17 de agosto de 2009

Quem lembra das canetas bolichinho?

Heloisa Ferreira


Quase chorei quando encontrei essa pérola nos Armarinhos Fernando há algumas semanas. Tudo bem que o fabricante deu uma renovada no visual (lembro dos pinos serem inteiros da cor da caneta e da bolinha ser preta), mas ainda assim é um clássico: as canetas bolichinho!

O preço do produto é baratinho (não saiu dez reais) e me trouxe tantas lembranças boas na hora em que vi que seria impossível não comprá-lo (e dividi-lo aqui). Vida longa às canetinhas, aos estojos com mil compartimentos e aos lápis de tabuada!

16 de agosto de 2009

Falcon - 1977/1982 [ Estrela ]

Alê Nunes


Em 1977 a Estrela lançou do Brasil aquele que foi com certeza um dos mais queridos brinquedos dos garotos da época, o Falcon.

Sendo uma das primeiras figuras de ação produzidas no Brasil, o Falcon tinha 12 polegadas (cerca de 30 cm), cabelo de verdade, articulações no pescoço, braços, cintura e pernas, além de contar com uniformes para vários tipos de missões, veículos e uma infinidade de acessórios.

Logo de início foram lançadas duas versões, o moreno sem barba com uniforme verde e o moreno com barba e uniforme camuflado.


Apesar do aspecto militar o Falcon era um aventureiro e essa vocação se firmaria ao longo dos anos.

Em 1978 surgiria o Falcon loiro, já com roupas não militares.

Em 1979 foi lançado o “Olhos de Águia”. A partir de então todos os Falcons viriam com uma alavanca da nuca, que acionada, mexia os olhos do boneco. Nesse mesmo ano apareceria a versão ruiva.


O ano de 1980 marca a transição para a fase futurista, em que todo universo Falcon apresentaria aspectos mais ligados aos super-heróis e ficção científica. Surge nesse ano Torak, o inimigo, com clara inspiração em Darth Vader (Star Wars), Cilônicos (Galáctica) e outros vilões que faziam sucesso na época.


Em 1981 surge Condor, o aliado, e vários acessórios futuristas, como arma laser, escudo e capacete.

 

Em 1982 veio Roboy. E este foi também o último ano com novos modelos, que continuariam a ser produzidos por mais dois anos.


 

Existem algumas imagens de protótipos de novos modelos e novos personagens que seriam agregados à linha, mas que infelizmente nunca chegaram a ser produzidos.

Falcons e Laserman (dir.) não produzidos.

Triton (esq.) e Falcon (centro) não produzidos.

Ao longo de todos esses anos muitos acessórios foram lançados para o Falcon. Existiam cartelas, chamadas de “Aventuras”, que traziam novas armas, equipamentos e roupas para o herói.


Entre os veículos pode-se destacar o helicóptero e o jipe, como os mais desejados, mas além deles ainda existiam buggy, bote, tanque, etc.

Tamanho foi o sucesso dessa série que outros produtos como camisetas, histórias em quadrinhos, discos (vinil) com histórias e jogo de tabuleiro tiveram o Falcon como tema.

GI Joe Adventure Team é nome original dessa série, que foi produzida nos anos 70 pela Hasbro nos EUA.
Vale ressaltar que a Estrela não se prendeu aos modelos criados pela Hasbro. Torak, Condor, Roboy e alguns uniformes foram criados pela fábrica brasileira e lançados exclusivamente por aqui.

Em 1994 e 2000 a Estrela lançou novas séries do Falcon, mas que não contavam com cabelo/barba de verdade, olhos de águia e muitos dos itens que garantiram o sucesso do original.

10 de agosto de 2009

Turma da Mônica no Museu

Alê Nunes


O MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) está realizando uma exposição em homenagem aos 50 anos de Maurício de Souza.

Grandes painéis contam a história da Turma da Mônica. Muitos prêmios recebidos pelo Maurício e produtos licenciados também estão expostos.

Existe uma área dedicada a produção de quadrinhos e desenhos animados, e uma outra dedicada aos três novos longas que estão sendo produzidos em 3D, Horácio, Astronauta e Penadinho.

Para finalizar, uma verdadeira exposição de arte com versões de pinturas e esculturas famosas com os personagens criados por Maurício.

No quesito brinquedos, muitas raridades e algumas novidades. Seguem algumas imagens:

Mônica da Trol (anos 70)

Mônica da Estrela, coleção da Trol e outros produtos

Moldes da Turma da Mônica

Brinquedos do Pelezinho da Estrela

Pelúcias e CD-Roms (anos 90)

Mini Game

Jogos Sega

Vários brinquedos e os ainda não lançados bonecos da Turma da Mônica Jovem

Escultura a partir de modelo digital

9 de agosto de 2009

Galeria dos Brinquedos



A Galeria dos Brinquedos surgiu em 2002 através do contato entre alguns colecionadores de brinquedos pela internet, e logo se tornou uma lista de discussão sobre o assunto. Em 2003, se tornou o primeiro site nacional - não comercial - exclusivo sobre colecionismo de brinquedos, mantido por colecionadores. Um espaço criado para admiradores de brinquedos de todos os tipos e épocas.

Após alguma turbulência, um tempo fora do ar e tentativas de reativação em outros formatos, a Galeria volta neste blog.

A lista de discussão também será reativada no YahooGrupos.

Divirtam-se!