24 de março de 2004

Game & Watch - A Febre da Década de 80

Daniel Bruno

Quem teve pelo menos de 8 a 10 anos no início da década de 80 com certeza se lembra deles. Era só bater o sinal do recreio e lá estavam eles nas mãos de todos os meninos - e meninas! Os Game & Watches realmente marcaram época pois eram muito legais e acessíveis. Era só ir em qualquer importadora (lembra delas? sumiram...) e comprar o joguinho que não era caro, o equivalente a uns R$ 30 hoje em dia. Eles funcionavam com 2 baterias (daquelas de relógio) e realmente tinham um relógio (que vinha até com despertador) além do jogo e um apoio traseiro para deixá-los de pé. Os jogos eram bem simples (para os padrões de hoje), repetitivos e muito lentos no início. Mas a velocidade aumentava e consequentemente a dificuldade ficava maior à medida que a pontuação do jogador crescia. O padrão era 3 vidas para cada game (Game A ou Game B). No Game A, a dificuldade era bem reduzida, já no Game B sempre acontecia alguma coisa a mais pra atrapalhar o jogador.

O Game&Watch foi produzido pela Nintendo (fábrica japonesa) de 1980 a 1986. Depois disso a Nintendo percebeu que o mercado não estava mais pra consoles de um só jogo e logo depois lançou o Game Boy no início dos anos 90. 

O código que aparece ao lado de cada nome era o código de fábrica que vinha na parte de trás do game. Alguns códigos aparentemente não tinham nada a ver com o nome do jogo, por isso coloquei também a explicação para cada código.

1980 SILVER

A chapa de metal que vinha na frente do jogo era prateada. Mediam 9,5x6cm e foram lançados 5 Games:
  • BALL (AC-01_ACtion)
  • FLAGMAN (FL-02_FLag)
  • VERMIN (MT-03_Mogura Tataki, algo como vencendo os cavadores)
  • FIRE (RC-04_ResCue)
  • JUDGE (IP-05_InterPret)


1981 GOLD

A chapa de metal que vinha na frente do jogo era dourada. Mediam 9,5x6cm e foram lançados 3 Games:
  • MANHOLE (MH-06_ManHole)
  • HELMET (CN-07_CoNstruction)
  • LION (LN-08_LioN)


1981 WIDE SCREEN

A chapa de metal que vinha na frente do jogo também era dourada. Mediam 11x6cm e foram lançados 10 Games:
  • PARACHUTE (PR-21_PaRachute)
  • OCTOPUS (OC-22_OCtopus)
  • POPEYE (PP-23_PoPeye)
  • CHEF (FP-24_Frying Pan)
  • MICKEY MOUSE (MC-25_MiCkey)
  • EGG (EG-26_EGg)
  • FIRE (FR27_FiRe)
  • TURTLE BRIDGE (TL-28_TurtLe)
  • FIRE ATTACK (ID-29_InDian)
  • SNOOPY TENNIS (SP-30_SnooPy)

TURTLE BRIDGE e FIRE ATTACK foram exceções, pois ao invés de terem a chapa dourada, era uma chapa pintada de preto com alguns detalhes em branco.


1982 MULTI SCREEN

A meu ver o mais popular de todos. Duas telas que se abriam ou para cima ou para os lados aonde o jogo continuava de uma tela pra outra! Os que abriam pra cima mediam 11,5x7cm fechados e 11,5x14cm abertos e os que abriam para o lado mediam 9x9,5 fechados e 17x9,5 abertos. Enquanto estavam fechados, mantinham a chapa metálica dourada com o nome do jogo. Depois de abertos, cada um tinha uma cor predominante. Foram lançados 15 Games:
  • OIL PANIC (OP-51_Oil Panic)
  • DONKEY KONG (DK-52_Donkey Kong)
  • MICKEY & DONALD (DM-53_Donald Mickey)
  • GREEN HOUSE (GH-54_Green House)
  • DONKEY KONG II (JR-55_donkey kong JR)
  • MARIO BROS. (MW-56_Mario World)
  • RAIN SHOWER (LP-57_Laundry Panic)
  • LIFE BOAT (TC-58_TitaniC)
  • PINBALL (PB-59_PinBall)
  • BLACK JACK (BJ-60_Black Jack)
  • SQUISH (MG-61_Maze Game)
  • BOMB SWEEPER (BD-62_Bomb Defuse)
  • SAFEBUSTER (JB-63_Junk Bomb)
  • GOLD CLIFF (MV-64_MoVing plataforms)
  • ZELDA (ZL-65_ZeLda)

Houve a tentativa de criar mais um game pra essa série, o TETRIS JR com o código TR-66_TetRis, mas a idéia não foi adiante. Somente MARIO BROS., RAIN SHOWER e LIFE BOAT abriam para os lados.


1982 NEW WIDE SCREEN

A novidade nessa série era que cada jogo tinha a chapa metálica com coloração diferente e metalizada. Tirando isso eram os mesmos Wide Screen de antes. Mediam 11x6cm e foram lançados 8 Games:
  • DONKEY KONG JR (DJ-101_Donkey kong Jr)
  • MARIO'S CEMENT FACTORY (ML-102_Mario Luigi)
  • MANHOLE (NH-103_maNHole)
  • TROPICAL FISH (TF-104_Tropical Fish)
  • SUPER MARIO BROS (YM-105_flY Mario)
  • CLIMBER (DR-106_birD Rescue)
  • BALLOON FIGHT (BF-107_Baloon Fight)
  • MARIO THE JUGGLER (MJ-108_Mario Juggler)

O melhor ainda estava por vir...


