29 de abril de 2012

Super Máquina [ Glasslite ]

Alê Nunes


A Super Máquina foi um dos seriados de maior sucesso dos anos 80. Michael Knight, um ex-policial dado como morto, e seu super carro, KITT, lutam pela justiça com o apoio da Fundação Pela Lei e Pelo Governo, que construiu KITT e financia as aventuras da inusitada dupla.

KITT não era apenas um carro com tecnologia e armas avançadas, era dotado de inteligência artificial e possuía personalidade marcante, o que garantia ótimos diálogos entre os protagonistas da série.

Nesse período a Glasslite produzia muitos brinquedos licenciados de seriados e desenhos animados, e a Super Máquina foi mais uma franquia de seu vasto catálogo.

Vários veículos já existentes na linha de produtos da empresa foram convertidos para poder fazer parte da coleção Super Máquina. Como resultado, os veículos não tinham escala 100% compatível. Carros, moto, helicóptero e caminhões foram produzidos na cor preta e ostentavam os adesivos da série. Óculos, bonecos (no estilo Comandos em Ação) e figuras estáticas também fizeram parte dessa coleção.

Apesar de originalmente KITT ser um Pontiac Trans AM, outros modelos de carros também foram utilizados pela Glasslite para retratar o veículo. O ponto alto da série era um modelo de controle remoto, porém ao invés do Trans AM, era uma Lamborghini preta travestida de Super Máquina.

Imagens do catálogo Glasslite 1986:









A série Mutante, robôs que se transformavam em veículos, também teve sua Super Máquina:


A Super Máquina (Knight Rider)
- 1982-1986
- 4 Temporadas / 90 Episódios

Abertura:


Customização - Aranhamóvel

Alê Nunes


Em 1974 a editora Marvel resolveu criar um veículo para o Homem-Aranha. Nascia aí o Aranhamóvel, um buggy decorado com as cores do personagem, que soltava teias, subia pelas paredes e possuía o sinal aranha. Provavelmente uma brincadeira da Marvel, satirizando o Batmóvel, o simpático Aranhamóvel teve vida muito curta, e logo foi destruído. Isso não impediu que vez por outra o pequeno buggy azul e vermelho fosse homenageado e reaparecesse em alguma aventura do cabeça de teia.

No mundo dos brinquedos o Homem-Aranha tem inúmeros veículos, mas nenhum deles retratando a versão dos quadrinhos. Sempre achei isso uma injustiça e imaginava uma maneira de fazer uma miniatura customizada. Infelizmente me faltavam habilidades manuais e um modelo que servisse de base para a personalização.

Essa história sofreu uma reviravolta quando vi a imagem do Bugre, uma miniatura da Coleção Carros Nacionais do Extra (jornal do Rio de Janeiro), na escala 1/43. Visualizar um Aranhamóvel nesse modelo foi fácil, bastava apenas encontrar alguém para realizar o sonho.

Felizmente encontrar um customizador não foi difícil, pois participo de um excelente (leia-se o melhor) fórum de miniaturas, o Mundo em Miniatura, do qual vários customizadores fazem parte. Entrei em contato com Fábio Torres, que prontamente aceitou o desafio, e o realizou de forma magistral! Abaixo imagens do Bugre, original e convertido em Aranhamóvel:





Vale lembrar que neste ano o Homem-Aranha completa 50 anos de criação. Fica aqui minha homenagem.


Links recomendados:
Diecastmania (Fábio Torres)
Aranhamóvel
Mundo em Miniatura
Coleção Carros Nacionais do Extra

27 de abril de 2012

Galaxy Rangers [ Glasslite ]

Alê Nunes



Galaxy Rangers foi mais um clássico da animação dos anos 80. Um western espacial que narrava as aventuras dos patrulheiros Capitão Zachary Foxx, Shane Gooseman, Doutor Hartford e Nikko, um grupo de elite designado pela BETA (Bureau for Extra-Terrestrial Affairs) para manter a lei e a ordem nas colônias da Terra espalhadas pelo espaço.

Em 1987 Galaxy Rangers começou a ser transmitido pela Rede Globo, e para aproveitar o sucesso da animação, a Glasslite produziu uma série com cinco bonecos, três montarias e uma arma. Do lado dos mocinhos: Foxx, Goose, Hartford e suas montarias. Faltou apenas a jovem Nikko para completar o grupo. E do lado dos vilões a Rainha da Coroa e Lazarus Slade.

A arma era uma pistola que já havia sido lançada anteriormente na série Buck Rogers, mas agora ostentava o Logo dos Galaxy Rangers.

Imagens do catálogo Glasslite 1987:



Para quem não conhece, ou deseja relembrar, aqui está a abertura da série.



Maiores detalhes sobre a trama e os personagens: InfanTV

14 de abril de 2012

Série Supersônica [ Estrela ]

Alê Nunes


Na década de 70 a Estrela trouxe para o Brasil alguns dos veículos da série SSP Racers da Kenner, que aqui ficam conhecidos como Série Supersônica. Como o nome já denuncia, o seu foco principal era a velocidade. Os veículos possuíam um dispositivo bem simples, uma roda com engrenagem dentada e uma correia, chamada de cremalheira. Para ganhar velocidade, basta encaixar a cremalheira na roda até o final e puxar com força. Além disso, a pintura de cada modelo era metalizada e bem chamativa. A Série Supersônica não teve produção contínua, mas fez parte do catálogo da Estrela em vários anos das décadas de 70 e 80.



Como era comum na época, a Estrela adaptava vários de seus brinquedos para a licença Disney. Sendo assim, Mickey e Donald ganharam seus veículos Supersônicos.


Em 1987 a série Comandos em Ação recebeu um veículo chamado Torpedo, que nada mais era do que o Vendaval, adaptado para receber um boneco, decorado com motivos militares.


Em 1988 foi apresentado o veículo Combator, da série Masters of the Universe (He-Man), que também possuía o mecanismo da Série Supersônica.