30 de janeiro de 2005

Soldadinhos de Filmes - Parte 3 - A Trilogia O Senhor dos Anéis

Marcelo Volcato

Concluindo nossa série de matérias, apresentamos uma das mais maravilhosas coleções de soldadinhos de todos os tempos: A linha "Lord Of The Rings" da fábrica Play Along. Pode parecer estranho para alguns que essa fábrica, conhecida por sua linha de bonecas da Britney Spears, dentre outras, tenha comprado da New Line Cinema, produtora dos filmes O Senhor dos Anéis, os direitos de produção de soldadinhos. O fato é que inspirada pelas vendas de 21st Century, e Forces Of Valor, além do sucesso dos vários sets da Conte, muitos fabricantes americanos "redescobriram" os soldadinhos! 

Usando os mais modernos recursos da tecnologia moderna, as figuras não são esculpidas ou modeladas da maneira tradicional. Essas figuras foram "escaneadas" em três dimensões por um programa de computador que usa raios laser para tomar medidas de objetos tridimensionais. Parece mentira, coisa de filme de ficção científica, mas é verdade. Assim, um Orc de Mória, é uma cópia do ator maquiado que fez o Orc no filme; o Gandalf é uma cópia do ator Sir Ian McKellen em escala reduzida; etc... 

Sir Ian McKellen como Gandalf

Com mais de 100 figuras dos exércitos de Rohan, Gondor, Mória, etc... Além dos personagens dos filmes, essa coleção assombrou a todos pela qualidade e pelo preço baixo (lá fora são baratos...). Sem dúvida, esse banho de tecnologia e qualidade apontam para o futuro do brinquedo, e do hobby do colecionismo de soldadinhos.

Irmandade do Anel

Fortaleza de Helms Deep

Ataque em Weathertop

Balista dos Uruk-Hai

Frodo, Sam e o Ring Wraith

Gandalf e Balrog

Gandalf enfrenta Saruman

Gollum

Orcs de Mória

Shelob, Frodo e Sam

24 de janeiro de 2005

Restauração - Batmóvel [ Corgi ]

Gilson Sanches


O Batmóvel que utilizei para estas transformações foi o modelo produzido pela Corgi em 1966, na escala 1/43, ano de estreia do seriado "Batman", com Adam West e Burt Ward nos papéis de Batman e Robin, respectivamente. Este brinquedo é considerado por muitos colecionadores como a miniatura mais clássica e fiel ao original, já lançada até hoje! Este modelo, em bom estado, alcança valores altos em qualquer leilão onde é oferecido. Minha intenção foi transformar este brinquedo em uma réplica mais fiel ao Batmóvel original do seriado de 1966. Iniciei este projeto em agosto/2004 e concluí em janeiro/2005. Inicialmente, procurei obter o máximo possível de fotos e informações, sendo que a maioria desses dados eu consegui via Internet.

Fotos de pesquisa.

A seguir, vou descrever passo-a-passo as principais modificações e alterações que foram feitas:

1. Desmontagem: Abrindo os seis rebites do chassi, usando o Dremell com uma pequena broca. Todos os mecanismos internos foram removidos, como o sistema de serra, lança-foguetes e imitação de chama que saía pela turbina.

Vista lateral.

Vista superior.

2. Fiz a retirada de toda a tinta das duas partes principais que compõe o Batmóvel, usando removedor e depois polimento usando o Dremell com escova de aço para retirar todos os resíduos de tinta, e deixar a superfície pronta para a aplicação do primer (fundo para tinta).

Parte baixa (assoalho) do Batmóvel.

3. Fiz a correção das imperfeições do metal com massa da Tamiya e fechamento das fendas da serra frontal, mecanismo de disparo dos foguetes, e do Bat-Scope (uma peça em X no capô, que acionava a serra), abertura do espaço dos faróis amarelos, para posterior colocação de novos, feitos em plástico transparente.

Vista frontal. Observem os faróis transparentes e amarelados.

4. Aplicação do primer e novas correções de imperfeições com massa Tamiya.

5. Pintura com aerógrafo das duas partes principais, com esmalte acrílico preto brilhante da Pactra. Os morcegos das portas foram pintados de branco, utilizando um stencil de plástico, depois a parte vermelha foi pintada a pincel. Para finalizar essa etapa, apliquei diversas camadas de verniz da Pactra. Os novos tubos lança-foguetes foram feitos com agulhas de injeções, no calibre adequado à escala.

Novos tubos do lança foguetes e "stencil" de morcego para as portas.

6. Os para-brisas originais eram azuis e estavam quebrados. Descobri na Internet que um americano chamado Eric Matheson (Email4Eric@networld.com) que vende réplicas de componentes desse Batmóvel. Adquiri com ele um novo para-brisa, porém, transparente. Fiz as correções e polimento e pintei os frames com tinta alumínio da "caneta" da Tamiya. O acabamento obtido é excelente, parece cromado.

Para-brisa e sirene novos, comparados com os originais.

7. O volante, painel e turbina foram modificados e pintados, seguindo as referências. Fiz uma nova sirene com plástico transparente, depois pintei com clear vermelho e alumínio.

