14 de abril de 2005

William Walker e a Arte de Criar um Playset

Marcelo Volcato

Os playsets são as obras-primas do mundo dos soldadinhos. Em uma só caixa (às vezes em duas), o proprietário de um playset encontra tudo o que precisa para se divertir: soldadinhos, cenário e acessórios! O mais clássico de todos é sem dúvida o Forte Apache, mas apenas a fábrica americana Marx Toys lançou mais de 200 playsets diferentes, e ainda tem 6 deles em produção, mais de meio século depois de lançar seu primeiro (uma versão do Álamo). Atualmente, existem 7 fabricantes que fazem e lançam seus playsets anualmente: Marx, CTS, Conte, TSC, Barzso, BMC e Gulliver (Sim! A Gulliver ainda lança o Forte Apache!). 

Com dezenas de fabricantes atuais relançando linhas antigas e produzindo coisas novas constantemente, apenas a imaginação nos impede de criar o playset dos nossos sonhos. Tenho quatro desses aqui em casa. Levei anos montando cada um deles. 

O primeiro chamo de "O Oásis de Tamanrasset". Reúne a legião estrangeira, atiradores senegaleses (tropa colonial francesa), árabes e tuareg. Têm também um oásis, com um forte, casas, tendas árabes e até mercadores do deserto!

Uma visão geral do playset "O Oásis de Tamanrasset"

O segundo é em homenagem aos filmes/livros "O Homem que Queria ser Rei" e "O Rei dos Khyber Rifles". É situado no Afeganistão século XIX e têm ingleses, afegãos, tropas hindus (cavalaria e infantaria) e até um sargento gurkha, além de montanhas e uma cidadela afegã, claro. 

O terceiro é dedicado a mais sangrenta batalha da II Guerra Mundial, o batalha de Stalingrado. Reúne tropas alemãs, seus aliados romenos e os seus inimigos russos, muitos russos. Ruínas, barricadas, tanques e canhões completam o cenário. 

O quarto playset, bem esse é o playset do William Walker... O que William Walker tem a ver com isso? Nada, ou quase nada. William Walker nasceu em 1824 muito antes da invenção do plástico e dos playsets. Sua vida foi tão interessante, contudo, que ele merece um playset. Vamos aos fatos: Nascido em Nashville no Tennessee, William Walker era baixinho, de aparência frágil e um homem de enorme cultura. Aos vinte anos já era médico, advogado e jornalista. Foi editor de vários jornais e um ardoroso combatente da escravidão e corrupção.

William Walker

Tudo isso mudou quando Walker, inspirado pelas vidas dos grandes gênios militares que ele conhecia dos livros, tornou-se um filibusteiro. E ele foi o maior dos filibusteiros. Um filibusteiro é uma pessoa que reúne um exército particular, ataca um país e o conquista! O que parece impensável nos dias de hoje não era raro em meados do século XIX. Entre 1852 e 1860 Walker comandou seis invasões a diversos países, proclamou a independência de um estado mexicano, conquistou a Nicarágua, foi eleito presidente da república desse país, lutou uma guerra contra quatro vizinhos centro-americanos (Honduras, Costa Rica, Guatemala e El Salvador), foi derrotado em batalha, mas ganhou a guerra graças a uma intervenção do vibrião colérico, que dizimou seus inimigos. Walker foi duas vezes capturado por tropas inglesas, e na segunda traído, tendo sido entregue a seus inimigos hondurenhos que o fuzilaram. Esse homem foi o americano mais famoso do século XIX no período anterior a Guerra Civil Americana, músicas foram compostas em sua homenagem (até mesmo uma ópera em 3 atos!), os jornais o mencionavam com uma freqüência assombrosa, e a sua passagem levava multidões para ouvi-lo nas estações de trem. Ele deixou um livro (o muito bem escrito "My War In Nicaragua") que foi best-seller na época e ainda hoje é reeditado, uns 150 anos após seu lançamento. Walker, auto-proclamado coronel e depois general, comandou seus soldados (denominados por ele de: "The immortals"; e conhecidos entre os nicaragüenses como "La Falange Americana") em muitas batalhas, ganhando algumas, perdendo outras. Viveu intensamente seu sonho de conquista. Apelidado pelos índios nicaraguenses de "Gray-Eyed Man of Destiny" (O Homem de Olhos Cinzentos do Destino), William Walker nunca será esquecido. Uma singela placa marca seu lugar de nascimento em Nashville, onde ele ainda é um herói popular, cujo nascimento é celebrado anualmente.

A placa que marca lugar de nascimento de William Walker em Nashville...

...e o mapa que marca os territórios invadidos pelo mesmo

Como fazer um playset de William Walker? Fácil! Segue uma lista de componentes básicos para fazer um bom playset:

William Walker ( Replicants CSA Cavalry )

Immortals ( Conte Alamo Texans, Timpo CSA Infantry )

Nicaragüenses ( Barzso Mexican Militia ):



Hondurenhos ( Timpo Civil War USA Infantry, Replicants USA Cavalry, BMC San Juan Hill Americans ):



Costa-Riquenhos ( Marx Civil War USA & CSA Infantries ):



Cenário ( Barzso Mexican Village ):



Acessórios ( CTS Cannon, BMC Barricades, BMC Alamo Accessories )

Estas peças estão disponíveis em muitos vendedores internacionais. 

Como a única limitação (além do custo) é a sua imaginação, uma consulta a esses sites pode realizar o velho sonho de comprar AQUELE brinquedo que você sempre quis! 

Boa sorte!