1983 PANORAMA SCREEN

Finalmente uma revolução! Os jogos da série Panorama Screen além de serem maiores eram COLORIDOS! Medindo 14,5x9,5cm fechados, ao serem abertos, a surpresa: a tela do jogo era invertida e o jogador via o jogo refletido num espelho que ficava na parte de baixo! Excelentes mesmo. Foram lançados 6 Games:
  • SNOOPY (SM-91_Snoopy Melody)
  • POPEYE (PG-92_Popeye Game)
  • DONKEY KONG JR (CJ-93_Color Jr)
  • MARIO'S BOMBS AWAY (TB-94_Throw Bomb)
  • MICKEY MOUSE (DC-95_Donkey kong Circus)
  • DONKEY KONG CIRCUS (MK-96_MicKey)

Esses dois últimos tiveram seus códigos claramente trocados por erro de fábrica.


1983 TABLETOP

Outra revolução, dessa vez baseada nos grandes fliperamas. Não tenho nenhum Tabletop pra dar as dimensões exatas. A tela do jogo também era colorida. Os títulos lançados apenas refletiam as grandes vendas passadas, ou seja, nenhuma novidade ( esse fato se repetiu algumas vezes ). Foram lançados 4 Games:
  • DONKEY KONG JR (CJ-71_Color Jr)
  • MARIO'S CEMENT FACTORY (CM-72_CeMent)
  • SNOOPY (SM-73_Snoopy Melody)
  • POPEYE (PG-74_Popeye Game)


1984 MICRO VS. SYSTEM

Agora sim, falamos de revolução. Como o próprio nome da série sugere, esses games foram feitos para jogo em dupla! Mas como funcionava? O console era um tipo de caixa, aonde se abria e se retiravam dois discos (7cm de diâmetro cada) com um fio saindo de dentro deles conectado à base. Cada disco desses era um controle para cada jogador. E melhor ainda, você podia fechar o console sem problema pois haviam 2 saídas laterais para o encaixe dos fios. Sensacional! Caso o jogador quisesse jogar sozinho, podia jogar contra o computador no Game B. Mediam 15,5x8cm e foram lançados 4 Games:
  • BOXING (BX-301_BoXing)
  • PUNCH-OUT! (BX-301_BoXing)
  • DONKEY KONG 3 (AK-302_Attack Kong)
  • DONKEY KONG HOCKEY (HK-303_Hockey Kong)

Na verdade o BOXING e o PUNCH-OUT! são o mesmo jogo com nomes diferentes, mas para um colecionador são ítens únicos.


1984 SUPER COLOR

Creio que a maior decepção de todas as séries Game&Watch, essa série tentou inovar, mas só deu vexame. O título Super Color trazia grandes esperanças, mas a única cor que havia era um acetato colorido colocado na frente da tela de cristal líquido... Decepção... O tamanho dos games era até bonzinho (14,5x7cm), e eles lançaram os games em consoles prateados (plástico imitando metal), mas nada disso adiantou. Foram lançados apenas 2 Games:
  • SPITBALL SPARKY (BU-201_Blown Up)
  • CRAB GRAB (UD-202_Up Down)


1986 CRYSTAL SCREEN

Tamanho maior, mesmos jogos lançados anteriormente. Essa série até que trazia uma revolução interessante, pois a tela do game era transparente, ou seja, vazada de um lado a outro. Se o jogador colocasse a mão por trás do game, dava pra ver do outro lado. Mas também não decolou, pois era muito mais frágil do que os anteriores e se danificava com muito mais facilidade. Tinha um tamanho de tela bem agradável assim como o Super Color (14,5x7cm), mas já era o fim de uma era. Foram lançados 3 Games:
  • SUPER MARIO BROS (YM-801_flY Mario)
  • CLIMBER (DR-802_birD Rescue)
  • BALLOON FIGHT (BF-803_Baloon Fight)


1987 SPECIAL

A série especial contém apenas 1 game, que foi DADO como parte do ingresso no Campeonato de F-1 no Japão naquele ano. Somente 11.790 jogos foram distribuídos. NUNCA foi vendido em lojas e portanto não faz parte da contagem oficial de jogos lançados pela Nintendo (mas faz parte da minha). O jogo lançado foi SUPER MARIO BROS e a numeração usada foi YM-901S_flY Mario Special. Agora, adivinha qual é o Game&Watch mais raro de todos?
  • SUPER MARIO BROS (YM-901S_flY Mario Special)

Depois disso nenhum outro Game&Watch foi lançado pela Nintendo. Todos os esforços foram voltados ao Game Boy e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Restou pra nós, colecionadores e amantes desses pequenos games a saudade e a vontade de conseguir todos os Game&Watches que foram lançados. Afinal de contas, uma coleção de "apenas" 61 ítens, tem que ser fácil de completar, certo? ERRADO! Se você conseguir achar um game desses em bom estado hoje em dia espere pagar um valor alto por ele... e eu só tenho 21 games dos 61 lançados... Quem disse que vida de colecionador é fácil???

A título de curiosidade, em 1998 a fábrica americana Toymax Inc fechou um acordo com a Nintendo e acabou relançando alguns dos seus maiores sucessos na forma de Mini-Games Chaveiros, chamados de MINICLASSICS. Já foram lançados 12 Miniclassics até hoje. Segue a lista completa: 
  • SUPER MARIO BROS (10315)
  • DONKEY KONG JR (10316)
  • PARACHUTE (10317)
  • FIRE (10318)
  • OCTOPUS (10319)
  • MARIO'S CEMENT FACTORY (10320)
  • SNOOPY TENNIS (10321)
  • ZELDA (10322)
  • OIL PANIC (10323)
  • DONKEY KONG (10324)
  • THE SMURFS (10325)
  • TETRIS (10326)