Painel de instrumentos, pronto.

Direção, antena e luzes antirroubo.

Turbina e telefone, já com detalhes adicionados.

Extintor de incêndio e telefone.

8. Substituí as rodas antigas por novas e cromadas, retiradas de dois carrinhos Hot Wheels. Os quatro morceguinhos do centro das calotas foram feitos em plástico fino.

Rodas: novas (esq) e originais (dir).

9. Após todas as partes internas estarem prontas, pintadas e ajustadas, fechei as duas metades usando Super Bonder. No local embaixo, onde havia os rebites, coloquei cola Araldite para dar mais firmeza e solidez à montagem.

10. Para finalizar, fixei a antena que foi feita de fio de aço e um novo Bat-Scope feito em plástico e metal. Retoquei alguns pontos e passei uma camada de cera para dar brilho e proteção à pintura.

Antes







Original




Depois







Soldadinhos de Filmes - Parte 2 - Os Modernos

Marcelo Volcato

Seguindo com nossa história dos soldadinhos de plástico baseados em filmes, avançamos no tempo e nesse artigo falaremos de filmes feitos após a década de 70. Para esse período, escolhemos seis filmes: Star Wars, Superman, Flash Gordon, Aliens, Willow e O Patriota. Como dá para perceber, um legítimo "balaio de gatos!" Vamos à eles. 

Star Wars

O primeiro filme ("Uma Nova Esperança") é talvez um dos filmes mais vistos da história do cinema, Star Wars. Esse filme (de fato o quarto episódio), revolucionou Hollywood, criando uma geração de jovens que davam mais importância aos efeitos especiais, do que propriamente ao roteiro. Lançado no hoje longínquo 1977, e com defeitos que George Lucas só seria capaz de resolver anos mais tarde, o sucesso do filme motivou centenas de licenciamentos de brinquedos. As figuras da Applause, em escala 1/32, foram lançadas junto com "O Retorno de Jedi", em 1983. 



Superman, o Filme

Lançado em 1978, "Superman, o Filme" levou a conhecida história do repórter Clark Kent (na verdade um alienígena sobrevivente da destruição do planeta Kripton) para os cinemas. O saudoso ator Christopher Reeve imortalizou-se nesse papel, como o melhor Super Homem de todos os tempos. Muitos brinquedos foram lançados em conexão ao filme, mas nenhum soldadinho, contudo. Em 2004, corrigindo essa falha, à francesa Papo lançou um maravilhoso boneco, com o rosto de Christopher Reeve, na escala de 90mm. Tarde? Talvez, mas a qualidade certamente compensou a espera.



Flash Gordon

Flash Gordon é um personagem de quadrinhos antigo, que mereceu um filme meia-boca em 1980... Quem não se lembra da trilha sonora descartável à cargo do Queen? Provavelmente a pior coisa feita por esse dinossauro do rock... De qualquer forma, o único conjunto de soldadinhos lançados relacionados à esse filme foi um conjunto de soldadinhos (igualmente descartáveis) da fábrica chinesa Toy Major



Aliens

Aliens de 1986 é um outro caso. Continuação de "Alien, o 8º Passageiro", Aliens substituía o clima de suspense do primeiro filme, por um filme de guerra do Vietnã, com os vietcongs saindo de dentro da barriga das pessoas e uma rainha enorme botando ovos! Se o filme não era lá essas coisas, esse playset da China, era! Simplesmente genial! Por motivos de copyright, e Sigourney Weaver não aceitar virar brinquedo sem faturar horrores, falta a Ripley no playset.



Willow

"Willow" foi uma tentativa de George Lucas contar as histórias de contos de fadas, que tanto lhe agradam, sem recorrer a "light sabers" ou "Jedi knights". O filme não foi o fracasso que costuma se dizer, a crítica foi impiedosa, é claro, mas milhões de pessoas no mundo inteiro correram ao cinema mais próximo para assisti-lo. Lançado em 1988, com os action figures dominando o mercado, esses soldadinhos da Tonka não venderam bem, pior do que o filme, aliás. Contudo, apenas recentemente essas figuras estão recebendo o devido crédito. Trata-se de uma maravilhosa coleção de figuras do mundo das fadas (com direito a dragão de duas cabeças e bruxa má) altamente colecionáveis e relativamente raras. Como curiosidade, vale lembrar que a Tonka foi processada pela Britains (processo resolvido com um acordo extrajudicial) por usar bases metálicas nesses soldadinhos!








O Patriota

O último filme é também o mais recente. Lançado em 2000, "O Patriota" tem Mel Gibson lutando nos campos de batalha da revolução americana. Simultaneamente ao filme, a Conte lançou uma bela coleção de figuras de metal com os personagens e soldados. As figuras de plástico, raríssimas, foram brindes que acompanharam a aquisição de playsets de normandos em 2000. Apenas 200 figuras dessas foram feitas, uma para cada playset (por sorte tenho uma figura de cada na minha coleção), retratando um americano e um inglês.



Benjamin Martin contra Coronel Tavington