Páginas

15 de julho de 2003

Marvel Legends - Séries 1, 2 e 3 [ Toy Biz ]

Johannes Neto


Dando seqüência à qualidade oferecida pelos bonecos da coleção Spider-Man Classics que fez a cabeça de muita gente por conta da qualidade na escultura, na quantidade surpreendente de articulações e na disponibilização de acessórios, a Toy Biz, subsidiária da Marvel na produção de bonecos, lançou no mercado de brinquedos a coleção Marvel Legends.

Esqueça aqueles bonecos de pose limitada a 9 pontos de articulação e esculturas caricatas. Mesmo dispondo ainda de poucos personagens, comparando-se às coleções anteriores da Marvel, a tendência é que aumente vertiginosamente, devido à repercussão positiva que está tendo no mercado de brinquedos.

Utilizando a vasta gama de personagens da editora, a Toy Biz selecionou os personagens mais conhecidos e importantes na cronologia dos quadrinhos para esta linha. Com raras exceções, personagens clássicos consagrados e outros mais recentes, de apelo popular, constituem a base da coleção Marvel Legends.

A maioria dos bonecos tem vasta capacidade de poses, resultado de ombros e quadris com conexões “ball-jointed” que permitem movimentos em dois eixos, além de articulações em bíceps, antebraços e coxas.

A Gulliver importou para o mercado brasileiro o mesmo mix de bonecos, acessórios e revistas que foi oferecido no mercado americano, enquanto a Toy Biz disponibilizou para o restante do mercado internacional mini-posteres no lugar das revistas.

Além das embalagens individuais para cada personagem existiu um box set com um sortimento de figuras das 3 primeiras séries chamado “The Best of Marvel Legends” que foi inicialmente feito exclusivamente para as lojas Wal-Mart e acabou sendo distribuído para o Brasil. Neste box set podiam ser encontradas a versão com sobretudo, chapéu e óculos do Coisa e a versão Stealth Armor do Homem de Ferro.

Até o momento foram lançadas três séries e uma quarta com lançamento previsto, aqui no Brasil, para até dezembro de 2003 terá os seguintes personagens: Elektra, Justiceiro, Fera, Gambit e Golias (este último, na verdade vem a ser a mesma figura, repintada, da caixa dos Vingadores, coleção “Marvel Collector’s Edition”).

Para setembro de 2003, nos EUA, existe a previsão de lançamento de uma caixa dos X-Men, chamada de “X-Men Legends”, que dentre outros personagens virá com uma figura exclusiva da Vampira e outra caixa, chamada “Urban Legends”, que dentre outros personagens terá uma exclusiva Elektra  com uniforme branco.

Para a série 5 estão previstos os personagens: Sr. Fantástico, Caveira Vermelha, Nick Fury, Colossus, Dentes-de-Sabre, Blade (versão do 2° filme do personagem) e o Surfista Prateado.

Classificação

Objetivando servir de referência para a aquisição dos bonecos, há uma série de itens avaliados e a devida classificação.

5 - Excelente
4 - Bom
3 - Regular
2 - Fraco
1- Péssimo

Os itens abordados são:

Escultura
Considerou-se a fidelidade aos quadrinhos e equilíbrio do conjunto.

Pintura
Avaliação decresce conforme identificação de falhas.

Articulação
Quantidade de pontos. Aqui não serão consideradas conexões “ball-jointed” como dois pontos, para que haja uma totalização sucinta que sirva de comparação com outras coleções.

Acessórios
Partes do uniforme que sejam removíveis ou itens adicionais que acompanham o boneco.
  
Série 1

Os primeiros personagens desta coleção foram Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e o vilão dos X-Men, Groxo.

Os três primeiros personagens são conhecidos e bem populares, já o Groxo não.  Sua inclusão deveu-se a uma série de fatores, dentre os quais, o cancelamento do lançamento nesta série do personagem Dr. Destino, inimigo do Quarteto Fantástico. O atraso na confecção do design ocasionaram o lançamento somente na segunda série . A figura do Groxo foi planejada para a coleção “Evolution of X” que foi cancelada após o lançamento de uma única figura – Wolverine – com distribuição limitadíssima.

Capitão América

O boneco possui 6 polegadas.

Revista – 5
Reimpressão de Captain America # 109 (originalmente publicado em 1968) que reconta a origem do Capitão, por Stan Lee e Jack Kirby


Escultura – 5
Sua escultura é bem realista


Pintura – 4

Articulação – 5
Excelente quantidade de pontos de articulação (33), descritas abaixo:
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Cotovelos – (2 pontos)
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos – (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos – (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 5
Seu escudo, as ruínas de um tanque acoplado a uma parede cravejada de balas e uma bandeira americana. Seu escudo tem um encaixe para o antebraço do boneco. Além de alças que podem ajustá-lo nas costas do boneco (como o personagem faz nos quadrinhos).



Hulk

Figura ligeiramente maior que a média, possui 7 ½ polegadas. Dispõe de três variantes: uma com arame no interior nos dedos (sem a articulação comum), outra sem articulação nem arame e um terceiro Hulk com uma blusa branca e calça azul. A articulação do quadril não é “ball-jointed” como a maioria dos Marvel Legends

Revista – 4
Reimpressão de Incredible Hulk # 314 (original de 1985), por John Byrne.


Escultura – 4
A escultura da cabeça privilegia a face enraivecida do gigante verde, ao contrário das versões do filme, que possui variações.

  
Pintura – 4

Articulação – 4
Tem 21 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Cotovelos
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos
Ø      Tornozelos (2 pontos)

Acessórios – 2
Infelizmente apenas uma parede “danificada” acompanha o boneco.



Homem de Ferro

Este boneco tem 6 polegadas. Máscara removível. Possui duas variantes: uma bastante rara, que apresenta cor dourada contra as partes amarelas da versão normal e vermelho escuro no restante da armadura. A máscara também é diferente, apresentado pontas na parte superior, além da abertura da boca ter mais furos. Isso lembra a versão lançada em 1964, na edição de Tales of Suspense # 48.  Porém o restante da armadura neste boneco não casa com a versão dos quadrinhos. A outra variante é a “Stealth Armor”, completamente azul. Esta última foi muito fácil de ser encontrada aqui no Brasil em comparação com a raridade da versão dourada, por fazer parte do box set “The Best of Marvel Legends”.

Revista – 4
Reimpressão de Iron Man #149 (original de 1981), por David Michelinie, John Romita Jr e Bob Layton.


Escultura – 5
Um ótimo trabalho de escultura. Destaque para a face de Tony Stark.


   
Pintura – 4
Bom trabalho de pintura.

Articulação – 5
Tem 33 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros 
Ø      Bíceps
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Cotovelos – (2 pontos)
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos – (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 3
Máscara e um display das empresas Stark.






Groxo

Este boneco tem 6 polegadas. É o menos articulado de todos os bonecos da 1ª série. Possui um sapo na mão esquerda que não é removível.

Revista – 5
Reimpressão de X-Men #4 (1964), um clássico. Por Stan Lee e Jack Kirby.


Escultura – 4

  
Pintura – 4

Articulação – 2
Tem 11 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps direito
Ø      Pulsos
Ø      Cintura
Ø      Coxas
Ø      Canelas

Acessórios – 3
Uma base simulando um riacho. Esta base é a mesma oferecida com o boneco Man-Spider da coleção Spider-Man Classics.



Série 2

Nesta série são lançados os personagens: Coisa, Doutor Destino, Namor e Tocha Humana. Há mais variantes... talvez induzidas pelo sucesso que houve na 1ª série. O Coisa teve duas embalagens: com sobretudo, chapéu e óculos, sem a parede disponível nas lojas Wal-Mart e no box promocional “The Best of Marvel Legends” (que veio para o Brasil) e outra, somente com o display em forma de parede (pichada) oferecida no mercado americano. Existe uma versão variante do Doutor Destino, o Doombot e duas do Tocha Humana, com e sem logo do Quarteto Fantástico.

Coisa

Figura ligeiramente maior que a média, possui 7 ¼ polegadas. A versão existente no mercado brasileiro, importada pela Gulliver, é a mesma vendida exclusivamente nas lojas Wal-Mart. Não tem a parede pichada disponível na versão normal do boneco e vem acompanhada de um sobretudo, chapéu e óculos. A outra diferença é que o friso da sunga na versão Wal-Mart (e mercado brasileiro) é branco ao invés de preto. O friso preto é compatível com a versão mais antiga do personagem.

Revista – 3
Reimpressão de Fantastic Four # 263 (original de 1984), por John Byrne.


Escultura – 5
Trabalho irretocável.


Pintura – 4

Articulação – 5
Tem 29 pontos de articulação (os dedos flexionam individualmente).
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Cotovelos
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos têm arame interno)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos
Ø      Tornozelos
Ø      Pés (dedos)

Acessórios – 5
O disfarce composto de sobretudo, chapéu e óculos acaba substituindo muito bem o display em forma de parede (desmontável) da versão americana.



Doutor Destino

Tem 6 ¼ polegadas. Apresenta uma variante, o Doombot, com uma face robótica ao invés da humana. Na versão normal pode-se notar que a face não é desfigurada, apenas apresentando uma cicatriz e o modelo utilizado foi o comediante Andy Secunda. A capa é feita de um plástico semiflexível e assim como a máscara são removíveis.

Revista – 3
Reimpressão de Fantastic Four # 247 (original de 1982), por John Byrne.

  
Escultura – 4
Infelizmente não leva a nota máxima por não ser uma representação fiel ao personagem dos quadrinhos pela suavização nos traços do rosto.

Pintura – 4
Existem algumas falhas que não permitem a nota máxima.

Articulação – 5
Tem 24 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos (2 pontos)
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 5
Arma removível do coldre, parapeito da torre de um castelo, máscara e capa.



Namor

Tem 6 polegadas. Possui o uniforme apresentado na década de 70. Junto ao Tocha Humana é um dos mais articulados desta série

Revista – 4
Reimpressão de Namor, The Savage Sub-Mariner # 67 (original de 1973), por Steve Gerber (texto), Don Heck (desenhos), Frank Bolle (arte-final).


Escultura – 5


Pintura – 5
É um dos personagens mais bem pintados de toda a coleção.

Articulação – 5
Tem 28 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos (2 pontos)
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 4
Tridente, colete e cinto removíveis, além de display em forma de onda, onde pode fixar-se o boneco.



Tocha Humana

Tem 6 polegadas. Baseado na figura do Demolidor da coleção Spider-Man Classics, difere daquele por possuir chamas esculpidas em seu corpo. É o personagem mais articulado desta série e possui duas versões: uma com e outra sem o logo do Quarteto Fantástico.

Revista – 4
Reimpressão de Fantastic Four # 233 (original de 1981), por John Byrne.


Escultura – 5


Pintura – 5
Bom trabalho de pintura.

Articulação – 5
Tem 28 pontos de articulação. A articulação do pescoço só permite o movimento para os lados.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos (2 pontos)
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 3
Base em forma de chamas que pode ser fixada na parede e atrelar-se o boneco, simulando posição de vôo.




Série 3

Nesta série são lançados os personagens: Thor, Wolverine, Motoqueiro Fantasma, Magneto e a versão cinematográfica do Demolidor. Há duas versões do Wolverine.
  
Thor

Seu tamanho é dos maiores na categoria Marvel Legends, 7 ¼ polegadas. Faltam duas esferas no seu uniforme, apresentam apenas quatro, quando deveriam ser seis, como nos quadrinhos. O martelo Mjolnir é bem esculpido e pode ser segurado pela correia

Revista – 2
Reimpressão de Mighty Thor # 541 (original de 2001), por Dan Jurgens (texto), Stuart Immonem (desenhos) e Wade Von Grawbadger (arte-final). Infelizmente existem muitas edições melhores que poderiam acompanhar o personagem.


Escultura – 4
Falha na escultura das esferas impede a nota máxima.


    
Pintura – 4
Bom trabalho de pintura.

Articulação – 5
Tem 28 pontos de articulação. A articulação do pescoço é limitada por causa do cabelo.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos  (2 pontos)
Ø      Pulsos (2 pontos)
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 4
Base com restos de uma batalha (incluindo crânio e esqueleto) e Mjolnir.  Capa e elmo não são removíveis.



Wolverine

Pela escala dos outros bonecos Marvel Legends deveria ser proporcionalmente menor, já que nos quadrinhos o personagem é retratado como de baixa estatura. Porém apresenta 6 polegadas. O boneco apresenta algumas partes da versão de lançamento limitado “Evolution of X” que foi oferecida em um box set com a versão cinematográfica do mesmo personagem. Porém esta versão Marvel Legends é muito mais articulada. As garras são de um plástico altamente flexível e podem deformar. Apresenta uma versão variante sem a máscara.

Revista – 4
Reimpressão de Uncanny X-Men # 133, (original de 2001), por Chris Claremont (texto), John Byrne (desenhos) e Terry Austin (arte-final). Apresenta uma história dentro da saga da Fênix Negra... um clássico dos quadrinhos!!


Escultura – 4

  
Pintura – 3

Articulação – 5
Tem 34 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos  (2 pontos)
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos (2 pontos)
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 3
Display com restos de uma batalha (incluindo dois soldados do Clube do Inferno) e parede quebrada.




Motoqueiro Fantasma

Ligeiramente maior que a média, apresenta 6 ¼ polegadas. Pelo texto apresentado no verso da cartela a bio refere-se a Johnny Blaze, porém a  revista que acompanha o boneco, Ghost Rider #2 – volume 2, tem Danny Ketch como protagonista. Pode parecer um erro, mas o fato é que Danny Ketch e Johnny Blaze são irmãos, e vestiram o mesmo uniforme. Portanto, o boneco pode representar a ambos.

Revista – 3
Reimpressão de Ghost Rider #2 (vol.2), (original de 1990), por Howard Mackie (texto), Javier Saltares (desenhos), Mark Teixera (arte-final).


Escultura – 4

Pintura – 4

Articulação – 5
Tem 33 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros
Ø      Bíceps
Ø      Cotovelos  (2 pontos)
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 5
Moto, que pode ser disposta tanto numa mesa, quanto em uma parede.



Magneto

Este personagem possui 6 polegadas. Para compor seu corpo algumas partes do Homem de Ferro da série 1 foram reutilizadas. Por conta disto é que o cinto compõe-se de uma faixa sobre o cinto original do Homem de Ferro e parece maior do que deveria ser. Para um colecionador mais radical isto pode parecer um grande defeito, mas o boneco apresenta um conjunto visual equilibrado e deveria fazer parte da coleção de qualquer fã.

Revista – 3
Reimpressão de X-Men #2, (original de 1991), por Chris Claremont (texto), Jim Lee (desenhos), Scott Williams (arte-final). Nas primeiras tiragens a revista que acompanhou o boneco foi Magneto Rex.


Escultura – 4
   


Pintura – 4

Articulação – 5
Tem 33 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros 
Ø      Bíceps
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Cotovelos – (2 pontos)
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Torso
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Coxas
Ø      Joelhos – (2 pontos)
Ø      Canelas
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 3
Acompanha o boneco, apenas os restos da cabeça de um sentinela e o elmo removível. A capa é fixa no boneco.



Demolidor (Versão do Filme)

A versão cinematográfica incluída na coleção Marvel Legends tem como base seu íntérprete nas telas, Ben Affleck. Apesar do excelente trabalho de escultura, a articulação desta versão é muito inferior à versão anterior, baseada nos quadrinhos, lançada pela coleção Spider-Man Classics. As juntas dos ombros não são “ball-jointed”, o que permite o movimento em apenas um eixo, assim como suas pernas.

Revista – 4
Reimpressão de Daredevil #164, (original de 1980), por Roger McKenzie (texto), Frank Miller (desenhos), Klaus Janson (arte-final).


Escultura – 4

  
Pintura – 4

Articulação – 4
Tem 22 pontos de articulação.
Ø      Pescoço
Ø      Ombros 
Ø      Cotovelos
Ø      Antebraços
Ø      Pulsos
Ø      Mãos (dedos)
Ø      Cintura
Ø      Quadril
Ø      Joelhos
Ø      Tornozelos (2 pontos)
Ø      Pés (pontas)

Acessórios – 4
Um nunchako, um suporte para fixar o boneco e um vitral de igreja.