28 de março de 2005

Legião Estrangeira Francesa Contra os Árabes

Marcelo Volcato

O século XX viu inúmeros mitos perpetuados em soldadinhos de plástico. Um dos mais freqüentes e charmosos foi sem dúvida o da Legião Estrangeira Francesa. Criada em 10 de Março de 1831, a Legião Estrangeira seguia uma antiga (século XII) tradição francesa de empregar mercenários em batalha. Presente em inúmeros conflitos, "La Legion" esteve nas mais importantes guerras do século XX, I e II Guerras Mundiais e Guerra do Vietnã. Naturalmente, ao pensarmos na Legião, lembramos dos Tuareg, um bando de árabes selvagens... Inimigos mortais dela. Ou será que não era bem assim? Lembrem-se que o mito se misturou à realidade em filmes imortais como Beau Geste, e inúmeros outros. 

Não surpreende, portanto, com tanta fama, que mais de 20 fabricantes tenham retratado esses valorosos soldados... A surpresa está na enorme confusão de uniformes escolhidos por eles. 

Vamos aos principais: 

Armies in Plastic

Este é um set recente, do ano 2000. Retrata a Legião em seu clássico uniforme da virada do século XX. Para enfrentá-la, como no filme Beau Geste, árabes Tuareg! Contudo, os Tuareg não são nem nunca foram árabes! Pode parecer surpreendente mas, de fato, eram inimigos mortais dos árabes! Muito mais mortais do que a Legião Estrangeira Francesa que NUNCA lutou contra os Tuareg! Na região do Saara, a Legião ocupava quartéis no norte da Argélia e no Marrocos. Locais esses, longe da área de atuação dos Tuareg, que viviam no maciço de Ahaggar e nos oásis de Tuat, no sul da Argélia. A zona dos Tuareg foi conquistada por cameleiros Chaamba (árabes), atiradores senegaleses (negros) e argelinos (árabes), comandados por oficiais franceses. Não por legionários, que eram em sua esmagadora maioria europeus que não se adaptavam muito bem às condições extremas do Ahaggar. 

Em tempo: Esse fabricante está prometendo para 2005 um maravilhoso forte para a Legião que vai custar um terço do que a concorrência cobra!

Legionários

Árabes

Fort Morocco


Britains Deetail

Lançados em 1974, essas figuras de legionários e árabes são algumas das mais belas disponíveis até hoje (atualmente fabricadas na Argentina pela DSG)! Os uniformes, todavia... Mais confusão! Os árabes são árabes mesmo, marroquinos que enfrentaram a Legião na guerra do Rif em 1925 (alguém viu o filme "Legionário", com Jean-Claude Van Dame?). O problema é que a Legião usa uniformes típicos da campanha do México, usados na batalha de Camerone, em 1863! Numa sacada inteligente, a DSG lançou essas figuras com a pintura dos uniformes dessa campanha.

Legionários

Árabes:





Charbens

Quase acertou nas roupas... Legionários em uniforme da virada do século XX, mas os árabes são beduínos, que não enfrentavam a Legião naqueles dias, pelo contrário, serviam aos franceses em tropas coloniais!

Legionários

Árabes

Cherilea

Um lindo, e pequeno set. Os árabes são marroquinos e beduínos (um de cada) de 1925. Os legionários usam uniformes de 1880...

Árabes acima e Legionários abaixo

Árabes

Conte

Esse fabricante retratou o Filme Beau Geste como mencionei em outro artigo. No filme, assim como no livro que o inspirou, os legionários lutam contra Tuareg... Igualzinho à Sétima Cavalaria que também nunca enfrentou os Apaches, a lenda é mais forte que a realidade nesse caso.

Legionários:



Árabes:



Crescent

Esse é legal! Pena que não existam recasts... Legionários e árabes da década de 1830, quando a Legião foi criada e a França invadiu, e conquistou, o litoral da Argélia.

Legionários:


Árabes:




Marx

Baseados numa série de TV dos anos 50, Captain Gallant (não sei se passou no Brasil), essas figuras seguem o figurino utilizado na TV e ninguém parece muito autêntico, nem os legionários, nem os árabes... 

Detalhe curioso: Como os atores que faziam a série usavam roupas brancas, que na TV P&B ficavam prateadas, a Marx, atendendo a inúmeros pedidos, lançou essas figuras de legionários também na cor prata! Hoje esses são muito mais raros que os azuis claros...



Fort Gallant:



Starlux

Um fabricante francês deveria saber fazer legionários estrangeiros FRANCESES, certo? Bem... Quando criou suas figuras, nos anos 50, essa fábrica decidiu fazê-los com os uniformes adotados por eles naquele momento, para lutar na Guerra do Vietnã (que para a França foi antes da mesma guerra lutada pelos EUA). Normal, não é mesmo? Só que como a França perdia aquela guerra para os Vietcongs, nada de fazer Vietcongs para as crianças francesas. Em seu lugar a Starlux produziu árabes marroquinos (1925) e membros da Legião Árabe da Síria, que lutaram contra a França, e os legionários, nos anos 30! Vai entender?

Legionários anos 30:



Árabes marroquinos ( 1925 )

Membros da Legião Árabe da Síria

Timpo

Esse supertradicional fabricante fez dois sets de legionários e árabes. O primeiro solid cast e o segundo swoppet. Nos dois, os legionários e árabes são da Guerra do Rif em 1925, no Marrocos. Um raro caso de acerto nesse confuso mundo da Legião Estrangeira Francesa em plástico...

Legionários solid cast

Swoppets:




Árabes solid cast

12 de março de 2005

Super Amigos [ Gulliver ]

Alê Nunes

Ao contrário do que muitos imaginam, o Falcon não reinou sozinho no imaginário dos garotos da década de 70. Nessa época a Gulliver lançou a série Super Amigos - A Maior Coleção de Figuras Articuladas, segundo a própria empresa.

A série era composta por dez bonecos articulados (23 cm), com roupas e acessórios, mas que ao contrário do Falcon, trazia em sua linha personagens já consagrados pelo público: Batman, Robin, Super-Homem, Batgirl, Mulher-Maravilha, Zorro, Billy the Kid, General Custer, Jerônimo e Jogador Futebol-Brasil. Sim, é isso mesmo, no meio de tantos personagens norte-americanos um jogador de futebol, representando o orgulho da nação tupiniquim.


(*)

Além dos bonecos, a Gulliver oferecia cartelas com os uniformes avulsos e um par de cavalos (americano e índio) para incrementar ainda mais as aventuras dos heróis.

Um olhar mais atento sobre a coleção pode encontrar alguns erros na composição dos uniformes dos super-heróis, mas o caso mais divergente é o da Mulher-Maravilha, que apresenta um uniforme totalmente inspirado no Capitão América e não na Princesa Amazona.

Nas fotos da coleção de Kenny Zukowski, pode-se ver mais detalhadamente a figura do Jerônimo e seus acessórios.



(**)

Apesar de não terem alcançado tanto sucesso quanto seu concorrente Falcon, os bonecos da coleção Super Amigos são extremamente raros e muito apreciados pelos colecionadores.

Agradecimento:
(*) Marcos Guazzelli - Brinquedos de Faroeste
(**) Kenny Zukowski - Escala 1 Sexto