasslite ]

Alê Nunes


Moto Laser foi mais uma série de televisão dos anos 80, que contava com um combatente do crime utilizando um super veículo em suas aventuras. Nela o policial Jesse Mach foi escolhido por uma agência do governo para testar o projeto secreto Moto Laser, uma super moto capaz de rodar em qualquer terreno, atingir altas velocidades e dotada de um avançado sistema de informação.

De olho em mais esse sucesso da televisão, a Glasslite lançou uma série de brinquedos Moto Laser. Além da própria moto, nas versões motorizada a pilha e fricção, contava com boneco articulado, pickup e um motorama.

Imagens do catálogo Glasslite 1986:


Moto Laser (Street Hawk) - 1985
- 1 Temporada / 13 Episódios

Abertura: