25 de maio de 2005

Fort Kandahar da Armies In Plastic

Marcelo Volcato

Nos últimos anos, uma empresa tomou de assalto o mercado internacional de soldadinhos, lançando dezenas e dezenas de sets de diversos períodos (Guerra Civil Americana, Napoleônico, I Guerra Mundial e Guerras Coloniais do século XIX). Essa empresa chama-se "ARMIES IN PLASTIC". 

Criada pelo casal Tony e Marilyn Ciccarello, proprietários de uma loja de figuras de metal junto a um dos portões da Academia Militar de West Point (a "Agulhas Negras" dos americanos), a Armies in Plastic vêm se notabilizando pela qualidade, variedade de poses e de uniformes corretos, e cores autênticas para o plástico. Um verdadeiro achado para quem ama os soldadinhos de plástico! 

Recentemente, em mais uma jogada ousada, a Armies in Plastic lançou dois maravilhosos playsets: O Fort Morroco, com a legião estrangeira e árabes, e o Fort Kandahar, das guerras entre os ingleses e afegãos no século XIX. Mas... Onde fica o Forte Kandahar? Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão, perdendo apenas em importância para Cabul, a capital. Além disso, por sua história movimentada já passaram conquistadores de todos os tipos: os macedônios de Alexandre - o Grande, os mongóis de Gengis Khan, os Moguls de Tamerlão, etc... No século XIX foi a vez dos ingleses da Rainha Vitória lutarem lá, no século XX a União Soviética invadiu o Afeganistão, e no nosso século, os americanos estão lá, na mesma Kandahar, de onde expulsaram a guerrilha taliban... Nada mais adequado que recriar em plástico a cidadela que defendeu essa cidade durante milênios.

Mapa do Afeganistão mostrando Cabul e Kandahar

Kandahar, em uma propaganda alemã do século XIX

Falando especificamente do período vitoriano, os ingleses lutaram duas guerras contra o Afeganistão, mais de 50 expedições punitivas (invasões) ao território das tribos afegãs, e não menos de 20 batalhas em Kandahar e arredores! Bem melhor que outros fortes de brinquedo que existem por aí, onde nunca houve sequer uma batalha...

Batalha de Kandahar 1892 ( Repare o forte ao norte da cidade )

O Forte é grande, medindo 48,5 cm de lado, com uma altura máxima de 16,5 cm. Nas suas muralhas é possível colocar uns 80 soldadinhos sem problemas, isso sem falar no pátio interno, com espaços para acessórios e mais combatentes. As paredes interiores do forte são na verdade 11 fachadas que encaixam nas muralhas e podem ser colocadas de muitas maneiras diferentes, pois esse brinquedo é facilmente customizável. O portão pode ser fechado com uma fechadura muito bem bolada, segurança total para os soldadinhos lá dentro! Além disso, uma escada (semelhante a do antigo Forte Apache da Gulliver) e um mastro com bandeira compõem o brinquedo. O Fort Kandahar vêm também com 60 soldadinhos (20 ingleses em 17 poses, 20 hindus em 10 poses e 20 afegãos com 10 poses), mas tive sorte e o meu veio com 62 figuras! 

Outra coisa importante é que o Fort Kandahar tem um estilo oriental que o torna adequado para representar diversas fortalezas, desde a guerra de Tróia, até os nossos dias (quem viu o filme "Três Reis" com George Clooney sabe do que estou falando...). Um brinquedo sólido, muito fácil de montar e que vai proporcionar muitos e muitos anos de diversão para os seus proprietários. Além disso, ele custa 1/3 do que custam os playsets de concorrentes americanos... Uma pechincha! A caixa também é muito bonita e o brinquedo vem bem acondicionado dentro dela. 

Uma dica: Antigos soldadinhos de outras fábricas são perfeitamente adequados para se incorporarem a esse brinquedo. Sugiro os afegãos da Lone Star (fábrica inglesa dos anos 50, 60 e 70) que foram recast pela Toyway, e da cavalaria hindu da Reisler (fábrica dinamarquesa ainda em atividade) . Esses soldados de cavalaria são os famosíssimos Lanceiros de Bengala, a mais famosa tropa colonial inglesa.

Imagens do Fort Kandahar:





Ingleses, Afegãos e Hindus da Armies in Plastic:




Afegãos da Lone Star:


Os Lanceiros de Bengala da Reisler: